São João del Rei Transparente

Publicações

Tipo: Artigos / Cartilhas / Livros / Teses e Monografias / Pesquisas / Personagens Urbanos / Diversos

Escopo: Local / Global

 

Clipping de Notícias . Semana Santa Cultural 2010 . Atitude Cultural . São João del-Rei

Descrição

Imagens Semana Santa Cultural 2010 
Dados . Semana Santa Atitude Cultural 2010 . São João del-Rei . de 30 de março a 04 de abril
Vídeo: Via Sacra da Ladeira . GRUTSEM . 2010 . São João del-Rei

Matérias em jornais

Milhares de devotos participal da Semana Santa em São João del-Rei

Turistas e moradores de São João del-Rei mais uma vez se encantaram com as comemorações da Semana Santa na cidade. Missas, procissões e celebrações tradicionais, como o Ofício de Trevas fizeram os fiéis refletirem sobre a vida, morte e ressurreição de Jesus Cristo.
Os tapetes de rua confeccionados por artistas, grupos culturais, entidades e comunidades a cada ano trazem um tema diferente, não deixando de destacar a vida do Filho de Deus. Este ano, o tema foi a Paz nas obras espalhadas por diversos bairros da cidade e verdadeiras obras de arte na Casa Barbara Heliodora. A Atitude Cultural confeccionou um tapete de 1.200m² onde predominou a cor branca e desenhos inspirados nos estuques, que são elementos decorativos presentes nas fachadas dos casarões são-joanenses.
Outro destaque foi a Via Sacra da Ladeira realizada pelo Grupo Teatral Senhor dos Montes (Grutsem). O cortejo, que reuniu cerca de 50 atores, contou com a personificação de figuras e elementos do Império Romano.
Além da religiosidade, as pessoas também desfrutaram de atrações artísticas, como a Oficina Viva de Bordados, o projeto Música na Praça e a 6ª Feira Mineira de Artesanato que, em 150 estandes e uma média de 300 expositores, apresentou trabalhos de Minas Gerais, Maranhão, Pernambuco, Alagoas, Rio Grande do Sul, Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo.
A celebração mais tradicional da cidade conseguiu novamente reunir a fé e a riqueza cultural que São João del-Rei possui.











Fonte: Gazeta de São João del-Rei . 10 de abril de 2010

Puro Fervor
Época em que a cidade recebe seu maior número de visitantes, SJDR fez bonito na Semana Santa. As celebrações na Catedral do Pilar, sob a impecável organização da Irmandade do Santíssimo Sacramento, mais uma vez, encantaram fiéis pela beleza da música e preservação dos rituais. Um banquete cultural traduzido em exposições, shows de música e tapetes de rua em diversos pontos da cidade foram atrações a mais. Confira os pontos altos:
ob a coordenação de Alzira Agostini Haddad, o trabalho da Atitude Cultural merece destaque. A confecção dos tapetes no Largo de São Francisco e seu entorno começou na Quinta-feira Santa, com a obra de arte feita entre as palmeiras. Na Sexta-feira da Paixão, foi a vez da grande equipe e da comunidade, com tapetes que exploraram o tema Paz e se estenderam pelas ruas da Prata e Balbino da Cunha, além de todo o Largo.
A Atitude Cultural também mobilizou os olhares com as exposições de fotos a céu aberto que retratam eventos culturais realizados nos últimos 10 anos e fotos que integram a agenda 2010. No sábado, foi a vez da abertura da exposição São João del-Rei de Pancetti, no primeiro piso da Casa de Bárbara Heliodora. A cerimônia, seguida de coquetel, teve a presença da maioria dos 25 artistas que aceitaram o convite da Atitude Cultural e produziram trabalhos exclusivos para a coletiva que homenageou o grande José Pancetti. O pintor registrou a paisagem urbana são-joanense quando aqui morou em 1945.Com simpatia e desenvoltura, sua neta, Ula Pancetti, que veio do Rio, especialmente, agradeceu a homenagem. Oportunamente, também foram homenageados o artista plástico Carlos Magno de Araújo e a maestrina Maria Stella Neves Vale.


Gabriela e Ralph Justino, Guilherme e Ula Pancetti, Alzira Agostini e Mauro André Santos na abertura da exposição SJDR de Pancetti

