São João del Rei Transparente

Melhores Produtos e Serviços

Cláudio Lopes . Fotógrafo

Descrição


Foto: Cláudio Lopes

Cláudio Lopes

Bancário aposentado, músico amador e apaixonado por fotografias desde menino, Cláudio Márcio Lopes diz que hoje jamais conseguiria viver sem uma câmera na mão, instrumento que para ele, faz muito mais do que fotografar.

O amor pela fotografia surgiu na cidade de Prados – na época, ainda menino de dez anos ele passava horas dos seus dias apreciando o trabalho de um tio em seu laboratório P&B. “Eu ficava fascinado quando a imagem surgia no papel fotográfico, e depois apreciava o processo de secagem e recorte do retrato”, contou, relembrando momentos da infância.

Passados alguns anos, Cláudio adquiriu sua primeira câmera, segundo ele, pequena e simples, mas que representava o início de uma carreira de sucesso e dedicação. Mais tarde, já trabalhando no Banco do Brasil, ele pôde comprar uma câmera já bem mais avançada. “Era uma Nikon, lembro-me que era uma câmera importada, e custava bastante caro. o equivalente hoje a quase um décimo terceiro salário do Banco do Brasil, na ocasião. E a partir de então não parei mais”, contou.

Com incontáveis trabalhos já feitos, o são-joanense tem em seu currículo participação em diversas exposições e trabalhos que visam a arte de registrar a essência de cada momento. Sejam fotografias de pássaros – que por sinal, Cláudio Lopes faz com uma maestria de dar gosto, ou imagens de São João del-Rei e cidades vizinhas, os olhares do fotógrafo possuem sempre uma beleza particular.

Cláudio Lopes contou que a fotografia aconteceu em sua vida muito cedo e de forma extremamente espontânea e avassaladora, e que ele gosta de receber comentários sobre seus trabalhos. “Afinal de contas, críticas são sempre bem vindas”, comentou o fotógrafo com modéstia de quem trabalha por amor.

Trabalhos:

Em 2004, participou da exposição Três Olhares, em Belo Horizonte, juntamente com mais dois colegas, onde cada um expôs três fotografias. Participou em 2012, da exposição de pinturas de Sérgio Ramos, em Tiradentes.

Teve fotografia publicada no Caderno de Cultura do Rio de Janeiro. Trabalhou em campanha política como fotógrafo e foi convidado a trabalhar para um restaurador na Igreja de São Francisco de Assis e posteriormente nas Igrejas do Rosário, Basílica de Nossa Sra. do Pilar e na Igreja do Carmo.

Cláudio também participou do projeto Era Virtual, de Rodrigo Coelho, que realiza a virtualização de museus, trabalho que segundo o fotógrafo, “é um dos mais belos do mundo”. Além disso, foi convidado a participar de trabalhos em projetos culturais em São João del-Rei por Alzira A. Haddad, da Atitude Cultural, Adenor Simões, Maria Teresa Raposo e Lúcia Bortolo, quando secretária de Cultura da cidade

Depois de tantos trabalhos, tendo ainda se envolvido amadoramente com a música, o fotógrafo descobriu a paixão pelo registro de imagens de pássaros. “Fui incentivado pelo meu amigo e cunhado Bertrando Campos. Estou fascinado por este segmento da fotografia e até agora não quero saber de outra coisa a não ser continuar com esta atividade”, comentou com prazer, lembrando que por diversas vezes, pessoas de todo o mundo solicitam fotografias para publicações através de sua galeria no flickr.com. “Eu sempre acabo cedendo, porém fico a ver navios quando falo remuneração”, lamentou.

Cláudio comentou sobre um trabalho que surgiu de maneira espontânea. “a dona de uma gráfica em São Paulo me solicitou fotos de pássaros para a confecção de calendários. Eu cedi e em contra-partida ela me enviou 200 exemplares e me sugeriu que comercializasse a R$20,00. Muito embora eu não acreditasse acabei vendendo todos eles e doei uma boa parte para amigos e familiares”, acrescentou o artista.

O fotógrafo lembrou ainda, de uma acontecimento engraçado que viveu em São João del-Rei. “Invadi o set de filmagens do filme Uma Professora Muito Maluquinha, do Ziraldo e fiz uma séria de fotos que eu acho interessante. Fui convidado a me retirar do local, pois era proibido, mas eu não saí enquanto não registrei tudo o que eu queria!”, recordou mostrando um verdadeiro amor pela atividade de registrar momentos.

Contato: 032 3371 8614
32 8869 9318

Confira o lançamento do calendário “O Encanto das aves”, de Cláudio Lopes, na programação da Semana Santa Cultural 2013 
Galeria Cláudio Lopes
Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.