São João del Rei Transparente

Melhores Práticas

ONG Atuação recolhe material usado para fabricar sabão

Descrição

A Organização Não-Governamental (ONG) Atuação está trabalhando pela preservação do meio ambiente através do projeto Atuação Ecológica. A ação, que começou a ser estruturada em outubro de 2010 e foi efetivada no início do ano, recicla óleos de cozinha usados, transformando-os em sabões em barra, utilizados na lavagem roupas e louças.
Em seis meses de funciona mento da Atuação Ecológica, cerca de 1.100 litros de óleo foram convertidos em 1.000 unidades de 200g de sabão em barra, que são vendidas a R$1. "A população está com uma participação bem expressiva, contribuindo bastante. Estabelecimentos como pastelarias e restaurantes estão fazendo doações", afirmou a presidente da ONG, Lívia Carvalho Guimarães.

Segundo ela, a equipe conta com 22 postos de coleta em São João del-Rei, Santa Cruz de Minas e Tiradentes. "As pessoas depositam o óleo utilizado, depois de o ter o guardado em garrafas PET ou potes de vidros. Recolhemos o material e o encaminhamos para uma mini-cooperativa de mulheres que, por algum motivo, não podem trabalhar fora de casa. Ali elas irão produzir o sabão que depois irão produzir o sabão que depois será recolhido, embalado por nós da ONG e encaminhado para parceiros que nos ajudam a vendê-lo", comentou.

A verba arrecadada com a venda do produto final é dividida entre a ONO e a mini- cooperativa. "Entramos com o óleo e elas com o restante do material necessário para a produção do sabão. Com o dinheiro, auxiliamos o pagamento do cômodo da sede da ONG, além de outras despesas como luz, água e a gasolina do carro que utilizamos para buscar o óleo”, disse a presidente. Segundo ela, a mini-cooperativa conta com duas mulheres. "Estamos estruturando o projeto. Nossa maior dificuldade é na logística para buscar o óleo e distribuir o sabão. Se aumentarmos a produção, não conseguiremos vender tudo", disse.
Quem quiser se informar sobre a iniciativa ou conferir os pontos de coleta de óleo pode entrar no site www.ongatuacao.com, enviar um e-mail para a ong_atuacao@hotmail.com ou contactar pelo telefone (0**32) 8415-8333.

Fonte: Gazeta de SJDR, 27 de agosto de 2011

Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.