Melhores Práticas
Turista é responsável por reforma de ponte em São João del-Rei
Descrição
Uma cidade turística é aquela tem um grande potencial para receber turistas, seja por suas belezas naturais, sua cultura, ou sua história. Parte-se do preceito que para receber bem os visitantes, deve-se manter a cidade limpa, os monumentos conservados e realizar ações que valorizam a cultura local.
Não é o que se vê em São João del-Rei. Famosa pelo seu passado inconfidente, pelas suas igrejas barrocas, suas pontes de pedras bicentenárias e por seu conjunto arquitetônico singular, a cidade encontra-se suja, com pichações em monumentos, placas informativas quebradas e pontes importantes em estado deplorável.
Um exemplo é a passarela que dá acesso ao antigo complexo ferroviário que abriga o mais antigo trem de passageiros em funcionamento no Brasil, a Maria Fumaça, que liga São João del-Rei à vizinha Tiradentes. A ponte encontra-se com sua ferragem torcida e com o cimento trincado. “A ponte nunca foi reformada, foi apenas pintada quatro vezes”, reclama Dalmir Tabanez de 58 anos e que há 34 trabalha como vendedor ambulante nas proximidades da passarela.
No entanto, há dois anos, a cidade recebeu a visita do engenheiro civil e professor universitário, Ilo Borba, 62 anos. “Fui a São João del-Rei para resgatar um pouco da história de vida de meu pai, que serviu o exército na cidade durante a década de 30”, diz.
Em sua visita a cidade, Borba, que é natural de Recife-PE, constatou o estado precário da passarela, tendo se comprometido a elaborar um projeto para reformá-la sem custos para a cidade. “Acho que se meu pai fosse vivo era o que ele desejaria que fosse feito”, conta.
O projeto ficou pronto no início de 2010, mas necessitou passar pela análise da Secretaria de Cultura e Turismo da Cidade de São João del-Rei, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural (CMPPC) e somente agora, mais de um ano depois, é que o mesmo foi aprovado.
Texto de André N. P. Azevedo
Fotos de André N. P. Azevedo e Arquivo Pessoal
Publicado no Observatório da Cultura . 08 de junho de 2011