São João del Rei Transparente

Publicações

Tipo: Artigos / Cartilhas / Livros / Teses e Monografias / Pesquisas / Personagens Urbanos / Diversos

Escopo: Local / Global

 

Manifesto de uma jovem à Humanidade . Walquíria Domingues

Descrição

Mais uma vez será necessário proclamar a ruptura com o passado e a identificação do homem com o mundo atual. Desde a revolução da indústria, da velocidade e do dinamismo do novo século, a vida se tornou ameaçada pelo esmaecer da fumaça advinda das chaminés, pelas marcas da velocidade furiosa dos motores, pelo vácuo restante das matas desvirginadas pelas mãos maldosas e gananciosas da globalização, e pela desumanidade nos corações.
Partamos amigos, em busca de um mundo límpido, esplêndido, saudável e habitável.
Doemo-nos um pouco mais num projeto nacional de solidariedade, a fim de ajudar a transformar a sociedade em que vivemos e melhorar a qualidade de vida da nossa mãe Terra:
1) - Erradiquemos o fantasma da fome e da extrema pobreza! Interligadas, elas tiram de qualquer ser humano o direito à vida. O mundo pode vencê-las, somos soldados alados de força e vitória.
2) - Atinjamos o ensino básico universal, o direito à educação básica de qualidade para todos. É necessário que as mentes sejam ocupadas de todo o conhecimento possível, que a cultura invada os cérebros. Mentes conhecedoras é o alicerce do mundo, e a Educação é passaporte na vida.
3) - Busquemos promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres. O ventre gerador de toda a humanidade merece valorização. Homem e mulher: igualdade e ações para a vida.
4) - Minimizemos a mortalidade infantil, causada por doenças até mesmo evitáveis ou tratáveis. A desnutrição e falta de cuidados médicos levam nossas crianças, os anjos salvadores do planeta futuro.
5) – Olhemos por nossas gestantes, berços vivos de nossas crianças. Ambas precisam de cuidados, de assistência, de preparo para a gestação e de carinho. A fonte de toda vida está sendo esquecida, é preciso reverter esse descaso.
6) – Combatamos um dos maiores problemas mundiais: as doenças, principalmente a AIDS. A prevenção é a melhor maneira de combatê-las. O planeta precisa vencer a guerra contra todo este mal! A saúde deve prevalecer. Doutores das Universidades ou Doutores da vida, todos podem salvar ao seu modo.
7) - Cuidemos do nosso verde, do ar que respiramos, dos nossos oceanos azuis! Cuidar do Planeta deve fazer parte do nosso dia a dia. Economizar, racionar, reciclar: verbos primordiais nos nossos vocabulários.
8) – Uni-vos, humanidade! Todos trabalhando pelo desenvolvimento. Juntos, podemos ir além, podemos reconstruir um mundo em ruínas. Façamos uma corrente imensa. Manifestemos, ergamos um novo futuro! Atitudes simples transformam o mundo. Juventude, use os recursos da geração atual a favor das Metas do Milênio. Pregue este manifesto na rede da Internet, que entrelaça continente nos blogs, no Orkut, no Grafitismo, na música, na roupa, no livro. Pregue esta ação, reinvente o mundo. Reinvente a vida. Manifeste pela vida e faça valer a 8ª Arte: as metas do Milênio e o poder de mudar a humanidade.

Este texto ganhou o 1º lugar na categoria texto do Concurso Diálogos da Juventude . Edição 2009
Mais informações
Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.