São João del Rei Transparente

Melhores Práticas

Gentileza Urbana . IAB Minas Gerais

Descrição

O departamento mineiro do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB-MG) retomou, em 2004, o Gentileza Urbana, o prêmio da cidadania de Belo Horizonte  Ampliou-se a escala da premiação, firmando-se parceria com os Associados Minas. Quadruplicou-se o número de indicações populares ao prêmio, em relação à média histórica do Gentileza Urbana.
O IAB-MG promoveu, no ano passado, o prêmio Gentileza Urbana, por meio do qual a população de Belo Horizonte indicou duzentas atitudes gentis, empreendidas por pessoas, empresas e instituições.  Das duzentas indicações, espontaneamente apontadas pela população belo-horizontina, dez foram selecionadas por uma comissão julgadora. Os autores das iniciativas selecionadas receberam diplomas, entregues em solenidade realizada no Teatro Alterosa, com a presença de 600 pessoas.
Foram premiadas, por exemplo,as seguintes gentilezas: uma artista plástica que comandou, em trabalho de mutirão, a pintura das fachadas das casas de uma favela de Belo Horizonte; duas associações de bairros, que promovem, também em mutirão, a coleta de lixo reciclável; uma empresa siderúrgica, que adquiriu e doou, a uma praça da cidade, uma grande escultura da artista plástica Tomie Ohtake. Outras seis atitudes cordiais foram igualmente premiadas.
A população foi motivada a indicar as gentilezas, por meio de anúncios veiculados no jornal Estado de Minas e no portal Uai, conectado ao site www.iabmg.org.br. Foram veiculadas matérias jornalísticas no jornal Diário da Tarde e na rádio Guarani, também pertencentes aos Associados Minas. Distribuiram-se fichas de indicações, disponíveis nas urnas colocadas em onze pontos da cidade.
O Gentileza Urbana é uma criação do IAB-MG, registrado no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).  A premiação foi realizada em Belo Horizonte, pela primeira vez, em 1993.  Durante oito anos seguidos (1993/2001), o Gentileza Urbana, de Belo Horizonte, foi promovido, com singelas solenidades, realizadas na sede do IAB-MG. Obtinha-se a média de cinqüenta indicações populares por ano. O prêmio foi exportado para a cidade inglesa de Liverpool, no ano de 2000, sendo realizado entre os alunos, professores e funcionários da Liverpool Hope University College, com o nome de “Urban Kindness”.  Concedeu-se, então, um único prêmio, conquistado por uma ONG de Liverpool, voltada às questões ambientais.  O arquiteto Jaime Lerner dedicou um capítulo do seu livro Acupuntura Urbana (Editora Record) ao prêmio IAB-MG de Gentileza Urbana.
2004: A GENTILEZA SUBIU AO PALCO
Depois de dois anos de interrupção, por falta de patrocinadores, o prêmio Gentileza Urbana voltou, de forma ampliada, à cena belo-horizontina, em 2004, com promoção dos Associados Minas e com patrocínio da Federação Nacional das Empresas de Seguros Privados e de Capitalização (Fenaseg) e do sindicato das seguradoras de Minas Gerais, o Sesmig.
O sucesso do Gentileza Urbana, de Belo Horizonte, em 2004, fez com que os patrocinadores já confirmassem a chancela da edição de 2005, e, também, se dispussem a viabilizar uma premiação do Gentileza Urbana para a cidade de Ouro Preto, a ser promovida em julho deste ano, dentro da programação do Festival de Inverno deste ano.
A premiação do Gentileza Urbana foi realizada no dia 6 de dezembro de 2004, no Teatro Alterosa, tendo sido aberta com a apresentação do coral da Universidade Fumec, de Belo Horizonte, regido pelo maestro Lindomar Gomes.
Estiveram no evento o presidente nacional do IAB, Demetre Basile Anastassakis, os presidentes da Fenaseg e do Sesmig, respectivamente João Elísio Ferraz de Campos e Alberto Continentino, o prefeito municipal, Fernando Pimentel, e lideranças comunitárias. A solenidade foi comandada pela arquiteta Maria Ângela Braga, presidente do IAB-MG.
