Melhores Práticas
Comenda da Liberdade e Cidadaniam - Medalha . São João del-Rei, Ritápolis e Tiradentes
Descrição
São João del-Rei Blog
Apresentação da Orquestra Sinfônca de Minas Gerais . Comenda da Liberdade e Cidadania
Comenda da Liberdade e Cidadania . Wainer Ávila - Vice chanceler da Medalha e presidente do Instituto da Liberdade . discurso
Comenda da Liberdade e Cidadania . Walquíria Domingues
Mais informações
Prefeituras realizam Comenda da Liberdade
As prefeituras das cidades de Ritápolis, São João del-Rei e Tiradentes comemoram amanhã, 10, os 267 anos de batismo de Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, mártir da Inconfidência Mineira, completados oficialmente na próxima terça-feira, 12. No evento, personalidades e entidades que representam os ideais de liberdade e cidadania receberão uma importante homenagem.
Comenda irá homenagear mais de 100 pessoas – Foto: Divulgação \ Internet
A 3ª Comenda da Liberdade e Cidadania irá contemplar mais de 100 pessoas e entidades na Fazenda do Pombal, berço de Tiradentes.
Todos os anos essa medalha é entregue a cidadãos mineiros, brasileiros e estrangeiros que contribuíram com o desenvolvimento socioeconômico, turístico e cultural da região, de Minas Gerais – principalmente na região do Rio das Mortes – e do país. “A principal função da Comenda, além de condecorar aqueles que se destacaram no cenário nacional, é de despertar nos cidadãos, principalmente nos jovens, o sentimento de nacionalidade”, explicou o chanceler da iniciativa, Eugênio Ferraz.
Neste ano a organização da Comenda da Liberdade será feita pela prefeitura de Ritápolis. Segundo o secretário de Cultura e Turismo do município, Jaci Mauro Damasceno, o evento terá início às 10h, com a entrega das medalhas e dos certificados da comenda, e se estenderá até por volta das 13h. “As programações do evento ainda não foram totalmente definidas, mas provavelmente teremos uma palestra com o tema ‘O Auto da Devassa’, que conta a vida de Tiradentes, e uma apresentação musical”, contou Damasceno.
Quando perguntado sobre quem seriam as pessoas, autoridades e entidades agraciadas no evento, Ferraz disse que “preferiria não citar os condecorados por causa da surpresa na hora da premiação”. E completou: “Houve indicações das prefeituras das três cidades e dos presidentes das três Câmaras, além de institutos históricos e culturais da região. Haverão agraciados de todo o país, pessoas de projeção, que trazem o desenvolvimento de uma forma direta ou indireta para o evento”.
Fazenda do Pombal
Berço de Joaquim José da Silva Xavier, a Fazenda do Pombal, hoje, além de ser um importante patrimônio histórico, é uma reserva ecológica administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), órgão vinculado ao Ministério do Meio Ambiente. Segundo Damasceno, as portas da fazenda estarão abertas para toda a população que se interessar em prestigiar o evento.
O secretário contou que o local não tem uma área extensa que possa servir como estacionamento. Assim, para que a grande quantidade de veículos não interfira na fauna e flora da reserva, o CTan foi definido como estacionamento oficial. “A pessoa pode ir até a fazenda de carro, deixar os seus passageiros no local e se dirigir até o campus da UFSJ. Lá estarão disponíveis microônibus e vans para levar os motoristas até a fazenda”, finalizou Damasceno.
