a cidade com que sonhamos é a cidade que podemos construir

la ciudad que soñamos es la ciudad que podemos construir

the city we dream of is the one we can build ourselves

la cittá che sognamo é la cittá che possiamo costruire

la ville dont on rêve c’est celle que nous pouvons construire

página inicial | ser nobre é ter identidade | rede colaborativa pró-agenda 2030

Melhores Práticas

Técnica japonesa transforma pedaços de tecido em objetos úteis

Descrição

Com o nó certo é possível fazer bolsas de diversos tamanhos e economizar no uso das sacolas plásticas.

Roberto Kovalick Tóquio
 



 


Isao Yokoyama usa roupas de samurai, os antigos guerreiros japoneses, mas ele é um samurai moderno, que usa a internet para vencer a guerra contra o desperdício e a favor da ecologia.

O jovem tem um blog e faz vídeos mostrando uma antiga técnica japonesa chamada furoshiki, que usa apenas lenços para embalar qualquer coisa, dispensando sacolas plásticas e de papel.

Até os japoneses se surpreendem. É só aprender a dobrar os lenços e fazer os nós corretamente, que dá para embalar o que gente quiser. A grande vantagem é que os lenços podem ser usados centenas de vezes.

Acompanhe o Jornal Hoje também pelo twitter e pelo facebook.

Isao Yokoyama explica que o básico é aprender o nó. Veja no vídeo como fazer um nó que aguente o peso das compras e não abra facilmente. A partir deste nó básico ele ensina como fazer outros objetos, como uma bolsa, com alça curta ou longa; uma carteira para guardar moedas e até uma espécie de boné que protege o pescoço do sol.

Essa técnica japonesa também é ecológica porque elimina a necessidade de sacolas plásticas na hora das compras. Para ver o furoshiki aplicado na prática, o samurai comprou ingredientes para um jantar e uma garrafa de suco em um mercadinho de bairro. No caixa, ele mesmo embrulha tudo. Não precisa nem de embalagem para proteger a garrafa de suco, basta um lenço e algumas dobras e nós para fazer uma sacola de plástico economizada."Nós pedimos colaboração dos nossos clientes para que eles tragam bolsas ou sacolas para compras com o objetivo de reduzir o uso de sacola plástica. Para mim, seria uma grande satisfação ver cada vez mais pessoas seguindo o exemplo dele e usando o furoshiki no dia a dia."Isao conta que aprendeu a técnica com a avó e há 10 anos não usa sacolas plásticas, a não ser para enrolar peixe e outros produtos molhados.

Fonte: Jornal Hoje

Cadastre lideranças engajadas, sua ação sociocultural, seu projeto, produto, entidade, pesquisa, agenda cultural etc - contribua, complemente, atualize, curta e compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Instagram Compartilhar no Whatsapp Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA MUNICIPAL | CADASTRE GRATUITAMENTE A SUA AÇÃO SÓCIOCULTURAL