São João del Rei Transparente

Melhores Práticas

Campanha Amamentação: abrace essa causa em São João del-Rei

Descrição

Leite materno: um ponto de vista diferente . Rômulo Gaede
Cartilha para a mãe trabalhadora que amamenta

Amamentação: Abrace essa causa!
Dia D em prol da Amamentação

A Secretaria de Saúde de São João del-Rei encerra, nesta sexta-feira, 13/09, a campanha “Amamentação: Abrace Essa Causa!” com O DIA D EM PROL DA AMAMENTAÇÃO,  na Avenida Tancredo Neves (próximo ao coreto), de 13h às 17h.
A população vai receber orientação sobre saúde em geral e aleitamento materno, prevenção contra a dengue, vai ter também, medição da pressão arterial, atividades de recreação para as crianças e a apresentação da Banda do 11o Batalhão de Infantaria.
A campanha “Amamentação: Abrace Essa Causa!” foi realizada no período de 01 de agosto a 13 de setembro, com o objetivo de reforçar que alimentação e nutrição adequadas são requisitos essenciais para o crescimento e desenvolvimento de todas as crianças e possui um papel importante na formação de hábitos alimentares que serão levados para a adolescência e vida adulta.
Cerca de 200 pessoas, entre enfermeiros, agentes comunitários de saúde e técnicos em enfermagem participaram de diversos cursos de capacitação sobre a importância do aleitamento materno para que se tornem incentivadores da amamentação junto à comunidade, já que o índice no estado é insatisfatório, a cada 10 mulheres somente 2 amamentam.
O Dia D é para continuar mobilizando a população em prol dessa causa.

PARTICIPE! “LEITE MATERNO: PARA VOCÊ É SÓ LEITE, PARA A CRIANÇA É VIDA”

O que: Dia D em Prol da Amamentação

Quando: sexta-feira, 13 de setembro, das 13h às 17h
Onde: Na Avenida Tancredo Neves, próximo ao coreto, no centro de São João del-Rei
Por quê: Para continuar mobilizando a população sobre a importância do aleitamento materno.
Assessoria de Comunicação da Secretaria de Saúde de São João del-Rei
Liliane Luchin  . 32-8897-8729

Mais informações:

Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais comemora a Semana Mundial da Amamentação/2011

Divulgação/Fhemig
A amamentação traz diversos benefícios para os bebês
BELO HORIZONTE (01/08/11) - Na Semana Mundial da Amamentação, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) ressalta a importância da amamentação para a saúde da mulher e do bebê. O tema deste ano, “Amamentação, uma experiência em 3D”, faz uma alusão à terceira dimensão do ato de amamentar, que é a comunicação, parte essencial na proteção, promoção e apoio à amamentação. As outras dimensões são as que se referem ao tempo (da gravidez ao desmame) e ao lugar (casa, comunidade).
Rico em proteínas, carboidratos, ferro, gordura, vitaminas e sais minerais, o leite materno é o mais completo alimento para o bebê. Ele contém todos os nutrientes necessários para que o recém-nascido cresça com saúde. Por esse motivo, deve ser utilizado, exclusivamente, até os seis meses de vida. Sua utilização poderá ser estendida até os dois anos ou mais, juntamente com a introdução de frutas, legumes, vegetais, cereais e carne. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a cada ano um milhão e meio de mortes poderiam ser evitadas apenas por meio do aleitamento materno, prática isolada que mais previne mortes infantis.
 
