a cidade com que sonhamos é a cidade que podemos construir

la ciudad que soñamos es la ciudad que podemos construir

the city we dream of is the one we can build ourselves

la cittá che sognamo é la cittá che possiamo costruire

la ville dont on rêve c’est celle que nous pouvons construire

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O Colégio Nossa Senhora das Dores . Maria Aparecida Arruda -

Descrição

O COLÉGIO NOSSA SENHORA DAS DORES 

O Colégio Nossa Senhora das Dores foi fundado em 1898 tendo à frente de sua organização e administração as Filhas da Caridade da Sociedade São Vicente de Paulo. Sua idealização esteve diretamente relacionada à Santa Casa de Misericórdia, entidade filantrópica cujo funcionamento se iniciou quando a cidade era ainda uma Vila (de São João), em 1783.

O ensino no Colégio esteve voltado para a formação primária, secundária e o ensino normal cujo detalhamento da construção sugere uma arquitetura marcada por um estilo atento ao novo momento que o país anunciava, o que fez com que o edifício causasse admiração tanto pela sua arte como pela sua funcionalidade, ponderando tanto o discurso da “modernização”, quanto o papel da educação que as autoridades de ensino propagandeavam. Sua arquitetura chamava atenção pela elegância e imponência,  tornando-se no que se poderia nomear o “cartão postal” da cidade. Pode-se assim dizer que este foi o primeiro motivo que me levou ao presente estudo.

Atenta ao discurso da época (final do século XIX e início do XX), sugerindo a necessidade da construção de prédios específicos para a escola, a iniciativa das Filhas da Caridade, indica uma resposta à demanda por vagas e por instrução presentes nos discursos de reformadores. Em um mesmo local deveriam agrupar-se os alunos segundo critérios e nível de conhecimentos, padronizando o tempo e o trabalho dos professores. Estiveram presentes nos debates as discussões pedagógicas, sobretudo aquelas referentes às propostas metodológicas, demonstrando a necessidade de construção de espaços próprios para a escola, como condição mesma de realização de sua função social específica. Assim, os defensores do método intuitivo argumentavam sobre a importância de o espaço da sala de aula permitir que as diversas classes pudessem realizar as lições de coisas, projeto que se mostrou sintonizado com as propostas das Filhas da Caridade.

Extraído de: A INSTITUCIONALIZAÇÃO DO ENSINO PRIMÁRIO EM SÃO JOÃO DEL-REI, MG: ESCOLARIZAÇÃO E CONCEPÇÃO DE ENSINO (1898-1910) de Maria Aparecida Arruda.

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