Fonte: Gazeta de São João del-Rei . 10 de abril de 2010



Fonte: Gazeta de São João del-Rei . 10 de abril de 2010

Acontecendo na Semana Santa
10ª edição do Projeto Atitude Cultural
A exemplo dos anos anteriores, em sua décima edição, o Projeto Atitude Cultural, coordenado por Alzira Haddad, continua as homenagens às lideranças culturais ativas na cidade. Este ano, o destaque vai para Stella Neves, desde 1977 regente da bicentenária Orquestra Ribeiro Bastos, com enorme contribuição para a tradição religiosa da cidade. Stella ingressou na Orquestra-aos 13 anos, tocando harmônio. Cuida pessoalmente dos arquivos da Ribeiro Bastos, sendo uma espécie de guardiã do acervo com partituras originárias do século 18. O outro homenageado é o restaurador e artista plástico Carlos Magno de Araújo, que participou de todas as edições do projeto, assinando belíssimos tapetes de rua e primorosas pinturas na areia durante as solenidades da Semana Santa, encantando são-joanenses e milhares de turistas.
A Semana Santa Cultural no Largo São Francisco tem o patrocínio do governo de Minas Gerais através da Cemig e lei de incentivo a cultura do Mine - Ministério da Cultura. Via-sacra da Ladeira Senhor dos Montes
Terça-feira, 30, às 20h, com teatralização do Grutsem - Grupo Teatral do Senhor dos Montes, que comemora 35 anos de atividades teatrais e produções cinematográficas, sob a direção de Luiz Bonifácio Produções. Saída:
Largo do Carmo em direção ao Sr. dos Montes.
Quinta-feira Santa, de 9 as 18h:
Confecção de Tapete de Rua entre as palmeiras do Largo São Francisco. Sexta-feira Santa, de 9 as 18h: . Oficina-viva de Tapete de Rua/Flores 2010, no Largo São Francisco, Rua Dr. Balbino da Cunha e Rua da Prata, com a participação de artistas, comunidade, entidades e grupos culturais.
Oficina-viva de Bordados, com as bordadeiras do Projeto Gabirobinhas Tapete de Rua: Oficina Livre de Artes Visuais, na Rua Getúlio Vargas
Tapete de Rua: Grupo Arte de Rua, no Largo do Carmo
Sábado de Aleluia, às 20h:
Abertura oficial da Exposição Coletiva São João del-Rei de Pancetti
Lançamento da Galeria Virtual do www.saojoaodelreitransparente.com.br
Lançamento da Agenda Permanente Estrada Real Brasil/Caminho de Santiago de Compostela Espanha (distribuídas por preço simbólico pelas entidades musicais de São João del-Rei)
22h: Projeto Música na Praça - Largo São Francisco
Duelo de pandeiros
Quinteto São do Mato
Grupo Brasíndia
Exposição Coletiva São João del-Rei de Pancetti - 20 artistas plásticos são-joanenses pintam a paisagem urbana preservada de São João del-Rei como a vivida e registrada pelo pintor José Pancetti, que morou na cidade em 1945. Entre eles: Mestre Quaglia, que foi amigo próximo de Pancetti, e ILigia ye!lasco, que presenciou Pancetti pmtando telas em São João del-Rei. De 1° a 18 de abril, de 14 às 17h, Museu Thomé Portes del Rei (Casa de Bárbara Eliodora), no ,Largo São Francisco.



Fonte: Especial da Semana Santa de São João del-rei . José Mário de Araújo

Semana Santa celebra os 50 anos da Diocese


Paralelamente às cerimônias religiosas, acontecem, por toda a cidade, diversos eventos culturais, como encenações e confecções de tapetes pelas ruas no centro histórico.
 
A Semana Santa mais tradicional de Minas Gerais chega a 299 anos. Nessa edição, São João del-Rei celebra os 50 anos de criação da Diocese e o Ano Sacerdotal, que representa 150 anos da morte do pároco francês João Maria Batista Vianney, considerado o patrono dos padres. São esperados quase 30 mil fiéis nas liturgias que vão até domingo, dia 4 de abril. Paralelamente às cerimônias religiosas, acontecem, por toda a cidade, diversos eventos culturais, como encenações e confecções de tapetes.

Ofício de Trevas
Uma das especificidades da Semana Santa são-joanense é o Ofício de Trevas, único em todo o Brasil, que aconteceu na última quarta-feira, dia 31. “O Ofício de Trevas acontecia em toda a Igreja até o Concilio Vaticano II, convocado em 1961. Depois ele foi modificado. Mas, aqui, ele continuou da mesma forma. São João é a única cidade no Brasil que faz o Ofício completo. Ele nos convida a meditar sobre a Paixão de Jesus. Na celebração, há um símbolo com 12 velas. A cada momento, uma é apagada, até sobrar apenas uma vela, que é escondida atrás do altar, prefigurando a ressurreição. Nesse momento, as luzes da Igreja são apagadas e as pessoas batem no chão”, contou padre Geraldo Magela da Silva.
Para o pároco, o Ofício de Trevas foi preservado por causa da forte cultura são-joanense, que mantém duas orquestras tricentenárias em plena atividade. “O Ofício acontece há 299 anos. Ele exige muitos músicos, com técnica refinada. Aqui temos excelentes orquestras e o monsenhor Sebastião Raimundo Paiva, ciente do valor das tradições, manteve o Ofício vivo. Quando o número de coroinhas começou a escassear, os padres ensinaram o canto gregoriano aos novos coroinhas”, disse o padre.

O lado cultural
Como ocorre há 10 anos, a Atitude Cultural aproveita a efervescência da cidade, durante a Semana Santa, para promover diversas manifestações culturais de artistas são-joanenses. Entre elas, destacam-se as confecções de tapetes de rua e especialmente neste ano a homenagem ao artista Panceti.

