São João del Rei Transparente

Melhores Práticas

Artesãos do Campo das Vertentes recebem primeiro lote de madeiras do Mineirão

Descrição

Artesãos do interior do Estado receberam o primeiro lote de madeiras provenientes do Mineirão. Três artistas da região do Campo das Vertentes – dois de Prados e um de Tiradentes - recolheram 26 metros cúbicos de material lenhoso para produção de obras de arte e móveis.
A iniciativa faz parte do plano de controle ambiental das obras de modernização do Mineirão, que contempla a doação de madeira produzida com a supressão de árvores ao Instituto Centro Cape, de apoio e capacitação ao empreendedor. O projeto paisagístico da nova arena inclui a construção de uma esplanada externa dedicada à prática de lazer, com capacidade para reunir 65 mil pessoas. “Com isso, estamos fornecendo matéria-prima aos artesãos mineiros, além de dar destinação inteligente e ambientalmente sustentável ao material”, diz o secretário Extraordinário da Copa (Secopa), Sergio Barroso.
A responsável pelo Instituto Centro Cape, Tânia Machado, destaca o benefício gerado com a medida. “Para o artesão, é uma coisa fantástica porque ele vai ter uma madeira legalizada, que é a grande dificuldade hoje para eles, que têm dificuldades de exportar seus trabalhos, por exemplo. Além disso, a gente consegue aprisionar o carbono através de uma peça de arte, evitando que a madeira vire carvão”, disse. Cerca de 200 artesãos serão beneficiados com as doações.
Para o artesão Sérvulo José Geraola, de Tiradentes, o “presente” representa trabalho para os próximos seis meses. “O volume da madeira dará para mobiliar, por exemplo, uma pousada de 20 quartos”, comemora. O comerciante planeja a produção de um mobiliário com identificação especial para homenagear o estádio. “Devo fazer uma sala de jantar, com uma mesa e cadeiras bem bonitas”, conta.
O artista Melchior da Consolação Silva, de Prados, produzirá artesanato com o material doado. “Meu principal produto é a galinha d’Angola. Faço umas 150 peças por mês. Com a madeira nova, vou economizar bastante dinheiro. O bom de tudo é ter um produto legalizado. Só daqui a um mês terei uma peça feita com a madeira do Mineirão”, conta.
O plano de controle ambiental das obras de modernização do estádio contempla o plantio de aproximadamente 3.500 árvores na região da Pampulha. Esse número é resultado da equação entre as 1.043 espécimes da lista de supressão e as medidas de redução de impacto ambiental do projeto, que prevê a construção de uma esplanada. Esse novo espaço de lazer de 80 mil metros quadrados vai circundar todo o estádio. Está inserido dentro do projeto paisagístico da nova arena, no qual se baseou a Secretaria Municipal do Meio Ambiente para a emissão da autorização do corte, além do Plano de Transplantio e da destinação que será dada a todo resíduo lenhoso. “A medida agrega valor ao material, além de dar uso nobre ao resíduo”, diz Vinícius Lott, gerente do Projeto Sustentabilidade na Copa, da Secopa.

Fonte: Agência Minas

Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.