São João del Rei Transparente

Melhores Práticas

Reitoria da UFSJ comunica a aprovação do curso de Medicina em São João del-Rei

Descrição

São João del-Rei terá curso de Medicina

A Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) terá o Curso de Medicina em um de seus campi da sede. Atualmente a instituição de ensino superior já possui o curso em seu Campus Divinópolis. Depois de ser comunicado oficialmente pelo Ministério da Educação (MEC) no dia 1º de junho, o deputado federal Reginaldo Lopes (PT-MG), juntamente ao então reitor Helvécio Luiz Reis, fizeram o anúncio, à comunidade, durante a transmissão de cargo do magnífico para sua vice Valéria Heloisa Kemp, na manhã do dia 4 de junho de 2012.        

No dia 1º de junho, Reginaldo Lopes fez contatos no MEC com o ministro Aloízio Mercadante, o secretário executivo José Henrique Paim Fernandes e o secretário de Ensino Superior Amaro Henrique Pessoa Lins.  “Eu reforcei o pedido que já vinha fazendo, que era a liberação do Curso de Medicina em São João del-Rei”, contou o deputado. E acrescentou: “Às 17 horas, enquanto participava de uma reunião em Entre Rios de Minas, perto de São João, recebi o telefonema do secretário Amaro. Então comuniquei ao Helvécio a boa nova”.

Durante a transmissão de cargo, após fazer um relato de sua atuação à frente da UFSJ por dois mandatos, o então reitor anunciou a boa nova: “Em novembro de 2011 apresentamos um plano com todas as nossas demandas, dentre elas a Medicina. Assim, fomos comunicados na última sexta-feira, 1º de junho, que nesta semana será publicado o ato para a criação do Curso de Medicina na sede em São João del-Rei”. E comentou: “Em todas essas nossas conquistas sempre esteve presente o meu incansável parceiro, o deputado federal Reginaldo Lopes. Nosso ex-aluno, o deputado está sempre do nosso lado, fazendo interlocuções junto ao Governo Federal. Ele se fez presente o tempo todo contribuindo para que, no primeiro momento, a UFSJ se fizesse maior e mais forte e, num segundo momento, melhor e mais forte”.

O parlamentar, satisfeito com a conquista, disse: “Preocupado com o rumo da saúde pública no Campo das Vertentes, acredito que essa liberação seja um fato histórico. O novo curso contribuirá para a reorganização da Rede de Saúde Pública na região, dará suporte e apoio ao SAMU e ao Complexo Regulador da Rede Urgência e Emergência Macrorregião Centro-Sul de Minas Gerais, além de fortalecer todas as Casas de Saúde da região e disponibilizar mais médicos para o PSF. E ajudar a melhorar a saúde pública na região, em Minas e no Brasil”.

Lopes ainda comentou: “Estamos felizes de poder contemplar São João e região com a Medicina; uma reivindicação antiga dos moradores do Campo das Vertentes. Agora, teremos que fazer os trâmites legais. Esperamos que o Vestibular aconteça o mais breve possível. A previsão é que inicialmente sejam 40 vagas anuais”. Quanto a isso, Helvécio Reis já adiantou: “Teremos, ainda, que contratar novos professores e técnicos. Realmente é uma grande conquista. Mas, caberá, agora aos Conselhos Superior desta instituição decidirem se deve ou não implantar o Curso. Tem que passar pela aprovação dos conselheiros”.

A reitora interina, Valéria Kemp, lembrou o exemplo dado pelo reitor à frente da UFSJ: “Helvécio conseguiu com seu jeitinho mineiro fazer com que todos os segmentos que pensam diferente se aproximassem chamando-os para conversar e para o trabalho”, afirmou. E se colocou: “É um desafio muito grande suceder uma gestão tão bem-sucedida. Com muita honra dou continuidade ao seu mandato”.

