São João del Rei Transparente

Melhores Produtos e Serviços

Cláudio Alberto dos Santos . Música, teatro e circo

Descrição

Vídeos:
https://youtu.be/-Dgt9Ie49GY
https://youtu.be/lNZMy2v5MTM

Cláudio Alberto dos Santos é diretor e professor de teatro e circo. Prof. Dr. dos Cursos de Teatro desde a sua criação (2009) e de lá pra cá dirigi mais de vinte montagens cênicas, criei o Laboratório de Sonoplastia e Sonorização (DEACE) e disciplinas ligadas a música cênica e a paisagens sonoras, coordenei no passado e coordeno atualmente a área de Artes Cênicas do Inverno Cultural (nessa edição juntamente com a Ana Dias). Além disso, sou o responsável pelo XAMÃ - Núcleo de Pesquisas Perfomáticas, entre várias outras atividades ligadas aos universos indígenas e circenses.

***
Professor da UFSJ lança álbum musical conceitual

Dono de uma trajetória musical que já dura décadas e que envolveu diversas bandas experimentais nas várias cidades em que morou, sendo as mais recentes a banda MYNINUSDUMAN (São João del-Rei) e o Projeto URUTU (Tiradentes). O prof. dos Cursos de Teatro (DEACE) - Cláudio Alberto dos Santos, lança seu primeiro álbum solo ainda em plena pandemia. Aliás, segundo ele, talvez este tempo de afastamento social tenha sido o principal motivo para a realização da façanha sonora: “A música foi e é minha tábua de salvação existencial. Arte é instinto de vida!” O trabalho (quase todo instrumental e entrecortado por algumas poesias) vai ser distribuído pela OneRPM e estará disponível em mais de trinta plataformas digitais (inclusive o Youtube) a partir do dia 29 de maio 2021. O álbum intitulado NÔMADE, contêm nove faixas de sua autoria e que são resultantes de uma longa pesquisa de timbres, escalas e ritmos de várias partes do mundo. Cláudio toca todos os instrumentos do disco.

Com um leque amplo de sonoridades e texturas psicodélicas, pode-se ouvir desde sons de instrumentos como baixos, guitarras, hang drums, baterias, sintetizadores, pianos, violinos, violoncelos, saxofones, flautas e trombones até sons de instrumentos bem menos conhecidos como marimbas, sistruns, balafons, koras, bolons, djembês, calabashes, duns, tambores falantes (África), didgeridoos, gamelans, gangsas, gongos de Bali (Oceania), zurna, oud, kemenche, derbak, tabal (Oriente médio), koto, shamisen, mudang, tabla, mridangam, dholak, bansuri, sitar, tampura, tumbi e santur (Ásia). Afinal, no disco de alguém onde a verve percussiva sempre foi bastante evidente não podia faltar também instrumentos bem tradicionais da música afro-brasileira como berimbau, repinique, reco-reco, surdo, timbal, ganzá, pandeiro, caixa, triângulo, ngoma, tamborim.

Assim, descortinam-se paisagens sonoras descontínuas e até contrastantes em músicas como: Água da montanha Santoor, Árvore dos Cantos, Lugares Devaneyos, Miragens e Fogo da Anarquia. É um convite para a imaginação percorrer diversos lugares tanto exteriores quanto interiores. As transformações constantes sugerem o movimento como princípio e o nomadismo como método.

Enfim, é uma peregrinação voluntária que transita nas trilhas da música modal passando pelas referências concretas, eletrônicas e tonais e atonais. Foi gravado com instrumentos orgânicos e virtuais (VSTs), mixado e masterizado no seu próprio home studio (A TOCA). A imagem da capa foi criada por Flor de Lis Caixeta dos Santos. 

O disco está em praticamente todas as plataformas de áudio. Nomes e links do Youtube, por se tratar de algo que não precisa cadastrar na plataforma ou mesmo ter que pagar alguma coisa para ter acesso às músicas.
1 - Água da Montanha Santoorhttps://www.youtube.com/watch?v=6xwziKGcXMg
2 - Árvore dos Cantoshttps://www.youtube.com/watch?v=fN7cHer3tTo
3 - Miragenshttps://www.youtube.com/watch?v=o398Gnb5WeI
4 - Olho de Peixehttps://www.youtube.com/watch?v=BQx1T54vetk
5 - Memórias dos Ventoshttps://www.youtube.com/watch?v=q7vKuEJgxy0
6 - Mamute Elétricohttps://www.youtube.com/watch?v=bpaEf11L5CU
7 - Nanaquihttps://www.youtube.com/watch?v=pLWwVPCbna4
8 - Lugares Devaneioshttps://www.youtube.com/watch?v=TgNLPizB4kk
9 - O Fogo da Anarquiahttps://www.youtube.com/watch?v=ZHjGJ428bsY

Colaboração: Cláudio Alberto dos Santos


Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.