***
Relação dos agraciados em 2011/Comenda da Liberdade e Cidadania
32 Carla Freire de Abreu, Presidente da 37ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil em MG
33 Carlos Pavanelli Batista, Juiz de Direito
34 Celso Rafael de Oliveira, Presidente da Ordem dos Cavaleiros da Inconfidência Mineira
35 Cícero de Moura Vieira, Ex-Prefeito de Ritápolis (in memoriam) - Representado por Maria Ilza Vieira
36 Claudionor Ferreira de Moura, Empresário
37 Cláudio Rodrigues da Silva, Diretor Executivo Record Minas
38 Cleira Isabel Detoni, Defensora Pública
39 Davi Stanley Bonfim Dias, Superintendente da Polícia Rodoviária Federal em MG
40 Décio Teixeira Batista, Padre
41 Dilzon Melo, Deputado Estadual
42 Dinis Pinheiro, Presidente Assembléia Legislativa de MG
43 Domingos Sávio Campos Resende, Deputado Federal
44 Douglas de Carvalho Henriques, Presidente da Academia de Ciências e Letras de Conselheiro Lafaiete
45 Douglas Roberto, Bancário
46 Eberhard Hans Aichinger, Presidente do Conselho Deliberativo do Instituto Estrada Real
47 Edilamar Assis Taroco, Gerente Administrativo Agência de Correios
48 Élder Martinho, Jornalista
49 Elizabeth Santos Cupello, Presidente da Academia Valenciana de Letras
164 Ronan Ramos, Cerimonialista
***
São João del-Rei vivifica o herói Tiradentes e canta em hino sua vida, seu sonho e seus ideais
A instituição da Comenda da Liberdade e Cidadania, a ser entregue anualmente a grandes personalidades brasileiras na Fazenda do Pombal em data próxima ao dia 12 de novembro - quando, em 1746, Tiradentes foi batizado em São João del-Rei, na capela de São Sebastião do Rio Abaixo - sinaliza para uma nova visão deste herói das montanhas de Minas: a vivificação do homem Joaquim José da Silva Xavier, eternizado por seus ideais libertários. Substitui-se assim o imaginário do mártir proscrito e maldito pelo sistema colonizador português, vitimizado e derrotado na forca e no esquartejamento, resgatando a dignidade humana do herói Tiradentes
12 de novembro não é 21 de abril -Talvez de imediato não se tenha percebido, mas este outro modo de olhar o passado com certeza indica uma nova direção que - como Joaquim José - sonhamos para o presente e para o futuro. Não mais apenas, pela lente do pessimismo, vislumbrar o fracasso, cultivar a submissão, dedicar-se ao sofrimento, curvar-se à morte. Ao contrário, enxergar desde já um agora fecundo e acreditar em um porvir luminoso de grandeza humanística e coragem humanitária.
Por Antônio Emílio da Costa
Fonte: Tencões e Terentenas, 25 de Outubro de 2011
***
Hino da Comenda da Liberdade e Cidadania
A inédita música “Coração do Herói” foi composta pelo músico e compositor Marcus Viana a pedido de Eugênio Ferraz para os eventos relativos à Comenda da Liberdade e Cidadania, que ocorrerão na Fazenda do Pombal no dia 13 de novembro de 2011.
Tal Comenda foi criada em setembro deste ano, por iniciativa conjunta das prefeituras e câmaras municipais de Ritápolis, São João del-Rei e Tiradentes, encerrando uma antiga disputa sobre a qual das cidades pertencia ou pertence a Fazenda do Pombal – local de nascimento do herói José Joaquim da Silva Xavier, o Tiradentes, Patrono Cívico do Brasil.
A cada ano uma das cidades será a anfitriã de eventos cívicos, culturais e festivos na “Semana da Liberdade” e esta será encerrada com o agraciamento de personalidades na Fazenda do Pombal. Nesta primeira edição da Comenda da Liberdade e Cidadania, a anfitriã é São João del-Rei, cidade que se prepara para os grandes eventos, entre eles um Seminário versando o tema Liberdade e Cidadania, de 10 a 12 de novembro, em parceria da Chancelaria da Comenda com o Instituto Histórico e Geográfico de São João del-Rei e a OAB.MG. Haverá, ainda, além de outros eventos, um grande show musical, em comemoração ao “Dia da Liberdade”, com apresentação da Orquestra Sinfônica de MG acompanhada de vários artistas, inclusive locais, e do músico Marcus Viana que, junto a outras diversas composições exaltando Minas Gerais, apresentará, em grande estilo, sua mais nova criação: “Canção do Herói”, um hino à memória de Tiradentes.
Por solicitação do artista, textos criados pela escritora Ivanise Junqueira e pelo Chanceler da Comenda, Eugênio Ferraz, foram repassados a Marcus Viana, no início de outubro e, a partir de tais subsídios, ele elaborou a canção que se tornou o “Hino” oficial da Comenda da Liberdade e Cidadania.