Os dez ganhadores do prêmio Gentileza Urbana receberam diplomas, desenhados e produzidos pelo artista Gustavo Grecco. Encerrada a solenidade, o público presente participou do coquetel de confraternização, ao som do grupo instrumental Porto Brasil.  Integraram a comissão julgadora, que escolheu as dez gentilezas premiadas, a partir das duzentas indicações populares, as seguintes personalidades:  professor Tomaz Aroldo da Mota Santos, ex-reitor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), sociólogo Marcos Coimbra, vereador Antônio Carlos(Carlão) Ramos Pereira, artista plástica Lotus Lobo, o artista plástico e crítico Márcio Sampaio, o secretário adjunto de cultura de Minas Gerais, Osvaldo Lasmar, e a presidente do IAB-MG.
Estas foram as dez gentilezas que receberam os diplomas:
PARCERIAS IMPULSIONAM AS GENTILEZAS
Foram adotados, na edição 2004 do Gentileza Urbana, os procedimentos rotineiros da comunicação empresarial, enfatizando-se a definição do plano de mídia e a realização da solenidade de premiação, executada por uma empresa da área de eventos. A coordenação geral ficou por conta de uma empresa especializada em planejamento de comunicação, reportando-se diretamente à presidência do IAB-MG.
No prazo de um mês, entre novembro e dezembro, foi executado o plano de veiculações publicitárias, assim resumido:
Estado de Minas – divulgou o concurso por meio de anúncios, que informaram sobre as inscrições, a forma de participar, as ações escolhidas. Foram veiculados sete anúncios ao longo do período, totalizando 279 cm/col.
Portal Uai – hospedou, durante o período de duração do projeto, um half banner, na página principal, com link para o site do concurso. Foram 1.250.000 pageviews no período proposto.
Nos anúncios, forneceram-se orientações aos leitores sobre o encaminhamento de indicações, fossem elas por meio de cartas, pelo preenchimento de fichas no portal Uai e no site do IAB-MG, e mesmo por telefone.             Basicamente, as informações solicitadas referem-se à descrição da Gentileza Urbana  e à indentificação da pessoa que indica, para um eventual posterior detalhamento da indicação.
Houve, no caso da reciclagem de lixo do bairro de Buritis, 76 diferentes indicações, provenientes de um vasto universo de remetentes,  como foi minuciosamente constatado pela secretaria executiva do prêmio Gentileza Urbana.
Mesmo que haja uma orquestração de indicações, tal movimento articulado é visto como altamente positivo, porque o  que se pretende, com o prêmio, é exatamente mobilizar pessoas e grupos de pessoas em prol da comunidade.  A comissão julgadora dá prioridade a uma análise de mérito da iniciativa, em lugar de destacar a gentileza que conta com maior número de indicações.  A gentileza referente à escultura da artista plástica Tomie Ohtake, por exemplo, teve apenas uma indicação popular.
Além dos anúncios, foram espalhados mil popcards e mil fichas de indicações, juntamente com onze urnas (na sede do IAB-MG, na sede e nas lojas dos Associados Minas, e na Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais). Para a solenidade de premiação, expediram-se 1,2 mil convites.
Ao todo, no âmbito editoral, foram veiculadas oito matérias e notas no jornal Estado de Minas, destacando duas páginas da editoria Gerais, sendo uma página a de capa do caderno.
O IAB-MG é uma entidade voluntária, congregando seis mil profissionais. Com o prêmio, a instituição pretende estimular as melhores práticas de cidadania,bem como o respeito ao patrimônio natural e cultural, reforçando-se, na comunidade, os valores preconizados em seus estatutos.Na solenidade de 6 de dezembro, no Teatro Alterosa, diante de 600 pessoas, a presidente do IAB-MG assim falou do sentido e da razão de ser do prêmio: “São as gentes, as pessoas, os atores e a razão de ser das gentilezas, em uma relação dinâmica de causa e efeito, de reciprocidades veladas e explícitas, no encadeamento dos elos de compreensão e solidariedade, na construção paulatina e sólida da cidadania”.

Fonte: Margem Comunicação estratégica

Mais informações
Blog IAB
Projeto São João del-Rei Transparente: a cidade que sonhamos é a cidade que podemos construir ganha prêmio Gentileza Urbana 2011/IAB-MG
Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.