São João del Rei Transparente

Publicações

Tipo: Artigos / Cartilhas / Livros / Teses e Monografias / Pesquisas / Personagens Urbanos / Diversos

Escopo: Local / Global

 

Evandro de Almeida Coelho

Descrição


CURRÍCULO

1. Identificação
Nascimento: 4 de junho de 1934 – São João del-Rei
Filiação: José Leôncio Coelho e Jaracy de Almeida Coelho
Casado com Maria do Carmo Moura Coelho
Filhos: André Francisco Moura Coelho (médico), Bernardo Leôncio Moura Coelho (advogado), Cynthia Moura Coelho Costa (economista e advogada), Érika Moura Coelho Maldos (administradora) e Fabiana Moura Coelho (musicista)

2. Formação Escolar
1942 – 1945: Grupo Escolar João dos Santos (São João del-Rei – MG);
1947 – 1950: Ginásio Santo Antônio (São João del-Rei – MG);
1951 – 1953: Curso Clássico . Colégio Estadual de Minas Gerais (Belo Horizonte – MG);
1954 – 1957: Bacharelado em Filosofia . Faculdade Federal de Filosofia da UMG;
1958: Licenciatura em Filosofia;
1958 – 1962: Estudos para doutoramento em Lógica sob orientação do Professor Edgard da Mata Machado;1959: Vestibular de Pedagogia (desistente do curso)
1965: Cursos de TWI na Siderúrgica Belgo-mineira
Diversas datas: cursos de pequena duração sobre aspectos da Filosofia, Ciência Política, Pedagogias e Literaturas.

3. Vida profissional
De 1954 a 1990, professor de Português, Filosofia, História e latim em cursos secundários em Belo Horizonte, Lagoa Santa, Santa Bárbara, São João del-Rei, Tiradentes. Professor no pré-vestibular da Faculdade de Filosofia, de Psicologia Geral e Lógica; diretor do Ginásio Alberto Behrens em 1958; Diretor Executivo da Campanha de Educandários gratuitos em Minas Gerais, viajando pelo Estado e, durante a gestão, criando 91 ginásios secundários e comerciais: 1959 -1961; Diretor do Setor de Educação da CSBM junto à Usina de João Monlevade, em 1962 – 1965; Vice-diretor e organizador de currículos no Colégio Kennedy, em João Monlevade, de 1964 a 1967; Professor do Colégio Santo Antônio, São João del-Rei, 1968; Fundador do Ginásio Dr Kléber, no Tijuco, São João del-Rei, Titular da cadeira de História, por concurso, do Ginásio Dom Delfim, em Tiradentes; de volta a João Monlevade, novamente vice-diretor e organizador de currículos dos 8 cursos técnicos plenos do Colégio Kennedy; Professor de Estudos Sociais no Centro Nansen Araújo, do Senai de João Monlevade; de volta a São João del-Rei, professor de redação nos cursos da ONG Atuação.

4. Atividades Acadêmicas
Presidente do Grêmio Gilberto Freire, do curso noturno do Colégio Estadual; Diretor Social do Diretório Acadêmico da Faculdade de Filosofia, sendo posteriormente Presidente, secretário geral, representante junto ao DCE, UEE, UNE; Titular da Comissão Social do DCE da UMG, onde exerceu a 1ª e 2ª Secretarias, o Conselho sócio-econômico e a presidência do Departamento de Cultura, sendo organizador das atividades, membro do parlamento da UEE e líder da minoria; membro titular dos congressos estudantis em Aracaju, Curitiba, Porto Alegre, Goiânia, Brasília, Juiz de Fora, Uberaba, Viçosa, Diamantina, Lavras, Rio de Janeiro e Belo Horizonte; 1º Secretário da União dos Estudantes de Filosofia do Brasil; Titular de congressos nacionais da CNEG, onde foi Diretor Executivo Estadual de 1959 – 1961; Assessor pedagógico da entidade em 1962. Em quase todos os congressos foi relator das comissões de teses e declarações de princípios.

