a cidade com que sonhamos é a cidade que podemos construir

la ciudad que soñamos es la ciudad que podemos construir

the city we dream of is the one we can build ourselves

la cittá che sognamo é la cittá che possiamo costruire

la ville dont on rêve c’est celle que nous pouvons construire

Melhores Práticas

Capela do Divino Espírito Santo

Descrição

Situada na Rua Maestro Batista Lopes, nº 140 - Centro

Artigos foram recuperados para serem abrigados em novo local - Foto: Gazeta

Fé e devoção para Capela do Divino Espírito Santo

Terminaram em São João del-Rei as obras e trâmites para novo monumento que a cidade receberá: o Memorial Natividade Capela do Divino Espírito Santo. O espaço é fruto de trabalho de longos anos e de história motivada pelo desrespeito aos objetos de uma antiga capela. O revés somado a fé e força de vontade em reconstruir e preservar o patrimônio religioso, além de mais de R$1 milhão em investimentos, deu origem ao projeto. A inauguração será amanhã, 27, às 9h30.
A inauguração terá bênção da imagem do Divino Espírito Santo, na Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar. Em seguida, haverá procissão em direção à nova capela. À entrada da procissão acontecerá Santa Missa Solene, bênção do espaço e dedicação do altar, tudo presidido pelo bispo diocesano de São João del-Rei, Dom Célio de Oliveira Goulart

História
Segundo o historiador responsável pela instalação do monumento em São João del-Rei, Carlos Magno de Araújo, a capela do Divino Espírito Santo existia no município de São Vicente de Minas há mais de 200 anos. Porém, o local era alvo de vandalismo. “Era uma capela muito bonita e cheia de artigos religiosos. Mas como se localizava em uma área rural, sofreu diversos atentados e furtos ao longo do tempo e acabou sendo muito difícil vigiá-la. A situação seguiu até restarem apenas três altares, o forro pintado, o arco do cruzeiro e o Púlpito, que são obras do importantíssimo pintor do período do rococó mineiro, Joaquim José de Natividade. Diante disso, por volta de 1988 os próprios moradores e o padre da época recorreram para que alguma coisa fosse feita para salvar os artigos que ainda restavam. Dessa maneira estabeleceu-se um acordo e as peças foram trazidas para São João, onde ficaram guardadas”, contou.
Depois disso, demorou muito até que fosse estabelecido um lugar adequando para os artigos ficarem. “Passaram-se anos de tentativas em encontrar um lugar, mas sempre havia empecilhos. Até que finalmente em 2006, através de recursos da Paróquia do Pilar, doações de fiéis e patrocínio de empresas, a igreja comprou um terreno confrontado ao cemitério do Rosário, e assim construiu-se o prédio, que será finalmente inaugurado”, contou.
E ressaltou: “É muito importante lembrar que a capela em São Vicente de Minas nunca deixou de existir. Ela existe e funciona até hoje, porém sem esses artigos religiosos, pelas questões de segurança. Dessa maneira, com a inauguração em São João, toda a comunidade católica se beneficiará, pois haverá a capela nas duas cidades e os objetos estarão em segurança. Além disso, fizemos réplicas dos que foram roubados para completar a capela”, disse.
O pároco da Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar, Padre Geraldo Magela da Silva, ressaltou a importância desse novo atrativo para a comunidade de São João, São Vicente de Minas e região. “O local terá função litúrgica. Serão realizadas missas e celebrações toda semana, inclusive com a possibilidade de casamentos. É importante lembrar que a capela é um local de reunião, adoração e celebração da fé e a arte é um complemento nessa questão”, concluiu.

Fonte: Gazeta de São João del-Rei . 26/05/2012

***

Capela de 250 abandonada é reaberta em Minas Gerais
Pedro Teixeira . CN Notícias . 01/06/2012

Uma capela de 250 anos abandonada na zona rural de uma cidade mineira foi reaberta em São João Del Rei no último domingo, dia de Pentecostes. Durante o restauro, uma surpresa: a raridade da pintura barrôca fez a nova capela adquirir estilo único entre todas já existentes nas cidades históricas de Minas Gerais.

Vídeo

 

Cadastre lideranças engajadas, sua ação sociocultural, seu projeto, produto, entidade, pesquisa, agenda cultural etc - contribua, complemente, atualize, curta e compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Instagram Compartilhar no Whatsapp Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA MUNICIPAL | CADASTRE GRATUITAMENTE A SUA AÇÃO SÓCIOCULTURAL