São João del Rei Transparente

Melhores Práticas

Células Rurais Sustentáveis: Coronel Xavier Chaves

Descrição

Propriedades Produtoras de Água

Será lançado dia 21 de novembro de 2008, o concurso “Células rurais sustentáveis - Propriedades produtoras de águas”, destinado aos produtores e proprietários rurais do município de Coronel Xavier Chaves. A solenidade de lançamento do concurso será realizada às 19h, no Centro Social, que fica no Parque de Exposições de Coronel Xavier Chaves.
“O objetivo é premiar aqueles que realizarem os melhores trabalhos referentes à proteção de nascentes e cursos d’água, bem como outras ações em benefício do meio ambiente”, explica um dos coordenadores do prêmio, Fábio Luís Vellozo de Mello, analista ambiental do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade.
Entre estas ações, estão a prevenção contra fogo e não utilização de queimadas; proteção de áreas de preservação permanente; restabelecimento e proteção das matas ciliares; adoção de práticas conservacionistas na propriedade rural; elaboração e desenvolvimento de processos de produção pecuária com princípios da produção orgânica de alimentos; plantio de árvores nativas; recuperação de áreas degradadas, entre outras.
Uma comissão fará a avaliação das propriedades, mediante visitas. Todos os prêmios serão em dinheiro mais horas de trator. O primeiro colocado ganha R$5 mil, além do certificado “Guardião das Águas”.
As inscrições ficam abertas até 31 de dezembro e podem ser realizadas na Emater ou Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Coronel Xavier Chaves, onde será entregue o edital, com todas as regras do concurso. O período de avaliação das atividades desenvolvidas vai até 22 de março do ano que vem.
O concurso “Células rurais sustentáveis- Propriedades produtoras de águas”, é realizado pela Associação Rural e Comunitária de Coronel Xavier Chaves (Arcel), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, Prefeitura Municipal de Coronel Xavier Chaves e Emater, com apoio da Aplei, CMDRS, IEF, Ima, Epamig, UFSJ e Coposa. São patrocinadores a Cia Industrial Fluminense, Cemig, Granha Ligas e Credivertentes.

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones:
(32) 3356-1264/ 3357-1235 ou 3357-1203
Todos os produtores rurais do município estão convidados para o lançamento do concurso.
 

Para mais informações/imagens sobre este tema, utilize o SISTEMA DE BUSCA de nosso portal 
Colabore com este Portal compartilhando suas fotos, documentos e ação/projeto cultural.
Registraremos esta colaboração e todos os créditos.  Envie por favor para o nosso
contato.
Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.