São João del Rei Transparente

Melhores Práticas

Perfil Jr. Consultoria em Psicologia . UFSJ-Universidade Federal de São João del-Rei

Descrição

Fundada em 2003 e atualmente composta por 12 membros, a Perfil Consultoria Júnior é uma empresa sem fins lucrativos, vinculada à Universidade Federal de São João Del Rei, gerida exclusivamente por alunos do curso de Psicologia que investem na área Organizacional e do Trabalho.

A empresa presta serviços na área de Recursos Humanos tais como Seleção e Treinamento de Pessoal, Diagnóstico Organizacional e Elaboração de Propostas de Intervenção. Sob a supervisão de professores e profissionais especializados, objetiva alcançar o bem estar da organização, visto que tem como diferencial a elaboração de ações de acordo com as singularidades do cliente, com custos abaixo dos praticados pelo mercado.

Missão
Oferecer, aos alunos do curso de psicologia, aprendizado teórico e prático para a capacitação na área de Psicologia Organizacional e do Trabalho. Oportunizar o trabalho em equipe, a ampliação de rede de contatos e o conhecimento básico no gerenciamento empresarial, visando formar profissionais diferenciados e atentos à humanização das relações de trabalho.

Visão
A Perfil Consultoria Júnior em Psicologia visa ser reconhecida por todos os discentes e docentes da UFSJ como um referencial na área de Psicologia Organizacional e do Trabalho. Conquistará a excelência na execução de seus projetos e a credibilidade no ramo de Recursos Humanos dentro do mercado em São João del Rei e região.

Valores
Ética, Responsabilidade, Empreendedorismo, Autonomia, Flexibilidade, Excelência no Serviço, Aprendizado, Comprometimento com a Formação, Humanização no Trabalho.

 

Áreas de atuação

. Recrutamento: O recrutamento consiste em um processo anterior à seleção e visa atrair candidatos qualificados para os cargos disponíveis na organização através da divulgação de oferta de oportunidades de emprego ao mercado de recursos humanos garantindo um processo seletivo mais eficiente e diminuindo os custos da organização.

.Seleção de Pessoal:
- O que é?
Tomando como ponto de partida a demanda da empresa e utilizando instrumentos compatíveis com a realidade da mesma para o processo seletivo através das especificações do cargo e das características do candidato, a seleção de pessoal por nós realizada visa integrar as necessidades da organização e suas mudanças ao bem estar do trabalhador.
- Por que contratar?
A contratação de um serviço de seleção pode evitar prejuízos com reabertura de processos seletivos e com a incompatibilidade de funcionário/cargo, diminuindo os índices de rotatividade (turn-over), além de dar maior garantia de uma contratação de sucesso, e melhorar a produtividade com profissionais bem selecionados.

. Treinamento de Pessoal
O que é?
Envolve a aquisição e/ou desenvolvimento de conhecimentos teóricos e/ou práticos buscando aliar aprendizagem e habilidades (comportamentais e técnicas) ao desempenho e potencial de cada funcionário dentro da empresa visando a melhora da performance dos mesmos nas questões que forem pertinentes às suas atribuições. Alguns aspectos importantes nesse processo são: liderança, relacionamento, negociação, comunicação, dentre outros.
- Por que contratar?
Um treinamento bem orientado e planejado de acordo com as necessidades levantadas pode mostrar-se uma excelente ferramenta para a empresa e seus funcionários, otimizando o trabalho ao facilitar a resolução de problemas quando se conta com pessoas bem capacitadas.

.Diagnóstico Organizacional
- O que é?
O Diagnóstico Organizacional é uma avaliação que busca entender o comportamento de uma organização para identificar seus possíveis focos de problemas e áreas de aprimoramento em potencial, otimizando os resultados de trabalho da empresa.
Isso pode ser feito através da avaliação da relação do trabalhador com a tarefa executada, assim como sua satisfação e motivação com o trabalho. É possível, ainda, a análise do clima organizacional, da qualidade de vida no trabalho, dos valores, do comprometimento, dos estilos de liderança, do nível de estresse, dentre outros. Essa análise permite, posteriormente, uma intervenção condizente à situação da organização percebida e relatada durante o diagnóstico.
- Por que contratar?
Por ser considerado um meio eficaz de identificação das potencialidades e fragilidades da empresa, tal medida torna-se necessária para que sejam desenvolvidos projetos e planos de ação que visam atingir os objetivos propostos na missão da mesma.

.Elaboração de Propostas de Intervenção
Após prévio Diagnóstico Organizacional, podem-se elaborar estratégias de intervenção que viabilizem melhoras no mercado.

. Atividades para capacitação:
São realizados periodicamente grupos de estudos, nos quais são apresentados e discutidos temas previamente selecionados de acordo com os projetos desenvolvidos pela empresa. Com isso busca-se o enriquecimento teórico e o aperfeiçoamento prático dos membros da empresa.

. Atividades para a Comunidade Acadêmica:
A Perfil Consultoria Júnior em Psicologia realiza palestras, encontros, feiras, entre outros a fim de divulgar a empresa e promover o conhecimento sobre a área de Psicologia Organizacional e do Trabalho para a comunidade acadêmica e demais interessados.

Fonte: Site oficial Perfil Jr.
Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.