São João del Rei Transparente

Melhores Práticas

XIV Festival de Gastronomia de Tiradentes

Descrição

Terminou no último domingo, 28 de agosto, o XIV Festival de Cultura e Gastronomia de Tiradentes. Durante os 10 dias de atividades, estima-se que dezenas de milhares de pessoas passaram pela cidade em razão do festival, recendo um público, apenas nos dois fins de semana, de cerca de35 mil visitantes. Vinte e oito cursos aconteceram ao longo do festival, com cerca de 60 alunos em ada, além, ainda, de 15 festin e diversas outras atividades culturais, gastronômicas e sociais.
Já consagrado como um dos maiores eventos de alta gastronomia no Brasil, o Festival surgiu em 1998, pretendendo reunir chefs de cozinha e artistas conceituados. Nesta que foi sua 14ª edição, o evento levou até Tiradentes atrações como shows de grandes artistas da música nacional, espetáculos teatrais, cursos de culinária, degustações, feiras e exposições. A cidade recebeu nomes de alta gastronomia como o chef Alex Atala e os shows com a cantora Céu e o cantor Ed Motta.

Sucesso
Uma das pessoas que prestigiaram o evento foi a psicóloga Maria Helena Mendonça, de Belo Horizonte, que veio com os filhos participar das atividades do festival. Maria Helena, que diz ter assistido a shows e exposições, se mostra muito satisfeita com o que presenciou. “É a primeira vez que venho a Tiradentes e foi ótimo ter sido justo na ocasião do Festival. A cidade respira cultura e é, também, o melhor palco para todas essas atividades ligadas à gastronomia”, declarou.
Para o secretário de Turismo d Tiradentes, Felipe Wagner Gomes Barbosa, o salto final foi muito positivo para a cidade. Ele ressalta que, “além da mídia espontânea direta e indireta, (o festival) faz propaganda para a cidade, o que é muito interessante”. O secretário ainda menciona as vantagens para a economia do município, dizendo que “os restaurantes estavam todos cheios, a cidade movimentada, e o festival ainda gera empregos, através da contratação de pessoas para trabalhar em restaurantes e pousadas ”, por exemplo.  De acordo com Felipe Barbosa, o gasto estimado de um casal de turistas em um fim de semana na cidade pode variar entre R$2.500 e R$3.000, incluindo hospedagem, alimentação e aquisições com turismo – como a compra de produtos de artesanato.

Fonte: Folha das Vertentes, 1ª quinzena de setembro de 2011

Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.