CANÇÃO DO HERÓI
Letra: Marcus Viana
PELAS MONTANHAS DE MINAS
ENTRE ESSAS SERRAS GUARDADO
BRILHA O BERÇO DO HERÓI
NA FAZENDA DO POMBAL
SEUS 4 NOMES IMORTAIS
JOAQUIM JOSÉ DA SILVA XAVIER
UM CORAÇÃO DE ALFERES
PELOS CAMINHOS DE MINAS
SEMEANDO O SONHO BOM
DE UM PAÍS QUE QUER NASCER
SEU NOME VAMOS CELEBRAR
JOAQUIM JOSÉ DA SILVA XAVIER
O PREÇO DA LIBERDADE
FOI SUA VIDA TÃO JOVEM
TANTO EXÍLIO E MALDIÇÃO
A SUFOCAR UM IDEAL
UM HERÓI É FEITO DE HONRA
BRAVURA E GLÓRIA
E NÃO SE ACOVARDA JAMAIS
SEU CORPO FEITO EM PEDAÇOS
RELÍQUIAS JOGADAS PELAS ESTRADAS REAIS
SEMENTES SOLTAS NO VENTO
FECUNDARAM O SONHO DE UM NOVO BRASIL
MUITO ALÉM DESSAS MONTANHAS
BRILHA QUAL CHAMA SAGRADA
ILUMINANDO GERAÇÕES
QUE NUNCA MAIS VÃO SE PERDER
FILHOS DA CIDADANIA, VELA POR NÓS LIBERDADE
SE MIL VIDAS EU TIVESSE
ESSAS MIL VIDAS DARIA
LIBERTAS QUAE SERA TAMEN
LIBERDADE AINDA QUE TARDIA
Outras informações no site.
***
Por Francisco José dos Santos Braga/Blog do Braga
acontecia em 2011 a 1ª edição da Comenda da Liberdade e Cidadania. Uma homenagem ao nosso herói, o Tiradentes, no dia do seu nascimento na Fazenda do Pombal, em São João del-Rei (12/11/1746).
***
Por Francisco José dos Santos Braga/Blog do Braga
Personalidades nacionais, entre os 150 que vão receber primeira medalha alusiva ao nascimento de Tiradentes
A medalha “Comenda da Liberdade e Cidadania” será entregue, pela primeira vez, no dia 13 de novembro, em solenidade nas ruínas da Fazenda do Pombal, a 150 personalidades do mundo político, cultural, ambiental e econômico, em comemoração ao nascimento em 12 de novembro de 1746 de Joaquim José da Silva Xavier, o “Tiradentes”. A comenda foi instituída por meio de decreto conjunto (de 06/09/2011) dos prefeitos de Ritápolis, São João del-Rei e Tiradentes (dando sequência a leis aprovadas nos três municípios), como parte das comemorações cívicas do “Dia da Liberdade” na Fazenda do Pombal, berço de Tiradentes.
A Fazenda do Pombal onde nasceu Tiradentes pertencia a São João del-Rei, conforme ele mesmo declarou ao ser preso e também consta do documento batismal na Biblioteca Nacional e na Catedral do Pilar. Quando Tiradentes tinha nove anos, órfão de mãe e com o pai vereador em São José d´El Rey, a Coroa portuguesa demarcou a área e o Pombal passou a ser de São José d´El Rey. Em 1755, o Pombal voltou para São João d´El Rey e em 1963 virou Ritápolis. Já a antiga Vila São José, onde foi tramada a Inconfidência Mineira, recebeu o nome de município de Tiradentes no governo mineiro do presidente Cesário Alvim, depois da proclamação da República.
Entre os agraciados com esta primeira comenda, serão prestadas homenagens póstumas a Rute Cardoso, Zilda Arns, Itamar Franco, Tancredo Neves, Juscelino Kubitschek, Roberto Marinho e Airton Senna. Outras personalidades que receberão a medalha são o governador Antonio Anastasia; o senador Aécio Neves; o arquiteto Oscar Niemeyer; os ministros da Cultura, Ana de Hollanda, e da Justiça, José Eduardo Martins Cardozo; o presidente da Associação Comercial e Industrial de São João del-Rei (ACI del-Rei), João Afonso de Farias; o artesão-empresário Antonio Carlos Molinari (Cristais São Marcos de Poços de Caldas) e Walter Luiz Baccarini.
