São João del Rei Transparente

Publicações

Tipo: Artigos / Cartilhas / Livros / Teses e Monografias / Pesquisas / Personagens Urbanos / Diversos

Escopo: Local / Global

 

Terezinha Sacramento Viriato . Integrante da Orquestra Lira Sanjoanense desde 1942

Descrição

Com 10 anos, D.Terezinha Sacramento Viriato, são-joanense,  começou a cantar na Orquestra Lira Sanjoanense, fundada em 1776.  Foi aluna do professor Agostinho Mateus de Assis, que dava aulas gratuitamente, ensinando e traduzindo o latin.
Era criança e viajava para cantar na Semana Santa com a Orquestra para Ouro Preto e São João Nepomuceno, alternadamente durante seis anos. 

Viajavam também para concertos em Belo Horizonte, Barbacena, Juiz de Fora, Brasília, Cabo Frio  - diversas cidades de Minas Gerais e outros estados, levando a música sacra de compositores são-joanenses das novenas de Nossa Senhora de Boa Morte, Nossa Senhora do Rosário, Nossa Senhora das Mercês.
Foi professora na extinta Companhia de Estanho de São João del-Rei, onde dedicou sua vida aos alunos por 15 anos. Esta empresa tinha como presidente Dr. Martin e como diretor o Dr. Pierre Cartianu, sediada em Nazareno. Dava aulas para os filhos dos funcionários da empresa e dedicava-se também ao teatro e ao folclore, tendo preparado uma Festa Junina com os alunos, que contou com a presença do Governador Rondon Pacheco. 

Escreveu, dirigiu e apresentou a opereta "O castigo da Bruxa", "O circo no interior", entre outras.
Auto-didata, aprendeu a tocar órgão para ensinar e acompanhar as crianças da escola no ensino do canto. Toca este instrumentos na Catedral Nossa Senhora do Pilar e em diversas igrejas da cidade.
Consira-se realizada, pois a Orquestra sempre fez parte de sua vida. 
O Regente Pedro de Souza, filho do grande compositor João Feliciano de Souza, dentista formado que trabalhava na Receita Federal, dedicava-se de corpo e alma 'a Orquestra. 

Recebeu a homenagem de Honra ao Mérito da diretoria da Orquestra Lira Sanjoanense, composta pelo presidente Roberto Sade, secretária Lúcia Lourdes Lara e Aluízio José Viegas, diretor regente, reconhendo sua valiosa participação como integrante da entidade, procurando sempre elevar-lhe o nível e o conceito artístico como sociedade musical cultora da Música Sacra, como registra em seu diploma, no dia 29 de agosto de 2009, na sede social da entidade.
Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.