São João del Rei Transparente

Melhores Práticas

Minas Gerais lidera ranking na premiação do Programa de Regionalização do Ministério do Turismo

Descrição

Minas Gerais venceu três das nove categorias do Prêmio Roteiros do Brasil, promovido pelo Ministério do Turismo como reconhecimento aos casos de sucesso do Programa Regionalização do Turismo. Neste ano, juntamente com o Rio Grande do Sul, o Estado liderou o ranking de premiação do troféu que avalia as ações que visam promover e estimular o desenvolvimento do turismo no Brasil.
Como exemplo de Gestão Turística Regional, foi escolhida a Associação do Circuito Turístico Serras Verdes do Sul de Minas; o Caminho da Luz – O caminho do Brasil recebeu o primeiro lugar como melhor roteiro ou destino turístico segmentado e, a Prefeitura Municipal de Ouro Preto, foi eleita no quesito Gestão do Patrimônio Imaterial.
 
Destaque
 
Desde 2009, quando o troféu foi criado, Minas Gerais foi o Estado brasileiro que mais se destacou. Em 2009 o Estado recebeu quatro das oito premiações e em 2010 Minas Gerais ficou com quatro de nove premiações. Com o resultado deste ano, Minas Gerais totalizará 11 troféus, na seqüencia, aparecem empatados o Paraná e o Rio Grande do Sul com três premiações nos últimos anos e o Rio de Janeiro e Ceará com dois troféus.
De acordo com o secretário de Estado de Turismo, Agostinho Patrus Filho, o reconhecimento de Minas Gerais no recebimento do prêmio demonstra a vitalidade da gestão do turismo mineiro. “O Governo de Minas trabalha descentralizando ações e recursos na atividade turística e tem nos municípios e Associações de Circuitos verdadeiros interlocutores da política pública. Este resultado mostra que a organização do turismo mineiro tem dado certo e demonstra o reconhecimento do Ministério do turismo com a assertividade das políticas públicas do Estado de Minas Gerais”, disse.
 
Premiação
 
A cerimônia de entrega dos troféus acontecerá dia 14 de julho, em São Paulo, durante o 6º Salão do Turismo – Roteiros do Brasil.
O Troféu Roteiros do Brasil é um marco das realizações do Programa de Regionalização do Turismo – Roteiros do Brasil, que tem entre seus objetivos a estruturação dos destinos, qualificação de serviços turísticos, o aumento do tempo de permanência e gasto médio dos turistas.
A classificação geral da premiação 2011 pode ser acessada no site: www.turismo.gov.br e o número de prêmios distribuídos desde a primeira edição do troféu, em 2009, pode ser conferida no quadro abaixo:
 
 
Troféu Roteiros do Brasil – 2009/2011
Minas Gerais 11
Paraná 3
Rio Grande do Sul 3
Rio de Janeiro 2
Rio Grande do Norte 1
Bahia 1
Ceará 1
São Paulo 1
Pernambuco 1
Piauí, Ceará e Maranhão 1
Alagoas 1
TOTAL GERAL 26

Fonte: Agencia Minas
Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.