a cidade com que sonhamos é a cidade que podemos construir

la ciudad que soñamos es la ciudad que podemos construir

the city we dream of is the one we can build ourselves

la cittá che sognamo é la cittá che possiamo costruire

la ville dont on rêve c’est celle que nous pouvons construire

Melhores Práticas

XIV Festival de Gastronomia de Tiradentes

Descrição

Terminou no último domingo, 28 de agosto, o XIV Festival de Cultura e Gastronomia de Tiradentes. Durante os 10 dias de atividades, estima-se que dezenas de milhares de pessoas passaram pela cidade em razão do festival, recendo um público, apenas nos dois fins de semana, de cerca de35 mil visitantes. Vinte e oito cursos aconteceram ao longo do festival, com cerca de 60 alunos em ada, além, ainda, de 15 festin e diversas outras atividades culturais, gastronômicas e sociais.
Já consagrado como um dos maiores eventos de alta gastronomia no Brasil, o Festival surgiu em 1998, pretendendo reunir chefs de cozinha e artistas conceituados. Nesta que foi sua 14ª edição, o evento levou até Tiradentes atrações como shows de grandes artistas da música nacional, espetáculos teatrais, cursos de culinária, degustações, feiras e exposições. A cidade recebeu nomes de alta gastronomia como o chef Alex Atala e os shows com a cantora Céu e o cantor Ed Motta.

Sucesso
Uma das pessoas que prestigiaram o evento foi a psicóloga Maria Helena Mendonça, de Belo Horizonte, que veio com os filhos participar das atividades do festival. Maria Helena, que diz ter assistido a shows e exposições, se mostra muito satisfeita com o que presenciou. “É a primeira vez que venho a Tiradentes e foi ótimo ter sido justo na ocasião do Festival. A cidade respira cultura e é, também, o melhor palco para todas essas atividades ligadas à gastronomia”, declarou.
Para o secretário de Turismo d Tiradentes, Felipe Wagner Gomes Barbosa, o salto final foi muito positivo para a cidade. Ele ressalta que, “além da mídia espontânea direta e indireta, (o festival) faz propaganda para a cidade, o que é muito interessante”. O secretário ainda menciona as vantagens para a economia do município, dizendo que “os restaurantes estavam todos cheios, a cidade movimentada, e o festival ainda gera empregos, através da contratação de pessoas para trabalhar em restaurantes e pousadas ”, por exemplo.  De acordo com Felipe Barbosa, o gasto estimado de um casal de turistas em um fim de semana na cidade pode variar entre R$2.500 e R$3.000, incluindo hospedagem, alimentação e aquisições com turismo – como a compra de produtos de artesanato.

Fonte: Folha das Vertentes, 1ª quinzena de setembro de 2011

Cadastre lideranças engajadas, sua ação sociocultural, seu projeto, produto, entidade, pesquisa, agenda cultural etc - contribua, complemente, atualize, curta e compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Instagram Compartilhar no Whatsapp Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA MUNICIPAL | CADASTRE GRATUITAMENTE A SUA AÇÃO SÓCIOCULTURAL