São João del Rei Transparente

Publicações

Tipo: Artigos / Cartilhas / Livros / Teses e Monografias / Pesquisas / Personagens Urbanos / Diversos

Escopo: Local / Global

 

Festa das Mercês - Doce, sereno e sublime encanto de São João del-Rei . Antônio Emílio da Costa

Descrição

Festa das Mercês - Doce, sereno e sublime encanto de São João del-Rei
 



Há quase 300 anos o povo de São João del-Rei participa - com fé, devoção e encantamento - da sublime novena barroca de Nossa Senhora das Mercês. É um ofício encantador, numa capela delicadamente dourada, entre flores, incensos, música suave que vem de violas, violinos, violoncelos, flautas, clarinetas e de belas vozes que se harmonizam em rendilhados de notas musicais que formam volutas sonoras inigualáveis.
O sino sozinho, na torre altaneira, soberana e solitária, toca alegre. Padre Geraldo canta vigoroso responsórios seculares, que orquestra e fieis, em coro único, respondem convictos. Fieis em sua maioria negros de carapinha branca, entre jovens e crianças, compenetrados vivenciam por uma hora e meia, um amoroso abraço imaginário com Nossa Senhora das Mercês. Com o olhar trocam palavras, fazem pedidos, promessas, agradecimentos. A tudo a Virgem acolhe de braços abertos e face levemente inclinada na direção da mão direita, que estende para o povo são-joanense com um buquê de cravos brancos, jasmins, flores de laranjeira, graças, bênçãos, alegrias, vitórias e favores.
Quem a vê, serena em seu trono, não imagina que, outrora, mãe zelosa, desceu sua colina para despedir-se dos filhos soldados que embarcaram para a Guerra da Itália. Protegeu-os no combate nas montanhas nevadas e, tempos depois, novamente foi às ruas para buscá-los - sempre de braços abertos, com o buquê de felicidades e sorrisos.
Aqueles que não resgatou vivos do inimigo nazista, Nossa Senhora das Mercês um a um conduziu-os ao céu, onde até hoje, como meninos, eles brincam com as estrelas e se encantam com os fogos de artifício que brilham no anoitecer de todo dia 24 de setembro

Postado por: Antônio Emílio da Costa em 20/09/13
Fonte: diretodesaojoaodelrei.blogspot.com.br
Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.