São João del-Rei, Tiradentes e Ouro Preto Transparentes

a cidade com que sonhamos é a cidade que podemos construir

la ciudad que soñamos es la ciudad que podemos construir

the city we dream of is the one we can build ourselves

la cittá che sognamo é la cittá che possiamo costruire

la ville dont on rêve c’est celle que nous pouvons construire

ser nobre é ter identidade
CADASTRE AQUI A SUA AÇÃO CULTURAL, PESQUISA, PROJETO, PRODUTO, ENTIDADES, LIDERANÇAS, AGENDA CULTURAL, ETC - CONTRIBUA, ATUALIZE, COMPARTILHE!

Publicações

Tipo: Artigos | Cartilhas | Livros | Teses e Monografias | Pesquisas | Lideranças e Mecenas | Diversos

Escopo: São João del-Rei | Tiradentes | Ouro Preto | Minas Gerais | Brasil | Mundo

 

Oportunidades e riscos associados ao uso da Internet por crianças e adolescentes brasileiros

Descrição

O Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (CETIC.br) lançou no dia 07 de maio de 2013 o livro da pesquisa TIC Kids Online Brasil 2012. A pesquisa mapeia as oportunidades e riscos associados ao uso da Internet por crianças e adolescentes brasileiros.
O levantamento de dados foi realizado durante o ano de 2012 com 1.580 entrevistas de crianças e adolescentes entre 9 e 16 anos de idade e mostra como eles acessam e utilizam a Internet e os riscos que enfrentam on-line. Além disso, a pesquisa investiga as experiências, práticas e preocupações dos pais relacionadas ao uso da Internet por parte dos seus filhos. O livro TIC Kids Online Brasil também conta com artigos de especialistas na interface entre Internet e as crianças, que analisam em detalhes alguns indicadores do estudo.
Para marcar o lançamento da publicação, o CETIC.br realizou um debate com o tema “Crianças e Adolescentes na Internet: Riscos e Oportunidades”. O evento contou com a participação da Drª Ellen J. Helsper, da London School of Economics (Inglaterra), Drª Cristina Ponte, da Universidade Nova de Lisboa (Portugal) e Drª Regina de Assis, consultora em Mídia e Educação no Brasil.
Durante o debate, levantou-se o tema dos riscos aos quais as crianças e adolescentes estão sujeitos com o uso da Internet. Sobre esta questão, Ellen Helsper disse entender que “não devemos estimular uma visão amedrontada da rede e nem mesmo um encantamento excessivo com esses novos nativos digitais”.
A pesquisadora portuguesa, Cristina Ponte, também apresentou comparações entre os dados obtidos na Europa e no Brasil. “Brasil e Portugal são semelhantes no quanto à existência de pais que saíram cedo da escola e possuem acesso reduzido à educação. Esse quadro é diferente do norte da Europa ou mesmo em países mais próximos de Portugal, como a França”, afirmou Cristina.
Regina de Assis, por sua vez, ressaltou a importância da formação dos professores para educar a nova geração, que já tem a Internet envolvida em suas vidas. “As escolas ainda adotam os famosos laboratórios de informática, mas será que essa ideia é boa e isso realmente funciona? Está claro que não. A Internet tem que estar dentro da sala de aula. Essa geração sabe muito, mas não sabe tudo”, disse Regina.

O debate foi mediado pela jornalista Simone Ronzani, criadora do site recontando.com, que narra notícias em vídeos para crianças.

Fonte: RITS
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Instagram Compartilhar no Whatsapp Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA MUNICIPAL | CADASTRE GRATUITAMENTE A SUA AÇÃO SÓCIOCULTURAL