São João del Rei Transparente

Melhores Práticas

Os jovens de São João Bosco . Coroinhas do Pilar

Descrição

Projeto visa beneficiar Coroinhas do Pilar em seu aniversário de 40 anos.
Houve uma época em que ser coroinha da Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar pareceu um modismo, desde o Tijuco ao Bairro de Matozinhos e desde o Senhor dos Montes ao Bonfim.
Fundada em 1972 por um pequeno grupo de jovens e abraçada com muito carinho e dedicação pelo falecido padre José Teixeira Pereira, a Associação dos Coroinhas já gozou de um momento de glória, vindo a possuir um número fixo de 120 a 150 jovens servindo ao altar e deixando uma presença marcante em nossa comunidade.

Hoje, graças à perseverança de alguns dos seus antigos membros, a Associação está às vésperas de completar 40 anos de existência. Foi refletindo nisso que, em 2009, uma admiradora dessa associação, a musicista Elisabete Mendonça e seu esposo Dimas do Carmo (ex-coroinha), residentes em São Paulo, tiveram a idéia de formular um projeto sócio-cultual que premiasse a entidade, de forma a lhe gerar estímulo por sua preservação.

Esse projeto envolverá diversos professores de música (de teoria, de instrumentos e de técnica vocal), professor de dicção e gramática latina, de liturgia católica e de história da música, em sua maioria ex-coroinhas, além da compra de instrumentos musicais para o desenvolvimento das atividades, e tendo como produtos finais a gravação de um CD de Canto Gregoriano, a edição de partituras desses cantos para uso próprio e a publicação de um histórico dessa associação, a partir de fotografias, para um registro documental de sua história.

Tal projeto já está aprovado pela Lei Rouanet de Incentivos Fiscais, do Ministério da Cultura, com o título “Os jovens de São João Bosco” e visa um curso de aprimoramento musical por um período de 11 meses, beneficiando os seus 7 membros participantes. Ele é identificado no Ministério da Cultura (Minc) sob o nº PRONAC 10 2559, tendo validade até 31 de dezembro de 2011, com a possibilidade de prorrogação para até dezembro de 2012 e tem como proponente a própria Elizabete Mendonça, que será a coordenadora do projeto e responsável pela prestação de contas junto aos órgãos governamentais de direito, tendo de perto o acompanhamento constante de um Conselho Fiscal composto por alguns membros da Associação, além de seus representantes eclesiásticos.

Fica aqui, então, o apelo a toda a comunidade para que esse projeto se viabilize para a preservação da cultura local. Interessados em ajudar poderão entrar em contato pelo email betecanto@bol.com.br ,ou pelo telefone 011 3277-1564.

Texto: Dimas Luiz do Carmo
Fonte: Folha das Vertentes

Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.