Programação:
Sexta-Feira Santa, dia 2, de 9 às 18 horas:
• Confecção e Oficina-viva de Tapete de Rua, no Largo São Francisco, na Rua Dr. Balbino da Cunha e na Rua da Prata. A confecção dos tapetes conta com a participação de artistas, comunidade, entidades e grupos culturais: como o Grupo Arte de Rua; o Oficina Livre de Artes Visuais (OLAV); o Grupo Lendas São-joanenses e outros.
Sábado de Aleluia, dia 3, na Casa de Bárbara Eliodora:
• 20 horas - Abertura oficial da Exposição Coletiva São João del-Rei, de Pancetti
• Lançamento da Galeria Virtual do Portal www.saojoaodelreitransparente.com.br
• Lançamento da Agenda Permanente Estrada Real Brasil/Caminho de Santiago de Compostela (Espanha)
• 22 horas – Projeto Música na Praça, no Largo São Francisco, com Duelo de Pandeiros
Cerimônia em Prados remonta ao Século XVIII A Semana Santa pradense guarda as mesmas características de quando era realizada no Século XVIII. Durante toda a semana são realizadas as celebrações litúrgicas (as que acontecem no mundo inteiro dentro dos preceitos religiosos) e as celebrações para-litúrgicas (herdadas da Semana Santa portuguesa). Os portugueses davam mais ênfase na dor e na paixão de cristo.
Durante as procissões, as ruas são cobertas de tapetes feitos pela população com serragem e outros materiais coloridos e as janelas dos casarões coloniais são enfeitadas com toalhas e cortinas. Este ano a Prefeitura Municipal está fornecendo, também, grandes flâmulas coloridas para adornar as janelas.

Peculiaridades
O movimento musical está fortemente presente na Semana Santa. As primeiras notícias da atuação musical religiosa datam de 1736. Até hoje são executadas peças compostas no Século XVIII exclusivamente para as cerimônias religiosas e que compõem a estrutura da Música Barroca Mineira.
Diferentemente de São João del-Rei e Tiradentes, a Comemoração dos Passos é feita dentro da Semana Santa, encerrando-se na quarta-feira com a Marcha Fúnebre do compositor barroco do Século XVIII, João Francisco da Mata. A cerimônia conta com as procissões do Depósito de Nossa Senhora das Dores e Senhor dos Passos, a Procissão dos Encontro e a Procissão da Soledade.
O Ofício de Trevas, que não era realizado desde aproximadamente 1945, foi resgatado em Prados em meados da atual década. Enquanto em São João a celebração é feita com música do compositor daquela cidade, o Padre Zé Maria Xavier, em Prados é executada com música de J J Emérico Lobo de Mesquita.

Fonte: Folha das Vertentes . 1ª quinzena de abril de 2010


Celebrações da Semana Santa destacam São João del-Rei



A Semana Santa em São João Del-Rei continua sendo das mais tradicionais e famosas do país. Turistas dos quatro cantos visitam a nossa terra e ficam deslumbrados com as celebrações, tradições e o tamanho da fé da população. A cidade é uma das poucas que ainda cultiva características barrocas, abrilhantadas pelas músicas das Orquestras Ribeiros Bastos e Lyra Sanjoanense. Um dos momentos mais emocionantes é o Descendimento da Cruz, que aconteceu na Sexta-feira Santa,na igreja Nossa Senhora das Mercês, seguido da procissão do enterro. Durante todo o dia, os fiéis confessaram-se nas várias igrejas da cidade. No Domingo de Páscoa, aconteceu Procissão do Santíssimo Sacramento às 16h e missa e coroação de Nossa Senhora às 19h. Além disso, no largo São Francisco e no largo do Rosário foram confeccionados os famosos e tradicionais tapetes que encantaram turistas e moradores.
Tribuna Sanjoanense

Exposição Coletiva
O trabalho cuidadoso de 20 artistas plásticos da região estará exposto na Casa de Bárbara Heliodora compondo a Exposição Coletiva São João del-Rei de Pancetti. A mostra exibirá os trabalhos produzidos a partir de um convite da coordenadora da Atitude Cultural, Alzira Agostini Haddad, que propôs que os artistas, alguns deles em São João, pintassem a paisagem conservada de São João del-Rei tal como era na época de Pancetti, um dos grandes nomes do modernismo brasileiro que viveu entre 1902 e 1958. “Entre os artistas convidados estão o Mestre Quaglia, que foi amigo próximo de Pancetti, e Ligia Vellasco, que presenciou Pancetti pintando telas em São João del-Rei”, informou Alzira. Ainda segundo ela, a neta do artista, Ula Pancetti, participará da abertura oficial da exposição que acontece hoje, a partir das 20h. A exposição ficará em cartaz até 18 de abril e poderá ser visitada das 14h às 17h.

Fonte: Gazeta de São João del-Rei . 03/04/2010

Semana Santa atrai milhares de turistas a cidades da região
São João del-Rei, Prados e Tiradentes se preparam para dar início às celebrações da maior festa cristã, a Páscoa e que é também o mais tradicional evento turístico e religioso da região. A Semana Santa começa neste Domingo de Ramos, 5 de abril e segue até o próximo dia 12, Domingo da Ressurreição. As três cidades históricas mineiras realizam, pela primeira vez, neste ano, um projeto de regionalização do turismo religioso, coordenado por suas Secretarias Municipais de Cultura.
Além da programação religiosa, que inclui tapete decorado nas ruas, missas e procissões, São João del-Rei, Prados e Tiradentes organizaram eventos culturais como shows, fim de semana gourmet, oficinas de tapete e artesanato.
O secretário municipal de Cultura e Turismo, Ralph Justino, contou que a intenção é atrair uma quantidade grande de fiéis e turistas para esta região. “Estamos fazendo um projeto pioneiro, de regionalização do Brasil, recomendado pelo Ministério do Turismo. Estamos trabalhando para, cada vez mais, promover a cidade como ela merece”, comentou.