De acordo com o artigo 1º do decreto conjunto, a comenda destina-se a condecorar cidadãos mineiros, brasileiros e estrangeiros que se destacaram em prol do incentivo, apoio e divulgação das atividades relacionadas à Liberdade, à Cidadania, à Responsabilidade Social, à Cultura, à Preservação Ecológica e Ambiental, à História e ao Civismo; ou seja, que contribuíram com o desenvolvimento sócio-econômico, turístico e cultural da “Região do Rio das Mortes em Minas Gerais, engrandecendo e dignificando os Municípios ora signatários, o Estado de Minas e o País”.
A coordenação da solenidade caberá a um dos três municípios (em forma de rodízio), que se responsabilizará ainda pela realização de eventos cívico-culturais na Semana da Liberdade com o tema “12 de Novembro”. Depois de São João del-Rei, será a vez de Tiradentes e, em 2013, caberá a Ritápolis organizar os eventos.
A Comenda tanto poderá ser entregue no dia 12 de novembro junto às ruínas/monumento cívico da Fazenda do Pombal, local de nascimento de Tiradentes, quanto em outra data a critério do Conselho da Medalha. Este ano, a solenidade de entrega da medalha será no dia 13 (um domingo) enquanto no sábado (dia 12) haverá evento especial no Largo São Francisco ou no Teatro Municipal (em caso de chuva), com a apresentação da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais.
Conselho da Medalha - O decreto conjunto dos três prefeitos também criou o Conselho da Medalha “Comenda da Liberdade e Cidadania”, encarregado de escolher as personalidades a serem agraciadas. O Conselho é integrado pelo chanceler da Medalha, Eugênio Ferraz; pelo vice-chanceler, Wainer de Carvalho Ávila; pelo secretário, Francisco José dos Santos Braga; e pelo vice-secretário, Auro Aparecido Maia de Andrade, além do comitê formado pelos prefeitos municipais e presidentes das câmaras municipais.
Memorial da Liberdade - Um projeto elaborado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, cuja captação de recursos está em andamento, pretende transformar a Fazenda do Pombal (tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN) em Memorial da Liberdade, onde poderão ser realizadas diversas atividades de caráter cultural e artístico. A idéia é construir no “Pombal do Rio Abaixo o Solo Pátrio Nacional”, resume Wainer Ávila, criador do “Instituto da Liberdade Alferes Tiradentes”.
Texto de José Venâncio de Resende
Fonte: Jornal das Lajes, 18 de Outubro de 2011
***
Comenda da Liberdade e Cidadania: entrevista coletiva à imprensa mineira em São João del-Rei
Em sua 2ª Reunião, o Conselho da Medalha “Comenda da Liberdade e Cidadania” decidiu dar uma entrevista coletiva à imprensa mineira. Na data de 19 setembro de 2011, às onze horas, na sede da Associação Comercial e Industrial-ACI Del Rei, situada na Rua Maria Tereza, nº 20, em São João del-Rei, Minas Gerais, ocorreu essa reunião, com a presença das seguintes autoridades dos três Municípios signatários do Decreto Conjunto nº 001/2011 (Ritápolis, São João del-Rei e Tiradentes), bem como dos membros da Chancelaria da Comenda, todos integrantes do referido Conselho, conforme disposto no citado Decreto, a saber:
Antônio Ronato de Melo – Prefeito Municipal de Ritápolis;
Jorge Hannas Salim – Vice-Prefeito de São João del-Rei, representando o Prefeito Municipal Nivaldo José de Andrade;
Felipe Wagner Gomes Barbosa– Secretário de Turismo de Tiradentes, representando o Prefeito Municipal Nílzio Barbosa;
Marco Antônio Heitor dos Santos – Presidente da Câmara de Ritápolis;
Mauro Alexandre Carvalho Duarte – Presidente da Câmara de São João del-Rei;
Rogério Almeida – Presidente da Câmara de Tiradentes;
Dr. Auro Aparecido Maia de Andrade – Vice-Secretário da Comenda e Juiz de Direito da 2ª Vara Cível da Comarca de São João del-Rei;
Dr. Eugênio Ferraz – Chanceler da Comenda;
Wainer de Carvalho Ávila – Vice-Chanceler da Comenda e Presidente do Instituto da Liberdade Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes;
Francisco José dos Santos Braga – Secretário da Comenda, na ocasião representando também o Presidente do IHG de São João del-Rei, Artur Cláudio da Costa Moreira.
