São João del Rei Transparente

Melhores Práticas

Projeto Amigo de 4 patas inicia castração em SJDR

Descrição

O programa de extensão da UFSJ Amigos de 4 Patas começou, nesse mês de agosto, as castrações nos cães recolhidos na rua. Com isso, o projeto que visa o recolhimento, castração e tratamento de cães abandonados, desenvolve umas de suas etapas para alcançar sua maior meta: a adoção. “A primeira castração aconteceu no dia 12 de agosto. A previsão é de dois cães por semana e as castrações estão programadas para acontecer semanalmente, sextas ou sábados, porque dependemos da disponibilidade da professora Ana Paula Madureira e do professor Ivan Carlos dos Santos”, comenta a coordenadora do projeto, Leila de Genova Gaya (Depeb).
O projeto, que recebe apoio da Sociedade Protetora dos Animais São Francisco de Assis e da Secretaria Municipal de Saúde, enfrentou dificuldades de espaço físico para iniciar suas atividades. “Prevíamos fazer as castrações em uma clinica veterinária, no qual o responsável apóia a sociedade. Ele cederia o espaço e suas habilidades, mas acabou gerando problemas em termos de atuação profissional no município e, por isso, optamos por não fazer uso da sala de cirurgia e dos materiais do veterinário”, explica Leila.
Sem local e com dificuldades de arrecadar auxilio, o grupo resolveu utilizar o espaço desativado do Biotério Central da UFSJ, local para onde vão migrar todas as colônias e experimentos da universidade realizados pelo departamento de Engenharia de Biossistemas (Depeb). “O Biotério, no momento, está desativado porque falta ainda a estrutura do sistema de ventilação. Não podemos transportar nossos roedores sem a manutenção constante de temperatura e outras exigências”, comenta coordenadora. “E assim montamos uma sala de cirurgia, dentro do biotério, com autorização da Prefeitura de Campus e da Comissão de Ética em Pesquisas com Animais e auxilio do meu departamento. Com muita boa vontade e com o mínimo de condições necessárias, as cirurgias estão sendo realizadas”, desabafa.
A Sociedade Protetora é encarregada do recolhimento e da listagem dos animais para castrações, enquanto que a Secretaria de Saúde participa com as medicações, como antibióticos, antiflamatórios, anestésicos e alguns objetos de material cirúrgico. Além disso, a Secretaria fornece logística do transporte dos cães. Em relação ao porte do animal, o anestesista, Ivan Carlos dos Santos, explica que nesse procedimento esse não é um fator de influência. “São individualidades, mas o tamanho do animal para nós não faz diferença, porque quando o cão chega para a cirurgia, ele já está preparado para receber a anestesia”, revela Ivan. “Todos os cães já castrados responderam perfeitamente a cirurgia”, completa.

Amigos
O projeto começou por um desejo pessoal, que foi se expandindo e agregando interessados em mudar a situação de descaso com os cães que viviam nas ruas de São João del Rei. “Chegando em São João del Rei, eu observei que o problema de campo existia e que era grande. Quando fui nomeada, há dois anos, presidente da Comissão Ética em Pesquisa com Animais pude ter contato com a Claudia Boscolo, membro da Sociedade Protetora dos Animais e com a Milena Godoy, veterinária da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig). No final do ano passado nos reunimos com a Mara Nogueira Souto, presidente da Sociedade Protetora, e lancei o projeto de extensão registrado na pró reitoria como ‘Controle de natalidade e programa de adoção de cães de rua em São João del Rei”, relembra Leila.
Carinhosamente e popularmente conhecidos como “Amigos de 4 Patas”, o projeto se tornou oficial dentro da Universidade em março, com bolsas e recursos de extensão. Apesar de todas as dificuldades e restrições que o projeto ainda encontra por estar se firmando, a coordenadora se diz esperançosa e acredita que aos poucos conseguirão se estabelecer. “Nós fazemos duas cirurgias por semana, por enquanto, porque só temos dois jogos de material cirúrgico. Existe essa limitação. O importante é que a ação seja permanente, que seja aos poucos, mas que seja permanente”, afirma.

Semana do Animal
A Semana do Animal, que começará no dia 28 de setembro e terminará no dia 4 de outubro, homenageando o Dia Mundial dos Animais, é uma parceria da Sociedade São Francisco de Assis de Proteção dos Animais, com a UFSJ Bioagradável e com projeto Amigos de 4 Patas. “Será a primeira feira que o projeto Amigos de 4 Patas vai estar envolvido, não sei se diretamente ou indiretamente, porque não temos como assegurar que os cães castrados pelo projetos já estarão para adoção”, comenta Leila.
O evento, que contará com palestras, mostra de vídeo, stand educativo, oficina de culinária vegetariana e atividades com escolas municipais sobre guarda responsável de animais, está selecionando monitores para o Stand Educativo e Atividades com escolas. Os interessados devem entrar em contato pelo endereço eletrônico semanadoanimal@gmail.com. Os monitores receberão certificado.

Fonte: ASCOM UFSJ
Mais informações

Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.