São João del-Rei | Tiradentes | Ouro Preto
Transparentes

ser nobre é ter identidade

Publicações

Tipo: Artigos | Cartilhas | Livros | Teses e Monografias | Pesquisas | Lideranças e Mecenas | Diversos

Escopo: Local | Global

 

Preservação arquitetônica: teoria, legislação e prática . Isis Salviano e Claudia Terezinha Oliveira -

Descrição

Preservação arquitetônica: teoria, legislação e prática
Isis Salviano Roverso Soares e Claudia Terezinha de Andrade Oliveira
 
Resumo
No campo do restauro, a palavra preservação compreende desde a intenção de salvaguardar o monumento arquitetônico, passa pelos estudos e análises específicos do campo disciplinar, até encontrar-se com as ações práticas da intervenção em monumentos históricos. Ou seja, a preservação carrega os significados próprios da teoria do restauro e caminha para as ações práticas nas mais diversas escalas. A falta de diálogo entre as ações práticas e a teoria do restauro leva o patrimônio arquitetônico a uma situação de risco: de um lado, faltam ações de manutenção preventiva. De outro, as intervenções realizadas, por vezes, estão desprovidas de estrutura teórica própria do campo disciplinar do restauro. É necessário facilitar o caminho entre a teoria e a prática. Para tanto, algumas iniciativas são bem-vindas, dentre elas, a disseminação da cultura da preservação e o esclarecimento sobre os conceitos próprios da área, inclusive seu significado. A transição entre a teoria e a prática da preservação seria facilitada, se fosse possível contar com uma legislação coerente com os fundamentos do campo disciplinar do restauro. Um exemplo desse descompasso entre a teoria e a prática da preservação é a forma tradicional de apresentação gráfica dos sistemas prediais, que não contempla as situações de conflito existentes, ou seja, nos desenhos em planta não é possível verificar as interferências tridimensionais, o que leva a uma simplificação das soluções. Como resultado, no momento de execução das obras, diversos imprevistos surgem, algo que poderia ser identificado nos levantamentos cadastrais e documentação da obra. Para discutir essa questão, selecionamos o projeto de instalações elétricas do edifício Vila Penteado, apresentamos a situação existente e os desdobramentos do projeto revisado.
 
Palavras-chave: Preservação arquitetônica. Manutenção. Vila Penteado.

Arquivo

preservação_arquitetônica.pdf

Cadastre lideranças engajadas, sua ação sociocultural, seu projeto, produto, entidade, pesquisa, agenda cultural etc - contribua, complemente, ajude a atualizar, curta e compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Instagram Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA MUNICIPAL | CADASTRE GRATUITAMENTE A SUA AÇÃO SÓCIOCULTURAL