São João del Rei Transparente

Melhores Práticas

Igreja de Tiradentes terá R$800 mil para reforma . 2011

Descrição

BNDES financiará obra da Santíssima Trindade

Há quem conte a origem do Santuário de Santíssima Trindade, em Tiradentes, através de uma lenda. Na cultura popular, um padre de sobrenome Trindade havia percorrido um longo caminho carregando consigo uma imagem representando o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Cansado, parou sobre uma colina e ali construiu uma capela para eles.mais de cem anos depois de a história começar a se r contada, uma coisa é fato: o Santuário será reformado com investimentos de R$800 mil. Os recursos serão garantidos pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e começarão a ser aplicados nos próximos meses em obras que incluem desde sistema de drenagem em torno da Igreja até detalhes da fachada. “Todo o espaço do santuário receberá retoques. A expectativa e de que possamos entrega-lo novo em folha para a população em junho do ano que vem, às vésperas da Festa da Santíssima. Nossa celebração ficará ainda mais bonita”, comentou o presidente das arquiconfraria do Santuário e prefeito de Tiradentes, Nilzio Barboza (PMDB).

O projeto para reformas teve como proponentes o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e o Grupo Oficina de Teatro Entre & Vista. Com a aprovação do documento pela BNDES, o Santuário da Santíssima Trindade passou a incluir grupo de sete templos tiradentinos a receberem apoio financeiro da instituição, que também patrocina a construção do primeiro museu litúrgico do país, com inauguração prevista para fevereiro de 2012.

Festa
Começou ontem, 10, a tradicional Festa da Santíssima Trindade em Tiradentes.  Ate o próximo sábado, 18, o Santuário do município promove missas e novena especial a partir das 19h. No domingo, 19, Dia Maior da festa, a maratona de celebrações começa às 5h e continua de hora em hora até as 18h. Às 12h, a missa será proferida pelo bispo Dom Célio de Oliveira Goulart. Ao longo do dia serão recebidas confissões dos fieis.

As homenagens à Santíssima Trindade continuam na segunda-feira, 20, com missas celebradas entre 14 e 17h, além de Procissão Luminosa do Pai Eterno a partir das 18h, saindo do Santuário e percorrendo ruas da cidade. Na semana seguinte, no domingo, 26, a festa se encerra com Procissão do Pai Eterno percorrendo ruas do Bairro da Mococa a partir das 8h30. Às 10h, missa e Te Déum com participação da Orquestra e Banda Ramalho. À tarde, a partir das 14h, as comemorações à Santíssima Trindade terminam com leilão de gado e prendas.
A expectativa é de que 30 mil pessoas passem pela festa ao longo dos dias de programação.

Site
As manifestações de devotos à Trindade também podem ser feitas via internet a partir de agora. No site www.santuariosstrindade.com.br, totalmente dedicado ao santuário tiradentino, os fiéis podem conferir a história do templo e a programação do Jubileu 2011, além de fazer testemunhos de fé, pedir missas e, ainda, acender velas virtuais com pedidos de oração.

Fonte: wwwww.gazetadesaojoaodelrei.com.br, 11 de Junho de 2011

Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.