São João del Rei Transparente

Melhores Práticas

Projeto Ginástica para Todos

Descrição

Projeto Ginástica para Todos chega a mais 20 municípios

A Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude (SEEJ) e a Federação Mineira de Ginástica (FMG) firmaram convênio nesta terça-feira (29) com 20 municípios para a implantação do projeto “Ginástica para Todos”. Com a assinatura dos convênios pelo secretário de Estado de Esportes e da Juventude, Braulio Braz, e a presidente da FMG, Therezinha Ribeiro Bomfim, subiu para 139 o total de municípios beneficiados com a entrega de conjuntos com oito equipamentos de ginástica a serem instalados em praças públicas. O programa foi lançado em setembro, com a celebração de 119 convênios.

“O Projeto Ginástica para Todos foi concebido para incentivar a prática regular de atividade física e da convivência solidária, e a adoção de um estilo de vida ativo e saudável pelas crianças, jovens, adultos e idosos, proporcionando o aumento da qualidade de vida dos mineiros de todas as idades”, explicou Braulio Braz.“A Federação Mineira de Ginástica busca o fomento da prática da atividade física orientada e esses convênios são de fundamental importância para que possamos implantar o projeto em Minas Gerais”, completou a presidente da FMG, Therezinha Ribeiro Bomfim.

Assinaram convênio pessoalmente ou através de representantes legais os prefeitos de Alvinópolis, João Batista Mateus de Moraes; Astolfo Dutra, Arcílio Venâncio Ribeiro; Ataléia, Geraldo Dias Amador; Carmo da Mata, Milton Salles Neto; Divinópolis, Vladimir de Faria Azevedo; Gonçalves, Luiz Rosa da Silva; Governador Valadares, Elisa Maria Costa;  Jampruca, Eduardo Sales Mariano; Leme do Prado, Wilmar Adão Barroso; Miraí, Sergio Luiz Resende; Muriaé, José Braz; Paraisópolis, Sérgio Wagner Bizarria; Pedrinópolis, Fausto Ferreira da Silva; Planura, João Gangini; Pompéu, Joaquim Campos Reis; Ponto dos Volantes, Cândido Ferraz Alves; Rio Piracicaba, Gentil Alves Costa; São Gonçalo do Pará, Ângelo José Roncalli de Freitas; São João do Manteninha, Fernando de Alencar Almeida; e São João Nepomuceno, Edmea Moreira Machado. 

Ginástica para Todos

O programa foi lançado em setembro e tem o objetivo de criar oportunidades para a prática de atividade física e de lazer orientada em espaço público. A média é de cinco mil atendimentos por mês nas praças de esportes. O governo repassa aos municípios os equipamentos e uma placa que explica como utilizá-los. Às prefeituras cabe, em contrapartida, a contratação de profissionais para a orientação da prática esportiva.
O projeto é coordenado pela Federação Mineira de Ginástica (FMG). A Secretaria de Estado de Esportes e Juventude que faz o repasse dos equipamentos.

Fonte: Agência Minas, 29 de Novembro de 2011


***


Minas Gerais lança projeto Ginástica para Todos

O Governo de Minas lançou, nesta terça-feira (20/09), o projeto ‘Ginástica para Todos’ que busca criar oportunidades para a prática de atividade física e de lazer orientada em espaço público. Em todo o Estado, 119 municípios receberão um conjunto com oito equipamentos para atividades físicas. O projeto é da Secretaria de Estado de Esportes e Juventude (Seej), em parceria com a Federação Mineira de Ginástica (FMG).

Serão entregues 124 conjuntos de equipamentos. Cada um custa R$ 16,8 mil e contém oito equipamentos para prática de diferentes exercícios. Do total de municípios, 91 receberão dois equipamentos específicos para deficientes físicos. A média será de cinco mil atendimentos por mês nas praças de esportes. O governo repassa aos municípios os equipamentos e uma placa que explica como utilizá-los. Às prefeituras cabe, em contrapartida, a contratação de profissionais para a orientação da prática esportiva.