Portaria foi publicada no dia 8

Depois de o ministro da Educação Aloízio Mercadante confirmar, no dia 5 de junho, o anúncio do deputado federal Reginaldo Lopes de implantação do Curso de Medicina em São João del-Rei, foi publicada dia 8 de junho, no Diário Oficial, a Portaria 109 da Secretaria de Educação Superior, que dispõe sobre a expansão de vagas em cursos de Medicina e criação de novos cursos de Medicina nas Universidades Federais.

UFSJ inaugura Restaurante Universitário

O dia 1º de junho de 2012 ficará na história do movimento estudantil da UFSJ. Isto porque o então reitor Helvécio Reis acompanhado do deputado Reginaldo Lopes e da vice-reitora Valéria Kemp inauguraram a moderna instalação do primeiro Restaurante Universitário (RU) da instituição de ensino superior. Localizado no campus Ctan, o local fornecerá, inicialmente, 600 refeições diariamente. A obra, mais a iluminação e refrigeração custaram R$ 3.352.841,30. E outros R$1,5 milhão foram investidos em mobiliário. Os recursos são oriundos do Ministério da Educação.
 

Após a cerimônia de inauguração do RU, Reginaldo Lopes, acompanhado do então reitor Helvécio, da vice Valéria e demais servidores da UFSJ conheceu o prédio em construção do alojamento estudantil, que terá capacidade para atender a 224 alunos
Fonte: Folha das Vertentes . 1ª Quinzena de Junho de 2012

***

UFSJ terá curso de Medicina em São João


São João del-Rei terá curso de Medicina. O anúncio foi feito na última segunda-feira, 4, durante a transmissão do cargo do então reitor Helvécio Reis para a vice-reitora, que agora está na qualidade de reitora interina, Valéria Kemp.
Coletiva realizada na última segunda-feira, 4, para transmissão do cargo de reitor - Foto: GazetaColetiva realizada na última segunda-feira, 4, para transmissão do cargo de reitor - Foto: Gazeta

De acordo com Reis, o pedido para a criação de um curso de Medicina da UFSJ em São João del-Rei foi enviado em novembro de 2011 e aprovado na semana passada pelo Ministério da Educação (MEC).

Porém, Valéria adiantou que o curso deve começar daqui a dois anos e ainda será estudado pelos conselhos superiores Universitário e de Ensino, Pesquisa e Extensão. “Como estamos em greve esses grupos não estão funcionando, mas assim que retornarmos faremos a discussão acadêmica e daremos encaminhamento ao processo. A previsão do curso de Medicina é para o ano de 2014”, disse a reitora.

Posse
Valéria, que foi eleita pela comunidade acadêmica com 77,4% dos votos, espera a divulgação da Lista Tríplice para tomar posse oficialmente. “O Governo Federal tem um prazo de 60 dias para divulgar a lista. Creio que em julho ou no princípio de agosto ela seja divulgada”, disse.

Ela informou que vai finalizar o atual mandato dentro das iniciativas que já começaram e, após a posse, promoverá novas ações. “O que pretendemos imediatamente é a criação de uma pró-reitoria de Assuntos Estudantis para fortalecer a assistência aos alunos. Além disso, vamos criar dois refeitórios nos campi Santo Antônio e Dom Bosco para que seja trazido para eles o alimento que será comercializado no Restaurante Universitário (RU) que foi inaugurado na sexta-feira, 1º, no Campus Tancredo Neves”, disse.

Greve
A greve dos professores da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) continua e ganha mais força. Após os docentes paralisarem suas atividades com apoio inclusive dos alunos, os técnicos-administrativos da instituição também aprovaram o indicativo de greve, que terá início nesta segunda-feira, 11. “Na data vamos ter uma assembleia, mas já vamos ter parado com nossas atividades”, disse o presidente do Sindicato dos Servidores da UFSJ, José Carvalho Ávila.

Na última terça-feira, 5, cerca de 15 mil professores, alunos e técnicos de todo o país foram a Brasília protestar em prol de melhorias na educação. “A participação foi muito boa e foi deflagrada a greve nacional da Educação. Na manifestação nos encontramos com o secretário executivo do Ministério do Planejamento, Valter Correia, e parece que as negociações vão voltar a acontecer a partir da próxima semana”, contou Ávila.