O princípio que move o Conselho da medalha "Comenda da Liberdade e Cidadania", formado pelos cidadãos elencados acima, é “celebrar conjuntamente a data de nascimento de Joaquim José da Silva Xavier (12/11/1746-21/04/1792), o Tiradentes, deixando de lado a velha rixa sobre a genuína terra natal do mártir, fato que já foi parar até na justiça. Em 13 de novembro, às 10h, em solenidade na Fazenda do Pombal, em Ritápolis, será entregue, pela primeira vez, a medalha Liberdade e Cidadania, fruto da parceria entre poder público e várias instituições. (...)
A meta é transformar a semana de nascimento de Tiradentes também num grande evento cultural, com seminários, palestras, debates e apresentações musicais. A cada ano, conforme o Decreto nº 001/2011 firmado pelos poderes Executivo e Legislativo, uma cidade ficará responsável pela organização – na sequência São João del-Rei, Tiradentes e Ritápolis. Segundo estudiosos, a data comemorativa do nascimento de Tiradentes é 12 de novembro, que se refere ao batismo dele em São João del-Rei, na época cabeça da Comarca do Rio das Mortes, instituída em 1714 (...).” ¹
O Vice-Chanceler Wainer de Carvalho Ávila procedeu à abertura da reunião, agradecendo a presença de todos, especialmente dos jornalistas, que acederam ao convite de comparecer àquela entrevista coletiva, e passou a presidência dos trabalhos a Eugênio Ferraz, que, para compor a mesa, convidou os Prefeitos Municipais, os Presidentes de Câmara e o Comandante do 38º Batalhão da Polícia Militar de São João del-Rei, Tenente-Coronel Alan Elias da Silva.
A seguir, o Chanceler Dr. Eugênio Ferraz fez uma breve explanação sobre o objetivo da reunião e as razões da criação da Medalha “Comenda da Liberdade e Cidadania”, bem como do momento inédito e histórico da edição e aprovação do Decreto Conjunto entre os Municípios integrantes da referida comenda. “Vamos celebrar a vida do Tiradentes. Será uma data para enaltecer o civismo, a liberdade e a cidadania. Trata-se de um nome nacional, cuja memória deve ser reverenciada por todos os brasileiros”, destacou Ferraz.
Agradeceu ter sido escolhido como Chanceler da Comenda, mas se considerava apenas instrumento dessa legislação conjunta.
Além disso, apresentou pela primeira vez uma réplica da medalha Liberdade e Cidadania, que conterá, no centro, o desenho de um triângulo vermelho, com o lema “Libertas et Civitas”, cujos vértices tangenciam o interior de um círculo nas cores azul, verde e amarela. Esse círculo fica exatamente no centro de uma Cruz de Malta. Os quatro braços desta têm o interior branco, sendo as suas laterais vermelhas com perímetro dourado, nas quais se acha inscrito o nome das três cidades, a saber: “São João del-Rei” na lateral esquerda, “Tiradentes” na lateral direita e “Ritápolis” na lateral da base, conforme se pode apreciar n
a imagem em anexo. Aproveitou igualmente para anunciar que um site da Comenda está sendo desenvolvido, onde o internauta poderá acompanhar os principais textos sendo produzidos e postados sobre os diversos passos a serem trilhados até o 13 de novembro de 2011.
