São João del Rei Transparente

Melhores Práticas

Artesanato em Coroas é aperfeiçoado na Europa

Descrição

Coronel Xavier Chaves (Coroas) está investindo no artesanato local e buscando aperfeiçoamento para os artesãos. Uma parceria entre o Sebrae e a Prefeitura Municipal viabilizou que o prefeito municipal, Helder Sávio Silva (PV), a analista técnica do Sebrae em Minas Gerais, Sabrina Campos Albuquerque e a consultora e historia­dora cultural, Roseli Santaella Stella passassem 12 dias em uma missão técnica na Espanha e em Portugal para conhecerem o artesanato europeu e participarem do Festival Caldas da Rainha. "A comitiva foi buscar novas técnicas para trazer para os artesãos e incrementar o festival de pedras", disse a consultora do Sebrae de São João dei-Rei,  Ruth Viegas.
Na última terça- feira, 21, um encontro dos três com os artesãos locais no Parque de Exposições da cidade teve como objetivo mostrar as experiências adquiridas na viagem e expor peças trazidas da Europa. "Estamos mostrando as experiências de Portugal e Espanha com relação ao Festival Inter­nacional de Escultura em Pedra", disse o prefeito. E completou. "Fomos verificar as experiências do Festival de Caldas da Rainha que já teve mais de 30 edições e também conhecer um pouco do artesanato das cidades que visitamos lá".
Para a artesã e coordenadora da sala de vendas do artesanato municipal na Casa de Cultura, Ma­rileia da Boa Morte Assunção, investimentos no setor são importantes. "É uma forma de aumentar a renda da família", comentou. Sabrina concorda e acrescenta que é uma forma de fazer com que os artesãos vejam a atividade como um negócio. "O artesanato tem sido uma fonte de renda importante. Apoiamos estes grupos através da capacitação e· também identificando o mercado para que eles possam tomar sua atividade autos sustentável". "Estes investimentos irão refletir no fortalecimento da identidade do artesão", disse Ruth. _
"Sem dúvida nenhuma esses conhecimentos de outras culturas irão nos ajudar. Estamos a cada dia aprendendo mais. Temos um padrão de escultura aqui, mas podemos aproveitar esses conhecimentos para melhorá-las", disse o artesão Francisco Sales.
Para também incentivar o artesanato local, o Sebrae fará um diagnóstico da atividade em Coroas, "Vamos fazer um levantamento do potencial artesanal do município, com o olhar para as matérias primas, a identidade da cidade e identificando possíveis parceiros para depois ver a possibilidade de propor um projeto no Sebrae", disse Sabrina. 

Festival
A viagem e a participação no evento também tiveram como objetivo promover um intercâm­bio. Segundo Ruth, existe a possibilidade de uma equipe de Portugal participar do II Festival Internacional de Escultura em Pedra, que, deve acontecer em outubro, e do vencedor do evento ganhar urna viagem para participar do próximo Festival de Caldas da Rainha, em Portugal.
Para Sales, participar do I Festival Internacional de Escultura em Pedra foi uma experiência muito boa. "Foi muito interessante para nós", disse. Na ocasião, ele esculpiu a imagem de Nossa Senho­ra da Conceição que está na entrada da cidade. Marileia acredita que o festival foi bom para o turismo. "Foi uma divulgação boa para a cidade. Além disso, as pessoas vieram para o festival de pedras mas conheceram outras coisas que temos aqui", disse .

Fonte: Gazeta de SJDR, 25 de junho de 2011

Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.