São João del-Rei
A Semana Santa de São João del-Rei é a única, no Brasil, que preservou antigas tradições, hoje abolidas, como o latim – considerado língua morta – que é utilizada nos Motetos, nas Matinas e Laudes, tocadas e cantadas na Catedral do Pilar. Além de conservar as antigas características barrocas, as músicas das orquestras Ribeiro Bastos e Lira Sanjoanense abrilhantam as principais cerimônias.
De acordo com a coordenadora do Atitude Cultural, Alzira Agostini Haddad, a cidade é conhecida por ser a única a preservar, integralmente, rituais antigos, “que já não existem no próprio Vaticano e a linguagem dos sinos permanece a mesma há mais de 250 anos”.
Neste domingo, 5 de abril, haverá a Bênção dos Ramos na Igreja de Nossa Senhora do Rosário, seguida de procissão até a Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar, onde será celebrada a Missa Solene com o Canto da Paixão. E às 18 horas sairá da Matriz a Procissão festiva do Senhor do Triunfo, seguida de celebração.
Um dos momentos mais encantadores é o Descendimento da Cruz, realizado na Sexta-Feira Santa, na escadaria da Igreja de Nossa Senhora das Mercês. Em seguida, segue a Procissão do Enterro. No Sábado Santo, a comunidade é convidada a permanecer em espírito de recolhimento, seguindo toda à noite com a Vigília Pascal. Para encerrar, no Domingo da Ressurreição, a partir das 9 horas, é celebrada a Solene Missa.

Prados
Em Prados, distante cerca de 30 Km de São João del-Rei, destaca-se a religiosidade da Procissão dos Passos com Sermão do Encontro, às 19 horas do dia 6, na Matriz de Nossa Senhora da Conceição. Na quinta-feira Santa, 9, haverá a cerimônia do Lava-Pés, às 19 horas. Na sexta-feira Santa, 10, terá o Descendimento da Cruz e a procissão, às 21 horas. E no Sábado, 11, ocorrerá o Ofício de Trevas, às 10 horas, com apresentação da Lira Ceciliana, também na Matriz.
E de 9 a 12 de abril acontecerá a I Feira de Artesanato, no Teatro Municipal José Café, de 9 às 18 horas.

Tiradentes
Na vizinha Tiradentes, as tradicionais celebrações religiosas acontecem na Igreja Matriz de Santo Antônio. No dia 9, às 19 horas, haverá a Cerimônia do Lava-Pés. A Sexta-feira Santa, 10, às 20 horas, será marcada pela apresentação dos figurinos bíblicos, Sermão do Descendimetno da Cruz, canto da Verônica, Procissão do Enterro, beijo e veneração do Senhor Morto. No Sábado Santo, 11, às 19 horas, acontecerá a Vigília Pascal. E no Domingo de Páscoa, 12 de abril, às 8 horas, ocorrerá a solene procissão do Santíssimo Sacramento percorrendo o Centro Histórico e retornando para a Matriz, onde haverá a Missa.
A parte musical ficará a cargo da Orquestra e Banda Ramalho.
Paralelamente, a cidade terá, ainda, a exposição de esculturas de Branco Vale e Maria Lídia de Albuquerque, na quinta-feira, 9, no Espaço 11, na Rua do Chafariz. E no sábado, 10, ocorrerá a oficina de dança contemporânea “Corpo, Dança e Poética da Água”, no Centro Cultural Yves Alves, de 9 horas às 12h30min.


João Ramalho
A Paixão de Cristo é revivida, com religiosidade, nas cidades históricas

Tapetes de rua
Os tapetes de rua, expressão artística típica da Semana Santa, poderão ser vistos na próxima quinta e sexta-feira, 9 e 10 de abril, no Largo do Rosário, no Centro de São João del-Rei. “As ruas ornadas passam a representar um espaço de cortejo extra-templo, porém um espaço sagrado”, definiu Patrícia Lima Rezende Monteiro, que coordena o projeto "Oficinas Artes da Terra".
Neste ano estão sendo realizadas 16 oficinas, com uma média de 100 participantes, nos bairros Alto das Mercês, Rio Acima, Matosinhos e Tijuco (Barro Preto). Patrícia Monteiro e mais 15 integrantes da equipe, entres eles escultores, restauradores, artistas plásticos e pintores, resgatam essa tradição com as crianças e adolescentes de diferentes classes sociais. Os materiais utilizados para a confecção dos tapetes são areia, resíduo de carvão, serragem, pigmentos, aparas de gesso e papelão. Patrícia Monteiro comentou que a produção dos tapetes demora um dia inteiro, “trabalhamos de 8 até 18 horas”.

Matosinhos
Na Paróquia do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, nesta cidade, a programação é intensa. Mais de mil fiéis deverão se reunir para a celebração comunitária da penitência, orientada pelo pároco José Raimundo da Costa, na Sexta-feira Santa, 10, às 9h30min. Às 15 horas haverá a solene Ação Litúrgica, e, às 20 horas, a solenidade do Descendimento da Cruz. O encerramento da Semana Santa será às 18 horas, do Domingo da Ressurreição, 12, com a Missa Solene, seguida de Procissão do Santíssimo Sacramento.

