a cidade com que sonhamos é a cidade que podemos construir

la ciudad que soñamos es la ciudad que podemos construir

the city we dream of is the one we can build ourselves

la cittá che sognamo é la cittá che possiamo costruire

la ville dont on rêve c’est celle que nous pouvons construire

página inicial | ser nobre é ter identidade | rede colaborativa pró-agenda 2030

Publicações

Tipo: Artigos | Cartilhas | Livros | Teses e Monografias | Pesquisas | Lideranças e Mecenas | Diversos

Escopo: São João del-Rei | Tiradentes | Ouro Preto | Minas Gerais | Brasil | Mundo

 

Ranking das universidades brasileiras . Aluizio Barros

Descrição

A Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) ficou em 80º lugar numa avaliação de 232 instituições de ensino superior, realizada pela Folha de S. Paulo. A Universidade de São Paulo (USP) conquistou o primeiro lugar, seguida pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Qualquer ranking tem uma metodologia própria com suas limitações. O ranking da Folha foi feito observando os critérios que outras instituições internacionais adotam, entre os quais, atribuir um peso maior à pesquisa. No estudo, foi atribuído peso de 55% para a produção científica da universidade, de 20% à qualidade do ensino, de 20% para a avaliação do mercado e de 5% para a inovação tecnológica.

Consequentemente, as universidades onde se faz mais pesquisa acadêmica se destacam no Ranking Universitário do veículo de comunicação.

A nossa UFSJ posiciona-se bem é no ranking do desempenho dos alunos de alguns cursos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), o que é notável e merece ser festejado. Mas não se pode daí desqualificar o trabalho da Folha de SP que é consistente nos seus resultados e na metodologia (ainda que eivada de imperfeições).

As mensurações de desempenho têm suas limitações, especialmente quando envolvem avaliações subjetivas, como é o caso do levantamento da Folha. Apesar das imperfeições, é importante que a UFSJ leve em conta o resultado deste levantamento para elaborar seu planejamento, visando a melhoria do ensino, da pesquisa e da extensão.

Ninguém deve ficar surpreendido e muito menos irritado com a avaliação promovida pelo jornal. As universidades que mais se destacaram são internacionalmente reconhecidas pela longa experiência em pesquisa e ensino de pós-graduação.

Aos estudantes e seus familiares, o que mais interessa é saber a posição relativa de um determinado curso no Enade. Nesta avaliação, em 2009, os cursos de Administração e de Ciências Contábeis da UFSJ obtiveram o maior conceito (5), seguidos pelos cursos de Ciências Econômicas e Psicologia (conceito 4). No Enade de 2008, o melhor conceito foi obtido pelos cursos de História, Letras e Pedagogia.

O ranking da Folha de S. Paulo pode ser acessado em http://ruf.folha.uol.com.br/ e o relatório do Ministério da Educação para a UFSJ referente ao ENADE de 2009 encontra-se no link http://enadeies.inep.gov.br/enadeResultadoPDF/2009/relatorio/ies/01073162500.pdf

* Aluizio Barros é economista e professor universitário

Fonte: Gazeta de SJDR . 15/09/2012

Cadastre lideranças engajadas, sua ação sociocultural, seu projeto, produto, entidade, pesquisa, agenda cultural etc - contribua, complemente, atualize, curta e compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Instagram Compartilhar no Whatsapp Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA MUNICIPAL | CADASTRE GRATUITAMENTE A SUA AÇÃO SÓCIOCULTURAL