São João del Rei Transparente

Melhores Práticas

Trilha da Cava: Ciclo Verde é alternativa turística para Vertentes

Descrição

A preocupação acerca do trânsito complicado nas cidades, somada à implantação de uma ciclovia como maneira saudável de contato com natureza.

A junção dessas ideias foi o que impulsionou a criação do CicloVerde, que promete um novo conceito de vida, lazer e saúde, a partir da elaboração de uma trilha que interliga a Floresta Nacional (Flona) de Ritápolis ao município sede.

Ciclovia liga Fazenda do Pombal a Ritápolis em percurso de 9km - Foto: Divulgação

Ciclovia liga Fazenda do Pombal a Ritápolis em percurso de 9km - Foto: Divulgação

A inauguração da Trilha da Cava será amanhã, 10, com passeio ciclístico saindo às 9h da Rua Professora Antonina Dias Beltrão, nº 66, no Bairro Matosinhos, em São João del-Rei, e seguirá para a Flona.

Inauguração
Um dos organizadores do projeto, Maurício Resende, disse que a Trilha da Cava tem percurso de 9 km que será feito pelos participantes mais experientes. “Imaginamos que compareçam cerca de 150 ciclistas. Quando chegarmos à Flona vamos sugerir que os participantes mais acostumados façam o percurso que leva até Ritápolis, ou seja, a própria Trilha da Cava. Esse trecho é um pouco mais difícil, por isso vamos recomendar apenas para as pessoas que já são mais acostumadas. Elas terão acompanhamento da Polícia Rodoviária Ambiental e de um carro de apoio”, disse.

CicloVerde
O projeto surgiu no início deste ano e é criação do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) junto à Associação Regional de Proteção Ambiental (ARPA) de São João del-Rei. Segundo o chefe da Flona, Fábio Luis Velloso de Mello, o projeto trabalhou na estruturação do caminho que liga a floresta até a cidade de Ritápolis. “Pensamos em uma maneira de valorizar esse trecho e influenciar as pessoas a terem mais contato com a natureza. Trabalhamos na demarcação do território e a partir daí funcionará a trilha”, disse.

“Infelizmente enfrentamos cidades com trânsito caótico, poluição e pouco ou nenhum tempo para atividades em contato com a natureza. Assim, com a Trilha da Cava pretendemos trazer mais pessoas para junto dessa área ambiental”, explicou o chefe da Flona.

Ideias
Mello ainda contou que o instituto estuda a possibilidade de futuramente construir outros trechos interligando a Flona a  São João del-Rei e outras cidades vizinhas. “Vamos tentar realizar a Trilha da Família, que será um percurso mais tranqüilo, por onde pessoas que ainda não estão acostumadas com essa atividade possam passar também. Além disso, vamos tentar elaborar uma trilha que liga a Floresta Nacional de Ritápolis ao município de Coronel Xavier Chaves, em percurso também de 9 km. Quem sabe, futuramente, não façamos o mesmo também até Resende Costa”, contou.

Fonte: Gazeta de São João del-Rei . 09/06/2012

Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.