São João del Rei Transparente

Melhores Práticas

Ginástica para Todos . SJDR é beneficiada com projeto estadual

Descrição

Quem gosta de fazer exercícios físicos, não quer ou não pode pagar uma academia, agora tem a opção de se exercitar gratuitamente com o auxílio de profissionais e estagiários de Educação Física.
A iniciativa faz parte do projeto Ginástica para Todos, idealizado pelo Governo de Minas através da Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude (SEEJ) em parceria com a Federação Mineira de Ginástica (FMG). Os equipamentos utilizados foram doados pela administração estadual e disponibilizados em espaços públicos. Em São João del-Rei, o primeiro local a receber os aparelhos foi a Praça de Matosinhos.
A prefeitura, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Promoção Humana, é a responsável por viabilizar os profissionais que irão orientar os frequentadores da academia a céu aberto e, segundo o prefeito Nivaldo Andrade (PMDB), outros espaços da cidade devem receber os benefícios. “O Governo de Minas e a Prefeitura vão levar a academia para todas as praças. Só não vai fazer exercícios quem não quer”, comentou.

O Projeto
O Ginástica para Todos busca criar oportunidades para a realização de atividades físicas e de lazer orientadas em áreas públicas. Ele tem como objetivo ampliar a possibilidade da prática de exercícios a partir dos princípios das ginásticas rítmica e acrobática; da dança e do folclore, promovendo lazer saudável e proporcionando bem-estar físico, psíquico e social.
Além disso, a ideia do programa é favorecer o desempenho coletivo, respeitando as individualidades sem qualquer tipo de limitação, independente de sexo e idade. Com o projeto, jovens, adultos, idosos e portadores de deficiência são convidados a mudar os hábitos de vida em busca de melhoria da saúde, tendo a chance de aumentar o nível de exercícios físicos, reduzir o sedentarismo e os problemas causados pela falta de atividades.
As inscrições para participar do projeto já estão abertas na Secretaria Municipal de Assistência Social e Promoção Humana. Para se inscrever, basta apresentar documento de identidade nos horários de 8h às 10h e de 14h às 16h. Segundo a interlocutora de Projetos Sociais da secretaria, Maria Lúcia Teixeira de Oliveira, “a idade mínima para participar é de 13 anos e a máxima pode chegar até 100”.

Fonte: Gazeta de São João del-Rei . 24/12/2011

Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.