Trem noturno e Espaço Gourmet
Em acordo com a Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), um trem noturno partirá de Tiradentes no Sábado de Aleluia, 11, às 20 horas, em direção a esta cidade. E às 20h40min haverá uma recepção, aos passageiros, na plataforma. E a partir da Quinta-feira Santa terá início o I Encontro Gastronômico do Núcleo Setorial Alimentação Fora do Lar, que realizará o Fim de Semana Gourmet, na plataforma da Rede Ferroviária, em São João del-Rei. Três restaurantes e um buffet ficarão responsáveis pelo cardápio. Os horários de funcionamento serão: quinta-feira, 9, de 20 horas à 1 hora; sexta-feira e sábado, 10 e 11, de 12 horas à 1 hora; e no domingo de 12 às 20 horas.

Atitude Cultural
De 7 a 12 de abril haverá a 9ª edição da Semana Santa Atitude Cultural no Largo São Francisco, em São João del-Rei. A programação conta com os seguintes destaques: Na Quinta-feira Santa, 9, de 9 às 18 horas, acontecerá a confecção de tapetes de rua. Na Sexta-feira da Paixão ocorrerá a produção e oficina viva de tapete de rua no Largo São Francisco, Rua Doutor Balbino da Cunha e Rua da Prata e, ainda, oficina viva de bordados e flores.
E no Sábado de Aleluia, às 22 horas, haverá lançamento oficial do projeto “Ser nobre é ter identidade - Estrada Real Brasil 2009”, com agenda, calendário de mesa e exposição; homenagem aos 30 anos da Oficina Livre de Artes Visuais; apresentações de A Flor do Maracujá, Trupizupi Cia Teatral e intervenção cênica; grupo de percussão Àbafú; duelo de tambores; e o 4º Encontro de Música de Raiz: Chico Lobo convida Rogério Delayon, Bruno & Fabiana.

Feira de Artesanato
Aproveitando o momento da Semana Santa, quando a cidade se enche de turistas, será realizada, pela quinta vez, a Feira Mineira de Artesanato. O evento, que acontecerá entre os dia 9 e 12 de abril no estacionamento do Campus Santo Antônio da Universidade Federal de São João del-Rei, contará com 300 expositores representando as mais variadas técnicas artesanais de toda Minas Gerais.
De acordo com o organizador da mostra, Roberto William de Carvalho, a Feira funcionará de 10 às 22 horas. A abertura oficial será na Quinta-feira Santa, 9, às 14 horas. Entre as atrações, destaca-se os chamados “Bebês Reborn”, bonecos que mais parecem bebês vivos.
Estão sendo oferecidas 14 oficinas de artesanato, sendo que duas são voltadas para o público infantil. As vagas são limitadas e os interessados devem ligar para o telefone (32) 3373-3824.
Fonte: Folha das Vertentes . 2ª quinzena de março de 2010