Vestibular
Acontece hoje e amanhã, 9 e 10, o processo seletivo 2012/2 da UFSJ. Os mais de 10 mil inscritos para o certame disputam as mais de mil vagas ofertadas pela instituição para o segundo semestre. Outras informações sobre o vestibular podem ser acessadas na página www.ufsj.edu.br/vestibular/vestibular_20122.php

Mudanças
Se o vestibular da UFSJ deste fim de semana mantém as regras de dois dias de provas, as pessoas que quiserem participar do processo seletivo da instituição no final do ano devem estar atentas, pois precisarão fazer o Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM) de 2012 para se inscreverem. Isso porque as notas da avaliação irão substituir as provas de conhecimentos gerais e redação. Em dezembro os vestibulandos terão apenas um dia de prova para avaliar o conhecimento específico do candidato.

“Destacamos que a instituição irá aceitar apenas as notas do ENEM de 2012. Então, quem quiser prestar vestibular no final do ano tem que fazer o exame este ano”, explicou o presidente da Copeve, professor Hewerson Zansávio Teixeira.

Fonte: Gazeta de São João del-Rei . 09/06/2012

***

Reitoria da UFSJ comunica a aprovação do curso de Medicina em São João del-Rei

Na manhã desta segunda-feira, dia 4 de junho, durante o discurso de transmissão de cargo da Reitoria da UFSJ, o então reitor da instituição, professor Helvécio Reis, antes de passar o cargo para professora Valéria Kemp, agora reitora interina, informou à comunidade mais uma conquista para a Universidade Federal de São João del-Rei: a aprovação por parte do MEC de recursos docentes, técnicos e orçamentários para a implantação do curso de Medicina em São João del-Rei.

Caberá aos conselhos superiores, em especial ao Conselho Universitário, decidir se a UFSJ deve criar o curso de Medicina em São João del-Rei. Helvécio Reis encaminhou ontem, após o fim da cerimônia de transmissão de cargo, a proposta de implantação à nova reitora da Universidade, professora Valéria Kemp, já na condição de presidente desses conselhos.

Antes do anúncio, Helvécio Reis fez um histórico da implantação do curso de Medicina em Divinópolis, e relembrou que tudo se deu por decisão do então presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que prometera à comunidade divinopolitana o curso naquela cidade. Convidada posteriormente a encampar o projeto, a UFSJ saiu na frente de outras universidades federais mineiras aceitando o desafio. Junto a isso vieram mais três cursos para compor o Campus Centro-Oeste Dona Lindu.

Em meados de 2011, a presidente Dilma Rousseff anunciou que criaria cursos de Medicina nas universidades federais, de modo que o Brasil venha a ter um médico para cada 1.000 habitantes, conforme orienta a Organização Mundial da Saúde (OMS). Percebendo nessa decisão uma oportunidade, o então reitor Helvécio Reis apresentou ao MEC um projeto para a criação do curso de Medicina na sede, São João del-Rei. Com a aprovação pelo Senado Federal, na semana passada, do Projeto de Lei 36/12, que autoriza a contratação de docentes e técnicos para as universidades federais, inclusive para concluir o Plano de Adesão ao Programa de Reestruturação e Expansão das Instituições Federais de Ensino Superior (Reuni), o Ministério da Educação comunicou ao então reitor Helvécio Reis de que viabilizará recursos para implantação do projeto do novo curso.

Segundo Helvécio, “não se trata de transferência do curso de Medicina do Campus Centro-Oeste Dona Lindu para o município de São João del-Rei. O CCO continuará recebendo investimentos e contratações que vão ao encontro das demandas da comunidade daquele campus, visando à consolidação do projeto político-pedagógico do curso lá implantado. O curso de Medicina em São João del-Rei é curso novo e oferecerá 40 vagas anuais para alunos, com a contratação de novos professores e técnicos, e a disponibilização de recursos orçamentários para a infraestrutura física e funcionamento do projeto acadêmico”, completa Helvécio.

Fonte: Ascom

Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.