Ferraz deixou claro, em sua fala, que o Tiradentes é “a origem da nacionalidade brasileira e o sentido de Liberdade, Cidadania, Responsabilidade Social, História e Civismo pátrios”, conforme reza o Decreto Conjunto nº 001/2011 dos três Municípios mineiros. Informou ainda que mais de uma centena de medalhas seriam outorgadas no próximo 13 de novembro, na Fazenda do Pombal, acrescentando que “as indicações” de instituições nominadas no Decreto e de órgãos da Administração estadual e municipal “devem primar por agregar valor e divulgação.” Exemplificando o que queria dizer com a ideia de
agregar valor e divulgação, citou alguns nomes que julgava merecedores da medalha “in memoriam”: Tancredo Neves, Itamar Franco, Juscelino Kubitschek, Sobral Pinto, Zilda Arns e Ayrton Senna.
Fazendo uso da palavra, Dr. Auro Aparecido Maia de Andrade, saudando todos os presentes àquele encontro, lembrou que, em comunhão com os oradores que o precederam, naquela sala, assistíamos a uma manifestação solidária de unidade nacional, apregoada pelo Tiradentes e buscada pelos Inconfidentes. Ainda se manifestou honrado de pertencer àquele grupo idealizador da Comenda Liberdade e Cidadania e, com muita dignidade, reiterou sua disposição de trabalhar com denodo para o bom êxito do projeto da Comenda.
O autor desta matéria iniciou sua fala cumprimentando todos os presentes, saudando especialmente o Dr. Eugênio Ferraz, escritor de inúmeros livros que honram a historiografia nacional, ilustre Superintendente do Ministério da Fazenda mineiro, restaurador da Casa dos Contos de Ouro Preto e consultor de obras
de recuperação de outros importantes monumentos culturais brasileiros e idealizador de inúmeras comendas, tais como a Medalha da Capital Brasileira da Cultura em São João del-Rei, a Comenda Ambiental Estância Hidromineral de São Lourenço e outras.
Em seguida, este autor lembrou que as autoridades das três cidades da Região do Rio das Mortes ali presentes se uniam de forma definitiva e
m torno do Tiradentes, que, depois de enforcado, teve seu corpo esquartejado para execração pública e agora, ali naquele recinto, assistíamos à junção desses membros até então disjuntos, graças à visão preclara das autoridades das três cidades mineiras, que estavam demonstrando elevado espírito de civismo e cidadania, recuperando com isso a dignidade do Alferes.
Trouxe este autor ainda ao conhecimento dos presentes que era preciso fazer justiça, naquele evento de importância histórica, a Luiz de Melo Alvarenga, figura exemplar de funcionário público municipal e historiador são-joanense e um dos primeiros a falar do Livro de Batizados da Igreja Matriz do Pilar de São João del-Rei, que se encontrava em posse da Biblioteca Nacional, com os assentamentos de batismo do Tiradentes e de seus irmãos, o qual publicou seus achados na Revista de Cultura Vozes e muito contribuiu para a historiografia nacional.
Finalmente, este autor informou os presentes sobre importantes contatos feitos por Wainer Ávila de Carvalho nos Estados Unidos da América, há vinte dias atrás. Através da artista Mossa Bildner, Wainer conheceu Hamilton Fish, descendente de
John Jay, ministro e amigo de Thomas Jefferson. Os dois, muito animados com as notícias sobre o Tiradentes, conseguiram uma audiência de Wainer com Andrew Jackson O’Shaughnessy, Diretor do Robert H. Smith International Center for Jefferson Studies, em Charlottesville, na Virgínia, e com a John Jay Homestead, no distrito de Katonah, N.Y. Wainer ainda deixou documentos e um ofício assinado por são-joanenses ilustres, endereçado à Thomas Jefferson Foundation, na Biblioteca do Congresso norte-americano, onde também a historiadora Isolde Helena Brans discursou em 1993, em comemoração aos 250 anos do nascimento de Thomas Jefferson. Como vêem, despertar
am vivo interesse nos norte-americanos as notícias sobre o 12 de novembro. Essas ações nos Estados Unidos só não chegaram a ótimo termo, devido às tempestades que aconteciam na região, reforçadas pela passagem do furacão Irene.
Além desses oradores, Jorge Hannas cumprimentou o Conselho pelo trabalho pioneiro em favor do resgate da memória do Tiradentes e falou da excelente disposição da Prefeitura de São João del-Rei de organizar condignamente as comemorações da Semana da Liberdade e especificamente do 12 de novembro neste ano de 2011.
