São João del-Rei | Tiradentes | Ouro Preto
Transparentes

ser nobre é ter identidade

Melhores Práticas

Cemig conquista Troféu Transparência pela oitava vez consecutiva

Descrição

Mais informações
CEMIG em São João del-Rei e região/Local . Ações sócio-culturais

A qualidade e a clareza das demonstrações financeiras da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) foram reconhecidas novamente. A empresa venceu pela oitava vez consecutiva o Troféu Transparência, concedido pela Anefac-Fipecafi-Serasa Experian, e foi homenageada também pela trajetória histórica na premiação.

A Cemig foi premiada na categoria “Empresas de Capital Aberto” com faturamento acima de R$ 8 bilhões, entre as dez empresas de capital aberto com as melhores demonstrações financeiras do país. O Troféu Transparência avalia a qualidade e o grau das informações contidas nas demonstrações e notas explicativas, a transparência das informações prestadas, a qualidade e consistência do relatório de administração, a aderência aos princípios contábeis, entre outros.

Para o superintendente de Controladoria da Cemig, Leonardo George de Magalhães, a premiação vem após um desafio enfrentado pelas empresas: o recente processo de harmonização da contabilidade brasileira às normas internacionais, que foi a maior mudança na contabilidade do País desde a promulgação da Lei das SAs, em 1976. “No caso específico do setor elétrico, esse desafio foi ainda maior, pois uma parcela significativa dos novos procedimentos somente foram definidos ao final de 2010, o que implicou um período muito reduzido para a adaptação das demonstrações contábeis da Cemig aos novos padrões de contabilidade”.

As concorrentes também são avaliadas nas categorias “Empresas de Capital Aberto” com faturamento de até R$ 8 bilhões e “Empresas de Capital Fechado”. A análise e classificação são feitas a partir de critérios técnicos, estabelecidos pela Fundação Instituto de Pesquisa Contábeis, Atuariais e Financeiras (Fipecafi).

Troféu Transparência
Criado em 1997, o Prêmio Anefac – Fipecafi – Serasa Experian incentiva a transparência corporativa no mercado. As vinte finalistas do XV Troféu Transparência foram selecionadas entre mais de 700 balanços contábeis avaliados em 2011 e as vinte melhores companhias foram eleitas nas três categorias da premiação, entre elas a Cemig.

A cerimônia de entrega do XV Troféu Transparência às empresas destaque aconteceu nessa quinta-feira (22), em São Paulo.

Fonte: Agência Minas

*
**

Cemig implanta projetos ambientais em São João del-Rei

A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) informou, na semana passada, que irá implantar o projeto "Peixe vivo" até o fim do ano em São João del Rei e fornecerá mudas para o reflorestamento da margem do Rio das Mortes. A notícia foi divulgada durante um encontro com funcionários da Cemig e a imprensa da região. O evento ocorreu na usina hidrelétrica de Itutinga, quando também foram apresentados os programas ambientais desenvolvidos pela empresa.

O gerente de manutenção dos ativos de geração do centro-sul da companhia, Demétrio Alexandre Ferreira, disse que a Cemig firmou uma parceria com a APAE de São João del Rei, em que as crianças da instituição irão fazer, no final do ano, o reflorestamento da margem do Rio das Mortes. "Este rio está sofrendo um processo de assoreamento muito grande e o plantio de árvores, vai minimizar a situação", informou o gerente.

Segundo Ferreira, existem quatro programas ambientais que atendem a população regional na estação de Itutinga. "Possuímos um horto florestal, que produz mudas nativas, destinadas para a proteção das nascentes e arborização urbana. Produzimos alevinos que são soltos nos rios e córregos tributários do Alto Rio Doce e fazemos um cadastro e estudo comportamental desses peixes, projeto este denominado Peixe Vivo. Possuímos um trabalho de educação ambiental, no qual ministramos palestras e promovemos visitas de crianças na hidrelétrica e por fim recuperamos os animais apreendidos pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Ibama) e pelo Instituto Estadual de Floresta (IEF) e realizamos a soltura em seus ambientes naturais".

Segundo dados da empresa, em 2008 o programa florestal distribuiu mais de 140mil mudas e também foram soltos mais de oito milhões de alevinos nos rios da região.

Fonte: Gazeta de São João del-Rei . 01/08/09

Cadastre lideranças engajadas, sua ação sociocultural, seu projeto, produto, entidade, pesquisa, agenda cultural etc - contribua, complemente, atualize, curta e compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Instagram Compartilhar no Whatsapp Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA MUNICIPAL | CADASTRE GRATUITAMENTE A SUA AÇÃO SÓCIOCULTURAL