São João del Rei Transparente

Melhores Práticas

Campanha da FCA bate recorde de arrecadações

Descrição

Mais de 850kg de alimentos e 40 litros de óleo foram angariados pela Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) na campanha de arrecadação de alimentos em 2011. O número foi 58% superior ao coletado em 2010 e, com isso, os turistas e moradores da região que percorreram de trem o trajeto entre São João del-Rei e Tiradentes no ano passado, em períodos de baixa temporada, bateram recordes de solidariedade.

Quem participou da iniciativa de fevereiro a junho ou de agosto a novembro ainda ganhou descontos na tarifa do passeio, já que de R$22 a passagem caiu para R$ 5. “Pedimos um quilo de alimento por pessoa, mas há quem doe mais que isso, o que mostra que a comunidade realmente está disposta a colaborar com o próximo”, disse a especialista em Trens Turísticos da FCA, Cássia Almeida.

Doações recolhidas em 2011 cresceram 58% em relação a 2010 - Foto: Gazeta

Doações recolhidas em 2011 cresceram 58% em relação a 2010 - Foto: Gazeta

Ação Social
A campanha existe desde 1996, mas só no ano 2000 ela foi formalizada e se tornou um projeto da FCA, com doações direcionadas às instituições de caridade da região assim que os volumes são arrecadados. Em 2012 a mobilização continua.

Também com um caráter solidário, a FCA realizou outra campanha no mês de dezembro. Através de uma iniciativa dos próprios funcionários da ferrovia, houve um movimento para arrecadar brinquedos. “Apesar de essa ter sido uma ação realizada em um curto espaço de tempo, tivemos mais uma vez um forte envolvimento da comunidade, mobilizada para levar passatempos a crianças carentes no Natal”, afirmou Cássia.

Além de ter a oportunidade de ajudar as instituições que precisam com doações, os turistas e moradores aproveitam a paisagem ao passearem na Maria Fumaça. A locomotiva é apontada como um dos raros modelos a vapor operante em bitola de 76 centímetros. Há saídas diariamente entre as cidades de São João del-Rei e Tiradentes nos turnos da manhã e da tarde.

O percurso de 12 quilômetros é feito em 50 minutos. Outras informações pelo telefone (0**32) 3371-8485.

Fonte: Gazeta de São João del-Rei . 07/01/2012

Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.