Espetáculo do sagrado

Cidades históricas mineiras oferecem tradição e rituais únicos para quem quer um pouco de reflexão
O que se fala pe que os ritos da Semana Santa praticados em São João del-Rei, na região do Campo das Vertentes, em Minas Gerais, a 180 quilômetros de Belo Horizonte, são mais completos que os de qualquer outro lugar - mais até que os do Vaticano. Para o leigo, é difícil afirmar que a defesa que os moradores da cidade fazer da festividade é verdade, mas, só pela descrição que eles dão das celebrações, dá para se ter certeza: vale a pena ir lá e conferir. Aliás, não só São João del-Rei tem roteiro imperdível no período. Beleza e tradição são elementos comuns às cidades históricas de Minas.
Em São João del-Rei, duas opções para a Semana Santa - a religiosa e a cultural - se complementam. Entre as atrações culturais, por exemplo, estão oficinas para confecção dos tapetes nas ruas. Eles são feitos com serragem, areia, café e outros produtos, para passagem das procissões religiosas. Neste ano, conforme a responsável pela Semana Santa e gestora do Atitude Cultural Projetos e Responsabilidade Social de São João del-Rei, Alzira Agostini Haddad, o tema dos tapetes serão os estuques - ornamentos comuns em igrejas e casario. "Todos os anos, a gente faz os tapetes com imagens relacionadas ao patrimônio. Sempre com a ideia da preservação", diz.  Ao todo, serão cobertos 1.200 metros de vias e praças em diferentes pontos do município.
A Semana Santa Cultural terá grupos teatrais encenando a via-sacra, oficina viva de bordado, exposição de pintura, lançamento de agenda temática, música e homenagens. Uma atividade que vai relembrar as tradições da cidade é o projeto "Delícias de Antigamente", com guloseimas típicas, como pirulito de mel, cartucho de amêndoas e coco e puxa-puxa.
Na parte religiosa, a Semana Santa de São João del-Rei permite um mergulho na reflexão e nas tradições católicas. De acordo com o vigário paroquial da Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar, padre Ramiro José Gregório, "não existe, no mundo, tradição igual a de São João del-Rei". Segundo ele, além de ser intensa e completa, a programação tem elementos que diferenciam das demais. Por exemplo, o uso do latim nas celebrações e o ofício de trevas, que não é mais empregado. "Tem o lado cultural. O sanjoanense gostam de coisa bonita. Então, capricha em tudo."
O religioso observa que a Semana Santa na cidade é uma festa que atiça os sentidos. A começar pela música, executada por orquestra de 200 anos, de existência, com repertório de artistas da cidade. Também é importante o toque dos sinos, uma marca do município, que tem características próprias durante a Semana Santa. A visão, diz, é privilegiada pelos espetáculos teatrais e os enfeites nas ruas e casas. "Não se pode esquecer que tudo isso é a serviço da fé, para lembrar a paixão, a morte e a ressurreição de Jesus Cristo. "
Ouro Preto e Mariana, na região Central do Estado, também produzem espetáculo especial. De acordo com o padre Marcelo Santiago, responsável pela Igreja de Nossa Senhora do Pilar, em Ouro Preto, que coordena as atividades da festa deste ano, a Semana Santa é uma celebração que ocorre em todos os lugares, mas, nas cidades históricas, se reveste de brilhantismo.
Segundo ele, um elemento típico do município são os sermões que relembram os últimos passos de Jesus. A procissão de domingo, da Ressurreição, vai retomar o caminho original. Será da Igreja do Pilar até a Igreja de Nossa Senhora da Conceição, atravessando a cidade. Ela vinha sendo feita até a de Bom Jesus do Matozinhos.
O secretário de Cultura e Turismo de Ouro Preto, Gleiser Boroni, observa que, além da sede do município, os distritos Antônio Pereira, Santa Rita, Cachoeira do Campo, Lavras Novas e Salto vão oferecer atividades no período. Ele estima que, nos quatro dias de evento - de quinta a domingo -, cerca de 10 mil pessoas passem por dia pela cidade. Segundo o secretário, em termos relativos, o público da festa representa PIB maior para a cidade. No Carnaval, a média é de 30 a 40 mil turistas por dia, que deixam R$ 10 milhões. Na Semana Santa, os 10 mil por dia deixam R$ 4 milhões.
Em Mariana, uma das atrações diferentes é a Procissão das AImas, única no Estado. Ocorre na madrugada da Sexta-Feira da Paixão, quando moradores e visitantes vestem túnicas brancas e saem pelas ruas. A manifestação pagã não é reconhecida pela Igreja Católica, mas ganhou popularidade e virou tradição. O objetivo é relembrar uma lenda do município que diz que, nesta época, os mortos saem do cemitério, em procissão, e vão à igreja, passando pelo Centro Histórico, conforme informações da assessoria de imprensa da Prefeitura de Mariana.
A Semana Santa da cidade também é considerada uma das mais tradicionais, já que Mariana foi a primeira vila, cidade e capital de Minas. Na programação, estão a celebração do Lava-Pés, na quinta, o Sermão do Descendimento e Procissão do Enterro, na sexta, e o Domingo da Ressurreição - quando fiéis enfeitam as ruas com tapetes e as janelas das casas com colchas de retalho, toalhas bordadas e vasos de flores.
No Vale do Jequitinhonha está uma das cidades históricas mais famosas de Minas, Diamantina. A cidade, na Sexta-feira da Paixão, terá a Via Sacra encenada ao vivo, a partir das 9 horas, mostrando o caminho que Jesus percorreu até o calvário para ser morto. No domingo, encerramento da festividade, às 12 horas, haverá repique de sinos em todas as igrejas da paróquia e queima de fogos para a saída das bandeiras do Divino Espírito Santo, que visitarão as famílias em preparação à Festa de Pentecostes.
Na Região Metropolitana de Belo Horizonte, também existe tradição religiosa. Na histórica Sabará, a menos de 20 quilômetros da capital, são realizados ritos, litúrgicos ou não, típicos da cidade. Um deles, conforme o secretário de Cultura Sérgio Alexandre, é a abertura de sepultura, na quinta-feira, na Igreja do Rosário. "É algo só nosso. Tem mais de 200 anos."
O secretário chama a atenção, ainda, para a via-sacra da penitência, na sexta, com caminhada até o ponto mais alto da cidade, o Morro da Cruz., Outras cerimônias especiais são o Sermão das Sete Palavras e a Adoração da Cruz. "Temos um monólogo do Judas, no sábado, que provoca reflexões sobre um personagem tão massacrado ", diz. Segundo ele, a festa é o evento religioso mais importante de Minas. "Não se encontra no país uma Semana Santa que consiga agregar tanta religiosidade e tradição."

Fonte: Correio Semanal . 29 de março de 2010

Fiéis celebram Semana Santa nas Vertentes
Em São João del-Rei, tradição e fé estarão unidas durante os próximos dias para a celebração de uma das mais expressivas datas do calendário religioso, a Semana Santa. A cidade, que reúne anualmente centenas de fiéis e turistas durante o período, se prepara para uma programação extensa. Municípios do Campo das Vertentes também celebram a data.

Tradição mantida pela fé
“Missas, procissões e tapetes de rua completam esse cenário ministrado pela fé de um povo”
Fé, devoção e tradição marcam mais uma celebração da Semana Santa em São João del-Rei. Manifestação religiosa única no país, a união dos são-joanenses, irmandade e religiosos do município mantém uma programação realizada há quase 300 anos.
Pelas ruas da cidade, desfilam cortejos de tradições centenárias tendo o casario colonial e as igrejas barrocas como pano de fundo, conforme matéria publicada na página 7. Missas, procissões e tapetes de rua completam esse cenário ministrado pela fé de um povo que vê no período Pascal uma época de reflexão e renovação de vida.
Algumas celebrações preservam suas características mais primitivas. O Ofício de Trevas ainda utiliza do latim nas partes cantadas e faladas tal como era realizado há séculos em uma apresentação que se complementa com as matinas e laudes entoadas na Sexta-feira da Paixão e Sábado de Aleluia.
Descobrir e valorizar a riqueza religiosa dessa manifestação e sua importância cultural é entender porque São João del-Rei tem tanta relevância histórica para o país.