“O lançamento desse projeto, com a entrega de 124 conjuntos de equipamentos de ginástica a 119 municípios de todas as regiões de Minas Gerais, dos quais 91 receberam também dois equipamentos voltados para a prática de ginástica de pessoas com deficiência, reflete com clareza e de forma inquestionável o compromisso do Governo do Estado com o desenvolvimento do esporte em todo o território mineiro”, avaliou o secretário de Estado de Esportes e da Juventude, Braulio Braz.

Braulio Braz considerou significativos os seus objetivos do projeto. “O Projeto Ginástica para Todos foi concebido para incentivar a prática regular de atividade física e da convivência solidária, e a adoção de um estilo de vida ativo e saudável pelas crianças, jovens, adultos e idosos, proporcionando o aumento da qualidade de vida dos mineiros de todas as idades”, explicou o secretário.

Falando em nome dos prefeitos dos municípios agraciados, o prefeito de Jesuânia, Luiz Fernando Noronha Pereira, o Tourinho, afirmou que o Governo do Estado vem investindo em outras nos municípios do interior do Estado, como comprova a instalação das praças de esportes. “Este é um programa feito para todos, as crianças, os jovens os adultos e as pessoas da terceira idade”, explicou a presidente da Federação Mineira de Ginástica, Therezinha Bomfim, a quem caberá a promoção da prática esportiva nas praças.

Confira a lista dos municípios beneficiados: 

Água Boa

Alto Caparaó

Andradas

Barão do Monte Alto

Barroso

Belo Horizonte (será contemplado em três espaços públicos)

Bom Jesus do Galho

Bom Repouso

Borda da Mata

Caeté (Distrito Morro Vermelho)

Caldas

Cambuquira

Carmo da Cachoeira

Carmo do Paranaíba

Claro dos Poções

Coração de Jesus

Coroaci

Coronel Murta

Corrego do Bom Jesus

Corrego Novo

Cristais

Datas

Desterro de Entre Rios

Desterro do Melo

Diamantina

Divino

Divinolândia de Minas

Divisa Nova

Dom Bosco

Dores do Indaiá

Durandé

Espera Feliz

Faria Lemos

Fervedouro

Goiabeira

Grão -Mogol

Guaxupé

Ibiaí

Icaraí de Minas

Inconfidentes

Ipaba

Ipanema

Ipatinga

Iraí de Minas

Itaguara

Itajubá

Itamarandiba

Itambacurí

Itapagipe

Itapecerica

Iturama

Jesuânia

Lagoa Dourada

Laranjal

Leopoldina

Lima Duarte

Luz

Manhuaçu

Maravilhas

Maria da Fé

Marilac

Maripá de Minas

Mata Verde

Mercês

Mindurí

Monte Carmelo

Morada Nova de Minas

Muriaé (será contemplado em dois espaços públicos)

Nova Ponte

Olimpio de Noronha

Orizânia

Ouro fino

Ouro Preto - Dist. Cachoeira Campo

Pará de Minas

Patrocínio

Patrocínio do Muriaé

Pedra do Anta

Pequeri

Perdigão

Perdizes

Piedade dos Gerais

Pintópolis

Queluzito

Raul Soares

Rio Casca

Rodeiro

Romaria

Rubim

Sabará (será contemplado em dois espaços público)

Sacramento

Salinas

Santa Rita do Sapucaí

Santa Rosa da Serra

Santana do Manhuaçu

Santo Antônio do Monte

São Domingos das Dores

São Gotardo

São João da Ponte

São João del Rei

São João do Manhuaçu

São João Evangelista

São José da Barra

Sardoá

Senador Cortes

Serra Azul de Minas

Sete Lagoas

Três Corações

Ubaí

Uberaba (será contemplado em dois espaços públicos).

Uberlandia (futel)

Unaí

Vieiras

Virgínia

Virginópolis

 
Fonte: Agência Minas
Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.