São João del Rei Transparente

Melhores Práticas

Entidades se Mobilizam em Prol do Ambiente . Março/2012

Descrição

“Mostrar para as pessoas que não basta falar sobre preservação do meio ambiente. É necessário ir além e agir para que a situação não fique cada vez pior”. Foi o que explicou o encarregado de sistemas da Copasa e presidente do Comitê de Bacias Hidrográficas Vertentes do Rio Grande GD2, Aurélio Suene, para se referir ao mutirão realizado na manhã da sexta-feira, 2, na Ponte do Bezerrão, em São João del-Rei, para retirada do lixo trazido pelas enchentes no início de 2012.

Na ocasião, foi realizada uma limpeza do rio das Mortes na área que passa pela Ponte do Bezerrão que estava com aparência de um verdadeiro depósito de lixo. Com o auxílio da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, entre outros, mais de vinte homens do Exército trabalharam com o auxílio de um barco e diversos sacos plásticos que saíram abarrotados de materiais como garrafas de plástico, sacolas, vidros, restos de objetos e vários outros tipos de entulhos que foram arrastados pelas chuvas.

De acordo com o presidente, o mutirão foi uma iniciativa do Comitê de Bacias GD2 e da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa). Ele informou ainda que o trabalho visou provocar reflexão nas pessoas quanto à preservação ambiental. “É uma forma de sensibilizarmos a população. É um ato simbólico, pois não vamos resolver a situação da limpeza das margens do Rio das Mortes apenas com essa ação. Mas pretendemos fazer com que as pessoas passem a pensar melhor antes de jogar lixo em qualquer lugar e assim melhorar aos poucos a situação da região e diminuir problemas como este”, explicou.

E completou. “Reduzir o uso de sacolas plásticas é um bom começo. Não deveria nem precisar existir uma lei municipal para isso, pois é uma questão da consciência de cada um. Além disso, a poluição acaba se tonando uma imagem negativa para São João del-Rei, que é uma cidade que recebe alto número de turistas”, comentou.

O gerente do Distrito da Estrada Real, Wilson Milani concordou. “A solução para os problemas das questões ambientais não partem só da consciência e das intenções, elas tem resultados a partir das ações. O Rio das Mortes é muito importante, pois passa por diversas cidades, mas infelizmente estamos vendo a degradação dele. Iniciativas como esta são importantíssimas pois representam um primeiro passo no trabalho de cuidar da natureza”, disse.


Fonte: Gazeta de São João del-Rei . 10 de março de 2012
Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.