Semana Santa
A partir de amanhã, São João del-Rei vive um tempo especial de fé e devoção. Preservadas por gerações, graças ao trabalho das irmandades e de voluntários guardiões das tradições, a celebração da Semana Santa em SJDR atrai turistas do Brasil e exterior e se consolida como destino para visitantes que procuram turismo religioso e cultural. Na Quinta e Sexta-feira Santa, a confecção de tapetes de rua no Largo de São Francisco e seu entorno pelas equipes da Atitude Cultural é atração imperdível, evidenciando a mais pura arte e a importância da preservação da cultura local. No próximo sábado, 3 de abril, às 20h, a Atitude Cultural abre oficialmente a Exposição Coletiva São João del-Rei de Pancetti na Casa de Bárbara Eliodora. Mas a exposição já poderá ser visitada a partir desta Quinta-feira Santa.

Semana Santa une fé e tradição em São João . Atitude Cultural
Como tradicionalmente acontece há dez anos, a Semana Santa Atitude Cultural promete encantar são-joanenses e turistas. A edição 2010, homenageará a maestrina Maria Stella Neves Vale e o artista plástico Carlos Magno de Araújo.
Segundo à coordenadora da Atitude Cultural, Alzira Agostini Haddad, a programação terá início na Terça-feira Santa, 30, com a Via Sacra da Ladeira realizada pelo Grupo Teatral Senhor dos Montes (Grutsem). O cortejo, organizado pelo grupo há dez anos, reunirá cerca de 50 atores em espetáculo em moldes medievais. Segundo os organizadores, archotes, centuriões a cavalo, estandartes e tambores deverão compor a encenação que partirá às 20h do Largo do Carmo, no Centro, em direção à Igreja de Nossa Senhora da Saúde, no Bairro Senhor dos Montes. A via sacra ainda irá marcar os 35 anos de existência do Grutsem.
Na Quinta-feira Santa, 1° de abril, artistas da comunidade confeccionarão um tapete de rua entre as palmeiras do Largo São Francisco, a partir das 9h. Serão 1.200m² de tapete que simbolizará o tema “Paz” abusando da cor branca e de desenhos inspirados nos estuques, que são elementos decorativos presentes nas fachadas do casario são-joanense. O tapete ficará exposto até o Domingo de Páscoa, 4.
“Destacamos ainda a confecção de outros tapetes. Um na Rua Getúlio Vargas, coordenado por Jaime Vieira e Benedito Filho; outro no Largo do Carmo, sob a coordenação do Grupo Arte de Rua que comemora seus dez anos; e um terceiro produzido pelo Grupo Força Jovem, na Praça Senhor dos Montes”, afirmou Alzira. Na Sexta-feira da Paixão, 2, uma Oficina Viva de Bordados, ministrado pelas bordadeiras do Projeto Gabirobinhas, será oferecida gratuitamente ao público que comparecer ao Largo São Francisco. O Projeto Música na Praça encerrará a programação, com um duelo de pandeiros no sábado, 3.

Fonte: Gazeta de São João del-Rei . 26/03/2010

Confira como será a Semana Santa em São João del Rei
A Semana Santa em São João del-Rei se consolida como única cidade do mundo que preserva integralmente antiqüíssimos rituais que já não existem no próprio Vaticano e a linguagem dos sinos que se mantém a mesma há mais de 250 anos, reconhecida pelo IPHAN como Patrimônio Nacional.

PROGRAMAÇÃO CULTURAL
30/03 . Terça-feira Santa . 20:00 hs
. Via Sacra da Ladeira Senhor dos Montes . GRUTSEM Grupo Teatral Senhor dos Montes
Saída: Largo do Carmo
01/04 . Quinta-feira Santa . 9:00 às 18:00 hs
. Confecção de Tapete de Rua entre as palmeiras do Largo São Francisco
02/04 . Sexta-Feira Santa . 9:00 ‘as 18:00 hs
. Confecção e Oficina-viva de Tapete de Rua/Flores . Tema: Paz
Largo São Francisco . Rua Dr. Balbino da Cunha . Rua da Prata, com a participação de artistas, comunidade, entidades e grupos culturais:
Grupo Arte de Rua . OLAV-Oficina Livre de Artes Visuais . Grupo Lendas São-joanenses . Grupo Bairro Bela Vista . Grupo Calanquê
Os estuques, elementos decorativos muito presentes nas fachadas de nosso casario, inspiram o projeto Tapete de Rua/Flores 2010
. Oficina-viva de Bordados . Projeto Gabirobinhas
. Tapete de Rua: OLAV-Oficina Livre de Artes Visuais
Rua Getúlio Vargas . coordenação Jaime Vieira e Benedito Filho
. Tapete de Rua: Grupo Arte de Rua . Largo do Carmo . coordenação Nando
03/04 . Sábado de Aleluia
20:00 hs
. Abertura oficial da Exposição Coletiva São João del-Rei de Pancetti
. Lançamento da Galeria Virtual do Portal www.saojoaodelreitransparente.com.br
. Lançamento da Agenda Permanente Estrada Real Brasil/Caminho de Santiago de Compostela Espanha
(distribuídas por preço simbólico pelas entidades musicais de SJDR)
Projeto Ser nobre é ter identidade
22:00 hs
Projeto Música na Praça
. Duelo de pandeiros
. Quinteto São do Mato . www.myspace.com/quintetosdm
. Grupo Brasíndia