5. Outras atividades (várias datas)
Bibliotecário, Presidente e Secretário da Academia de Letras de São João del-Rei; suplente em exercício no Conselho Municipal de Patrimônio Histórico; Membro Diretor da Associação dos Moradores e Amigos do Tijuco; por dois mandatos; Secretário da Sociedade de Concertos Sinfônicos; Membro da Comissão inicial central da Capital Brasileira da Cultura; Vice-presidente da ONG Atuação; colaborador em todos os jornais editados em João Monlevade até 1990; Diretor do jornal “O Eco”; redator colunista por dez anos das revista “Mostrar”; consultor cultural da Rádio Cultura de Monlevade; Redator do programa “Falando a Juventude” na Rádio Guarani; Redator e apresentador dos programas de divulgação da CNFG na Rádio Inconfidência e na TV – Itacolomi; paletrista do Grupo de Terceira Idade, da UFSJ.

6. Palestras e publicações principais
“A importância da motivação” para professores de Monlevade; “O magistério como resposta vocacional”, na Semana da Normalista; “A psicologia da corrente fenomenológica”, na Faculdade de Educação de Monlevade; “Aplicações da psicologia ao trabalho” no Seminário de Graduação de Técnicos Industriais do Colégio Kennedy; “Doenças comuns na região do Médio Piracicaba”, na Semana de Saúde do Senai; “Problemas Históricos da evolução das tecnologias”, no dia do ex-aluno do Senai: “O centenário de Charles de Foucauld”, redação do suplemento do “Diário de Minas”, em 14 de setembro de 1958; vários discursos de Paraninfo; “Elogio do Patrono José das Chagas Viegas”, participações literárias “aqui e ali”.

Colaboração: Evandro de Almeida Coelho

***

Nascido a 4 de junho de 1934, em São João del-Rei, Evandro de Almeida Coelho estudou na Escola João dos Santos, Ginásio Santo Antônio, Colégio Estadual de Belo Horizonte e Faculdade de Filosofia da U.M.G., onde fez bacharelado e licenciatura, sendo desistente de doutoramento. Foi presidente do grêmio colegial, do Diretório Acadêmico e do Departamento de Cultura do DCE-U.M.G. Participou das diretorias do DCE-U.M.G., da UEE-MG, da UNE-Filosofia e outras.

Como professor, lecionou principalmente em Belo Horizonte, João Monlevade, Tiradentes e São João del-Rei. Exerceu a diretoria de ensino da antiga CSBM em João Monlevade e ajudou na criação do famoso Colégio Kennedy, onde organizou 8 cursos técnicos plenos e lecionou por 27 anos. Recebeu homenagem especial na comemoração dos 50 anos da Escola.

Presença obrigatória em vários congressos de estudantes e professores, palestrista como Diretor Executivo da CNEG, depois CNEC, organizou 93 ginásios no Estado de Minas Gerais, sendo um deles o Dr. Kleber, no Tijuco. Produziu e apresentou programas sobre educação nas rádios Inconfidência, Guarani, Monlevade e TV Itacolomi. Teve oportunidade de ser bibliotecário, secretário e presidente da Academia de Letras de São João del-Rei, bem como secretário da Sociedade de Concertos Sinfônicos. Atualmente é membro efetivo do Instituto Histórico e Geográfico local.

Dirigiu a revista "Mural" da Faculdade de Filosofia, redigiu o suplemento do "Diário de Minas" comemorativo do centenário de Charles de Foucauld. Participou da redação da revista "Mostrar", em João Monlevade, que durou mais de 110 números. Fundou e dirigiu o jornal "O eco", também em João Monlevade. Redigiu uma apostila com roteiro de um passeio a pé para os visitantes entenderem a cidade de São João del-Rei. Fez também apostila sobre a história da cidade de São João del-Rei no século XVIII, continuando as pesquisas sobre a do século XIX.

Atualmente pesquisa estradas de ferro, baseadas na "Côrte", contemporâneas da nossa Oeste de Minas. Escreve a biografia de Monsenhor Gustavo Ernesto Coelho, vigário da Paróquia de Nossa Senhora do Pilar. Organiza uma série de biografias e informações sobre as pessoas homenageadas com nomes nas ruas da cidade e também santos católicos, plantas e vegetais, minerais, datas comemorativas.

Fonte: Blog de São João del-Rei

Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.