São João del Rei Transparente

Melhores Práticas

Museu de Sant'Ana em Tiradentes

Descrição


Sant'Ana Mestra, datada do século XVIII, uma das 260 obras do acervo que vai ser instalado no museu em Tiradentes
Foto: Divulgação/Eugênio Sávio
Sant'Ana Mestra, datada do século XVIII, uma das 260 obras do acervo que vai ser instalado no museu em Tiradentes Divulgação/Eugênio Sávio

RIO - Após um impasse de quase seis meses, o Museu de Sant'Ana, que conta com um acervo de 260 imagens da santa, vai ser instalado em Tiradentes, no prédio da antiga cadeia pública da cidade mineira. O ponto final no imbróglio foi dado pela ministra da Cultura, Ana de Holanda, que garantiu, em um telefonema à dona do acervo, a empresária e colecionadora Ângela Gutierrez, a instalação do museu na cidade histórica. O secretário de Fomento e Incentivo à Cultura do ministério, Henilton Menezes, confirmou que o projeto já passou por todas as instâncias e está pronto para publicação no Diário Oficial.

- O processo está analisado, aprovado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e pela Comissão Nacional de Incentivo à Cultura (CNIC), homologado pela consultoria jurídica do MinC e aprovado pela Ministra de Estado da Cultura. Resta somente a comprovação da regularidade fiscal pelo proponente, que deve acontecer nos próximos dias - contou o secretário ao GLOBO, por e-mail, garantindo que o processo foi concluído dentro dos prazos normais de análise.

Ângela havia desistido, em fevereiro, de levar o projeto para Tiradentes e solicitou seu arquivamento junto ao Ministério da Cultura. Por conta da demora na aprovação do processo pelo Iphan, a intenção era levar o museu para Belo Horizonte. No entanto, na última quinta-feira, após a ligação da ministra, o órgão entrou em contato com Ângela para pedir a desistência do cancelamento e o retorno do projeto à pauta do ministério.

- As exigências do Iphan para a aprovação do projeto já tinham chegado ao limite. A Lei Rouanet não autoriza a modificação de imóveis tombados, como é o caso do prédio que vai abrigar o museu. Mas, como já trabalho há anos com isso, tive cuidado para que o projeto não agredisse o patrimônio histórico. A demora do Iphan não tem justificativa - diz Ângela, que já doou duas coleções ao Iphan de Minas: a do Museu de Artes e Ofícios, na capital mineira, e a do Museu do Oratório, em Ouro Preto. O acervo das Sant'Anas, com imagens da santa esculpidas em todas as regiões brasileiras no período barroco, do século XVII ao XIX, terá o mesmo destino.

O Iphan descarta ter criado obstáculos para a implantação do museu em Tiradentes. De acordo com nota enviada pelo órgão, "o projeto arquitetônico foi protocolado no escritório técnico do Iphan e, após tramitação nas três instâncias necessárias (escritório técnico, superintendência e presidência), o mesmo foi devidamente aprovado ainda em 2011". Após a aprovação, o projeto foi encaminhado novamente ao MinC. No entanto, Ângela alega que, além de o órgão ter feito várias concessões ao projeto original, a análise do Iphan cortou um terço do valor total a ser captado pela Lei Rouanet: a proposta inicial era de R$ 2,2 milhões e só R$ 1,5 milhão foi aprovado.

A demora para a aprovação do processo e a ameaça de desistência por parte de Ângela não tiveram boa repercussão em Tiradentes. Na última segunda-feira, mais de cem moradores protestaram em frente à cadeia e fizeram um abaixo-assinado a favor da instalação do museu na cidade. Para Ângela, a vontade da população de Tiradentes foi fundamental para a mudança de postura do ministério e do Iphan.

- No mesmo dia do protesto, a ministra me ligou, dando apoio ao museu. Fiquei muito feliz, afinal a própria população comprou a ideia e fez valer sua vontade. O museu vai ser um dos maiores atrativos turísticos da cidade. Sant'Ana tem uma iconografia muito ligada a Minas Gerais, desde a época da escravidão, quando, dentro das minas de ouro, brancos e negros pediam sua proteção. A partir daí, a santa, avó de Jesus e mãe de Maria, virou protetora do estado - explicou Ângela. Pelo jeito, a santa de casa fez milagre.

*Rafael Soares participa do programa de estágio da Infoglobo.


Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/cultura/apos-seis-meses-de-impasse-ministra-da-cultura-garante-museu-de-santana-em-tiradentes-4815408#ixzz1uHcLdE39
© 1996 - 2012. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

Fonte: O Globo Cultura . 2012
 
Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.