a cidade com que sonhamos é a cidade que podemos construir

la ciudad que soñamos es la ciudad que podemos construir

the city we dream of is the one we can build ourselves

la cittá che sognamo é la cittá che possiamo costruire

la ville dont on rêve c’est celle que nous pouvons construire

Melhores Práticas

Relatório do Unicef comprova avanço de Minas nas políticas públicas para adolescentes

Descrição

“Minas Gerais é um estado ainda com muitas desigualdades regionais. Temos regiões com grau menor de desenvolvimento. Então, apresentar indicadores melhores que o indicador médio brasileiro, significa um grande esforço, do Estado como um todo, para superar estas desigualdades e apresentar um resultado positivo”.
Antonio Anastasia

O Fundo das Nações Unidas para a infância (UNICEF) acaba de divulgar um relatório sobre a situação da adolescência brasileira em 2011. Como Minas Gerais aparece neste levantamento, Governador?

Antonio Anastasia: O Unicef, com a sua credibilidade de órgão das Nações Unidas, fez um amplo diagnóstico da situação da adolescência no Brasil. E Minas Gerais apresentou resultado muito positivo. Nós não só evoluímos em praticamente todos os indicadores, mas também ficamos além da média brasileira. O que demonstra de fato o grande esforço feito, ao longo dos últimos anos, na nossa política pública de apoio a adolescência, tanto na educação quanto na saúde quanto na assistência social e mesmo na segurança pública. São indicadores muito positivos, já tornados públicos, o que demonstra, de fato, como Minas Gerais tem hoje uma política inclusiva destes jovens e de desenvolvimento. É bom observar que Minas Gerais, como todos sabemos, é um estado ainda com muitas desigualdades regionais. Temos regiões com grau menor de desenvolvimento. Então, apresentar indicadores melhores que o indicador médio brasileiro, significa um grande esforço, do Estado como um todo, para superar estas desigualdades e apresentar um resultado positivo.

No campo social e na área de segurança pública, que avanços foram identificados em Minas Gerais?
 
Antonio Anastasia: Nós conseguimos reduzir o número de jovens com indicadores de pobreza. Conseguimos aumentar o número de jovens com indicadores positivos na área da educação, da sua qualificação. E na área da segurança, uma redução expressiva do número de jovens envolvidos na criminalidade, especialmente vítimas de homicídio. Então este é um dado muito importante, nós estamos poupando vidas e, ao mesmo tempo, acreditando firmemente que estes projetos sociais – como o Fica Vivo!, como o Poupança Jovem, como o PEP, que é o Programa de Educação Profissional – estão dando alternativas aos nossos jovens para não se imiscuírem na criminalidade e ao mesmo tempo terem um futuro promissor com oportunidades que o governo e a sociedade estão oferecendo.  Todos os indicadores do UNICEF têm apresentado esta melhoria que é muito positiva para Minas Gerais.

Governador, o senhor citou o PEP, o Programa de Educação Profissional. Como este programa, além de outros programas sociais que o Governo de Minas desenvolve, tem atuado em favor dos adolescentes?
 
Antonio Anastasia: Bem, especialmente no caso do PEP é um programa fundamental. Vivemos hoje, felizmente, em Minas Gerais, um momento de muita busca pelo emprego. Estamos atraindo muitas empresas e oferecendo muitos empregos.  Mas para se obter esses empregos, especialmente os de melhor qualidade, há necessidade de haver uma qualificação pelos jovens. Por isso mesmo, o Governo de Minas criou o PEP, que é o Programa de Educação Profissional em parceria com instituições da sociedade civil e também com o sistema S, o Senai, o Senac e outras instituições para qualificar o jovem em áreas específicas onde exista aquela vocação regional para aquela atividade econômica. E este jovem passa então a ter uma boa oportunidade de ingressar num emprego de qualidade. O PEP, pois, é um passo fundamental, mas não está sozinho. Permita-me lembrar o Poupança Jovem, que também é um programa muito importante no qual nossos alunos adolescentes, do nível médio no ensino público estadual, recebem um estímulo através da bolsa para, não só concluir bem o seu curso, mas ao mesmo tempo as áreas de cidadania e de comportamento adequado são muito estimuladas.

Fonte : Agência Minas, 28 de dezembro de 2011.

 

Cadastre lideranças engajadas, sua ação sociocultural, seu projeto, produto, entidade, pesquisa, agenda cultural etc - contribua, complemente, atualize, curta e compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Instagram Compartilhar no Whatsapp Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA MUNICIPAL | CADASTRE GRATUITAMENTE A SUA AÇÃO SÓCIOCULTURAL