Durante todos os dias da Semana Santa
. Exposição Coletiva São João del-Rei de Pancetti . 20 artistas plásticos de São João del-Rei pintam a paisagem urbana preservada de São João del-Rei como vivida e registrada pelo grande pintor José Pancetti, que aqui morou em 1945. Entre estes artistas, Mestre Quaglia, que foi amigo próximo de Pancetti e Ligia Vellasco, que presenciou Pancetti pintando telas em São João del-Rei.
Local: Casa de Bárbara Eliodora/Museu da Cidade - recentemente restaurada com os benefícios da Lei Rouanet, projeto idealizado por Lucia Helena Bortolo de Rezende e coordenado por Adenor Simões. Capital
Local: Largo São Francisco . de 01 a 18 de abril de 14 ás 17 hs
. Exposição 10 anos de Arte e Cultura Local, São João del-Rei é dez! . a céu aberto . Largo São Francisco
. Exposição Estrada Real Brasil/Caminho de Santiago de Compostela Espanha . a céu aberto . Largo São Francisco
. Exposição "Flores Novíssimas" . Oscar Araripe . Galeria da Fundação Oscar Araripe . Rua da Câmara 98
Centro Histórico / Tiradentes . Horário: das 9:00 às 19:00 Hs
. Projeto Delícias de antigamente

Homenagem: Maria Stella Neves Vale - maestrina, e Carlos Magno de Araújo - restaurador e artista plástico que participou de todas as edições deste programa sócio-cultural, assinando belíssimos Tapetes de Rua, primorosas "pinturas na areia".

Atitude Cultural parabeniza:
. a Diocese de São João del-Rei pelos 50 anos de fundação e instalação
. o GRUTSEM Grupo Teatral Senhor dos Montes pelos 35 anos de atividades teatrais e produções cinematográficas . Luiz Bonifácio Produções
. o Grupo Arte de Rua pelos 10 anos confecionando Tapete de Rua em São João del-Rei e região. Na Semana Santa, o famoso Tapete do Largo do Carmo fica em exposição de Quinta-feira Santa até o Domingo da Ressurreição
Todos os eventos e atividades são abertos ‘a comunidade e gratuitos
COORDENAÇÃO GERAL
Alzira Agostini Haddad
Contatos: 032 3371 1208 . alzirah@gmail.com . www.saojoaodelreitransparente.com.br
EQUIPE DE APOIO
Eliane A. Monteiro, Suely Agostini, Ana Maria Biavatti, Walquíria Domingues, Mauro André Santos, Bernardo Berg, Antônio Emílio da Costa
APOIO CULTURAL
A Colegial . A Primavera Móveis . Calcinação Vitória . Casa do Construtor . Clik Foto Digital . Copasa . Expresso Vera Cruz . FaciFestas . Aechmea Floricultura . Flora Bacana . Flora Bom Pastor . Flora Marly . Flora Tamandaré . Hotel Calcinfer . Império das Flores . Indústria e Madeira São José . Mineradora Ômega . MM Flora . New Kids Informática . O Mundo dos Retalhos . Padaria Pão Quente . Parafuso e Cia . Pousada Beco do Bispo . Produtos Loredo . Restaurante Cantina do Ítalo . Restaurante Chafariz . Restaurante da Filó . Restaurante Villeiros . Rob`s Pizzaria . Segredo Flores . Serraria Agostini . Supermercado Agostinho . Velho Chico Petisqueira
AGRADECIMENTO ESPECIAL
Comunidade de São João del-Rei . Andrea Neves . Valéria Cordeiro
PARCERIA INSTITUCIONAL
Associação Amigos de São João del-Rei . Venerável Ordem Terceira de São Francisco de Assis . Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural de SJDR . Polícia Militar de Minas Gerais . Conservatório Estadual de Música Padre José Maria Xavier . IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional . Capital Brasileira da Cultura para sempre . Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de São João del-Rei
REALIZAÇÃO
Atitude Cultural projetos e Responsabilidade Social
032 2271 1208 . alzirah@gmail.com
PATROCÍNIO
Cemig
Governo do Estado de Minas Gerais
Projeto aprovado pelo Ministério da Cultura
Integra o projeto de pesquisa do Banco de Imagens São João del-Rei Transparente, com o apoio do Ministério do Turismo.
Centenário de Tancredo Neves . 1910-2010
Fonte: URA Online . 22 de março de 2010

...

TRADIÇÃO - A FÉ E A CULTURA - SEMANA SANTA EM SÃO JOÃO DEL-REI - MINAS GERAIS
 
A Semana Santa em São João del-Rei se consolida como única cidade do mundo que preserva integralmente antiqüíssimos rituais que já não existem no próprio Vaticano e a linguagem dos sinos que se mantém a mesma há mais de 250 anos, reconhecida pelo IPHAN como Patrimônio Nacional.
 
Interação tranquila e eficiente da cultura tradicional com a cultura contemporânea.
Solenidades da Quaresma e Semana Santa tradicional das Irmandades e da Catedral Basílica de NS do Pilar e diversas atividades e manifestações culturais, como os delicados e elaborados Tapetes de Rua/Flores.

Fonte: O Jornal MG
Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.