Benefícios da amamentação
A referência técnica em Aleitamento Materno e Nutrição Materno-infantil da SES-MG, Alessandra Gomes, conta que são inúmeros os benefícios da amamentação. “Na criança, ele sacia a sede, alimenta, garante proteção imunológica contra doenças respiratórias, inflamações, alergias, vômitos, diarreia, infecções bacterianas e virais. Favorece a boa formação do sistema nervoso, estimula a inteligência, além de ser mais higiênico, o que reduz o risco de contaminação”, comentou. 
Na mãe, a protege contra o câncer de mama e ovário, contribui para que o útero volte ao tamanho normal, reduz a chance de hemorragia, ajuda a diminuir o peso pós-parto, retarda a volta da fertilidade, não tem custo e auxilia na produção de ocitocina, substância que diminui a ansiedade materna. Além disso, cria um forte vínculo entre mãe e filho. 
Ainda segundo Alessandra, os principais fatores de risco para o desmame precoce são: o fim da licença-maternidade antes de seis meses e, consequentemente a introdução de água e outros alimentos; o uso de chupeta e mamadeira; os horários fixos para a amamentação; o não conhecimento de suas vantagens e a falta de incentivo nas consultas. 
Banco de Leite Humano 
Há mais de 20 anos lutando em prol do aleitamento materno, o Banco de Leite Humano (BLH) da Maternidade Odete Valadares, da Rede Fhemig, é referência para Minas Gerais. 
Sua equipe atende diariamente mães e crianças da própria maternidade ou de hospitais externos com alguma intercorrência na amamentação. As principais são os desmames, os traumas mamilares, as mastites, a relactação e o ingurgitamento. 
Outro trabalho de destaque oferecido pelo BLH é o incentivo à lactação adotiva. Em maio deste ano, o banco realizou uma campanha incentivando a doação de leite. A iniciativa aumentou em 30% o volume do estoque, o que beneficiou várias crianças. 
 
Casal Grávido 
A dois meses do parto, a expectativa em relação ao bebê cresce ainda mais e, junto com ela, surge uma série de dúvidas quanto à melhor forma de cuidar do novo membro da família. Esse é o período ideal para que o casal aprenda sobre o papel da amamentação, não somente para o bem-estar da criança, mas também deles próprios, uma vez que a relação que se estabelece entre o bebê, a mãe e o pai tornam o ato de amamentar um momento de troca de carinho e atenção para os três. Para ajudar os casais a tirarem o máximo proveito dessa experiência fundamental, o BLH da Maternidade Odete Valadares oferece o curso “Casal Grávido”. 
Ao longo de seus sete anos de existência, o curso firmou-se como referência entre os profissionais envolvidos na assistência à maternidade em Belo Horizonte. Médicos de diversos hospitais, sejam públicos ou privados, indicam-no aos seus clientes. A significativa popularidade deve-se à propaganda boca a boca promovida pelos quase 1.700 casais já atendidos. A procura é tão intensa que, a cada edição, sempre há uma lista de espera. Este ano, as inscrições até outubro já estão completas, assim, somente há novas vagas para os meses de novembro e dezembro. “Os participantes são unânimes em afirmarem que o curso é o melhor que já fizeram”, salienta a coordenadora do Banco de Leite, Maria Hercília de Castro Barbosa. 
Orientações práticas 
Criado em 2004 para atender o número crescente de mães que buscavam esclarecer suas dúvidas, o curso visa dar orientações práticas e desmistificar certos conceitos equivocados que cercam o tema da amamentação. A cada quinzena, sempre aos sábados, são oferecidas 15 vagas para os casais, que durante, aproximadamente, três horas participam de um bate-papo sensível e bastante descontraído. As turmas são pequenas para permitir a proximidade necessária a uma boa conversa. 
“A mulher precisa de ajuda afetiva e efetiva, daí a importância do pai estar presente no momento da amamentação”, pondera a instrutora do curso e técnica em enfermagem, Maria Carmozita Santana. Com base em sua experiência de quase duas décadas de trabalho em favor da educação para o aleitamento materno, Carmozita ressalta que o pai da criança pode envolver-se ativamente ao longo de todo o processo de amamentação. “A coisa que mais ajuda a mulher a produzir leite é o carinho. A compreensão e o amor do pai são muito importantes”, afirma a instrutora. 
 
Presença do pai 
Em consonância com essa premissa, o advogado Fernando Eduardo Guimarães de Carvalho demonstra, de forma exemplar, o quanto é significativo o pai estar envolvido no processo da amamentação. Ao falar sobre a sua participação no curso, ao lado de sua mulher, a farmacêutica Christiane Gino Colu Nery, Fernando ressalta que “a gravidez é um momento de intensa cooperação entre o pai e a mãe. Ela é, essencialmente, uma situação do casal”, pondera. O advogado destaca, ainda, o intenso cuidado e o carinho com que os casais são recebidos pela instrutora Carmozita. “Pessoas que, dado a sua condição socioeconômica, procurariam um curso da Rede Privada e não do SUS, se inscrevem no curso ‘Casal Grávido’ e saem maravilhados com a sua qualidade”, finaliza.

Fonte: Agência Minas
Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.