São João del Rei Transparente

Publicações

Tipo: Artigos / Cartilhas / Livros / Teses e Monografias / Pesquisas / Personagens Urbanos / Diversos

Escopo: Local / Global

 

Jogo da vida real . Kelly Trindade Ferreira

Descrição

O jogo de xadrez é muito complexo, exige alto nível de inteligência e reflexão, e boas e oportunas jogadas para vencer. Em cada extremidade do tabuleiro ficam as peças de um jogador, sendo um dos objetivos deste, atravessar o tabuleiro e capturar o rei de seu oponente, sem perder suas peças. Conquistar as oito metas do milênio, propostas pela ONU, é algo que pode ser comparado a uma partida de xadrez.
O rei é uma das peças mais importantes do jogo, podendo ser comparado a "Educação Básica de Qualidade para Todos”, sendo esta uma das principais metas. "A Igualdade entre os sexos e a valorização da mulher” pode ser representada pela Rainha, que simboliza a figura feminina no jogo. Os bispos indicam a proximidade do rei e da rainha, portanto têm relação com os seguintes objetivos: "Acabar com a fome e a miséria" e "Qualidade de Vida e Respeito ao Meio Ambiente", que devem ficar em destaque por sua relevância.
As torres funcionam como uma alerta, logo "Reduzir a Mortalidade Infantil" e "Combater a AIDS, a Malária e outras doenças", é algo preocupante para todos. Os cavalos valorizam a ousadia e o valor para eliminar o medo, são como o estímulo à luta para melhorar a saúde das gestantes e a união de todos para trabalhar pelo desenvolvimento.
Em uma partida, o rei é a base dos planos dos peões, que representa todos os seres humanos. Desta forma a educação básica é o esteio de todas as ações e "jogadas" do homem.
Assim, pode-se dizer que o presente da humanidade, hoje, é como as peças em uma ponta de tabuleiro de xadrez no início de um jogo: é onde se encontram nossas oportunidades de mudança e aperfeiçoamento. Se as jogadas forem inteligentes e bem planejadas, deve-se chegar à outra ponta: o "futuro”. E a humanidade dará um xeque-mate  e fará das oito metas do milênio uma realidade, e ganhará o jogo da vida.                 

Este texto ganhou o 2º lugar na categoria texto do Concurso Diálogos da Juventude . 
Aluna da Escola de Educação Básica e Profissional Dona Sinhá Neves/Fundação Bradesco . São João Del Rei . Minas Gerais

Mais informações  
Escola de Educação Básica e Profissional Dona Sinhá Neves
Rua Amador Aguiar, no 100 - COHAB .São João Del Rei - Minas Gerais . Telefone: 32 3371- 5770
Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.