Falou também o anfitrião do evento, Artur Coelho dos Santos Monteiro, em nome da ACI Del Rei. Franqueou as portas da sua Associação para todos os eventos promovidos pelo Conselho e se dispôs, em nome do comércio e da indústria são-joanenses, a trabalhar em prol do bom êxito das comemorações na Semana da Liberdade.
Em nome da Academia de Letras de São João del-Rei, seu Presidente José Cláudio Henriques foi o último orador do evento. Comunicou a todos os presentes que a Academia está completando 40 anos de existência profícua em prol das letras e das artes em geral em São João del-Rei. Manifestou seu interesse de comemorar condignamente o aniversário da Arcádia são-joanense com um almoço em comemoração do grandioso evento durante a Semana da Liberdade, ocasião em que seriam arrecadados recursos para a manutenção da Academia. Para isso, contava com o comparecimento do Conselho da Comenda e dos indicados a receberem a Comenda àquele almoço comemorativo.
Além das autoridades dos três Municípios e dos membros da Chancelaria da Comenda, compareceram a esta concorrida 2ª Reunião do Conselho, no anfiteatro da ACI Del Rei, as seguintes pessoas e representantes de entidades de direito público e privado, a saber:
Adalberto Menezes – Membro do IHG/MG; José Antônio Ávila Sacramento – Membro da Academia de Letras e do IHG de São João del-Rei; Tarcísio Camelo da Silva – Loja Maçônica Umbral das Vertentes; Ítalo Cigani Luiz – TV Panorama; João Bosco da Silva – Academia de Letras de São João del-Rei e representando a Loja Maçônica
Charitas II; José de Carvalho Teixeira; Robson Lolan de Paula – representando a empresa de produção artística Executiva; Raphael Simões, administrador da Casa dos Contos de Ouro Preto; Pedro d’ Ângelo – jornal Folha das Vertentes; Hércules Douglas da Costa – Pousada Lago d’ Ouro em Santa Cruz de Minas; Rute Pardini, soprano; Regina Maria Oliveira Faria de Carvalho Ávila, funcionária pública estadual; Leonardo Patrus Ananias de Almeida Ramalho – TV Campos de Minas; Thiago A. Morandi – TV Campos de Minas; Felipe Lopes Menicucci – TV Panorama; Jocelino Benedito Marques – Diretor da ACI Del Rei; Artur Coelho dos Santos Monteiro – Vice-Presidente da ACI Del Rei; Sérgio Henrique de Oliveira – funcionário da ACI Del Rei; José Cláudio Henriques – Presidente da Academia de Letras de São João del-Rei; Stefânio Rodrigues Pires – Secretário de Governo na Prefeitura Municipal de São João del-Rei; Carlos Alberto Caprioglio – Presidente do IHG de Tiradentes; Ângelo Wiermann – fotógrafo da ACI Del Rei; Antônio Carlos Galvão Del Mônaco – Vice-Presidente da Academia de Letras de São João del-Rei e representando a Loja Maçônica Alferes Tiradentes; Luiz Gonzaga Cardoso – ACI Del Rei; Alan Elias da Silva – Tenente-Coronel da Polícia Militar, Comandante do 38º Batalhão da Polícia Militar de São João del-Rei.
Nada mais havendo a tratar, encerrou-se a Reunião, reafirmando a inabalável confiança de todos os presentes, especialmente de todos os membros do Co
nselho da Comenda, de que este gesto de boa vontade das três cidades mineiras, como diz Dr. Auro, transforme em realidade um sonho de quase três séculos, constituindo essa Comenda uma forma de nos reabilitarmos pelo pouco que fizemos em memória do Alferes até hoje.
NOTA DO AUTOR: ¹ WERNECK, G.: "Fim da briga por Tiradentes", jornal Estado de Minas, Caderno Gerais, de 19 de setembro de 2011, Belo Horizonte, p.21.
Fonte: http://saojoaodel-rei.blogspot.com/2011/09/comenda-da-liberdade-e-cidadania.html