São João del Rei Transparente

Publicações

Tipo: Artigos / Cartilhas / Livros / Teses e Monografias / Pesquisas / Personagens Urbanos / Diversos

Escopo: Local / Global

 

Tom Maia: o tom maior de São João del-Rei foi homenageado na Semana Santa de São João del-Rei

Descrição

Na Semana Santa de São João del-Rei, fraternidade não é só um ensinamento. Assim como também não o são amizade, reconhecimento, respeito, gratidão, encantamento e admiração mútua. Fraternidade, amizade, reconhecimento, respeito, gratidão, encantamento e admiração foram as estrelas que brilharam no céu vespertino da Quarta-Feira de Trevas de 2013, iluminando o caminho que novamente trouxe à cidade o artista plástico Tom Maia e sua família.
Há algumas décadas, Tom Maia desenhou paisagens do Centro Histórico de São João del-Rei e monumentos são-joanenses, divulgando esta produção em um rico um livro de arte, à época lançado nas maiores e mais importantes livrarias especializadas do Brasil.  Pela beleza dos desenhos e textos, rapidamente a tiragem esgotou-se, ajudando a tornar ainda mais conhecida a riqueza delicada do rico patrimônio arquiteônico são-joanense.
Para trazer à luz de nossos dias tão importante obra e prestar um tributo de homenagem de gratidão e reconhecimento aos dois artistas, a ONG Atitude Cultural promoveu, na tarde do dia 27 passado, uma homenagem, oferecedendo a Tom e à sua esposa, escritora e parceira no livro, um diploma e a placa São João del-Rei agradece. No evento, realizado na Biblioteca Municipal Baptista Caetano de Almeida - a primeira biblioteca pública fundada em Minas Gerais - também foi homenageado o fotógrafo Cláudio Lopes, por sua recente produção que apresenta, na forma de calendário, várias aves de nossa região.
Magia, amorosidade, amabilidade, cordialidade, encantamento. Estes foram os sentimentos que emolduraram o bate-papo com os artistas, tanto durante a palestra quanto no calor de um cafezinho com quitandas mineiras - gentileza do Instituto Histórico e Geográfico de São João del-Rei - parceiro da Atitude Cultural nesta realização.
Tão sincronizado foi o encontro do artista criador e de sua arte com a cidade que foi sua musa inspiradora que um instrumento mágico, indígena, sem mais nem menos, fêz valer sobre tudo o seu poder sobrenatural. Duvida? Então veja só:
Abrindo o encontro, uma narradora, ao som de um pau-de-chuva, começou a contar a história de um menino. Tom muito atento, ao identificar tratar-se de sua própria história, foi tomado de emoção. Nesta hora  enternecida, a natureza não se conteve e, na forma de uma chuva forte, boa e prazenteira, saudou a todos: aos admiradores do artista, à sua obra, a São João del-Rei e a seu tom maior -Tom Maia!

Fonte: Direto de São João del-Rei

Mais informações:
Thereza e Tom Maia
Imagens Café com Prosa com Thereza e Tom Maia
Dados Café com Prosa com Thereza e Tom Maia . Homenagem
Vídeo Café com Prosa com Thereza e Tom Maia
Semana Santa Cultural 2013 em São João del-Rei
Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.