São João del Rei Transparente

Melhores Práticas

. Projeto sócio-educativo . Arte por toda parte . Cia Teatral ManiCômicos

Descrição

Companhia Teatral ManiCômicos


Empresas mantêm projeto educacional da Companhia Teatral ManiCômicos

Na próxima segunda-feira, 1º, o projeto Arte por Toda Parte da Companhia Teatral ManiCômicos retoma as suas atividades nas escolas de São João del-Rei, Dores de Campos, Lagoa Dourada, Perdões, Resende Costa e Tiradentes.
Em sete anos de realização, o projeto que teve seu embrião em São João del-Rei se expandiu e criou parcerias com as administrações municipais e entidades ligadas à educação nas outras cidades que abrange atualmente.
Hoje em São João del-Rei, o Arte por Toda Parte que já chegou a ter 60 turmas, possui 40. Desse total, quase 20 foram adotadas por empresas locais. "Essa foi a maneira que encontramos para dar continuidade ao projeto. No princípio tínhamos o apoio da prefeitura, mas não o temos mais. Para o Arte por Toda Parte não acabar na cidade fizemos a campanha Adote Uma Turma e foi graças à sensibilidade das empresas e pessoas 
para com esse trabalho que tivemos a possibilidade de mantê-Io", explicou o coordenador do projeto e integrante do ManiCômicos, Juliano Pereira.
Para ele a educação é responsabilidade do município. "A educação da população de uma cidade passa pela administração municipal. Porém, todos estão inseridos nesse processo, tanto que temos o apoio de várias empresas. Mas quando conseguimos o apoio da prefeitura no projeto, o trabalho se fortalece”, explicou o coordenador.
Pereira acredita que a iniciativa, realizada  há vários anos tem sido muito positiva para as comunidades em que é desenvolvida, "As experiências estão bacanas . percebemos que os alunos têm alçado voos mais altos e a receptividade das cidades é muito boa. Não são apenas os alunos que recebem o projeto. A cidade também se beneficia já que, além das aulas de teatro, realizamos apresentações nos municípios. Acreditamos que a arte pode contribuir para que as pessoas olhem para si mesmas e para o país diferente, e transformando o local em que vivem em uma melhor sociedade".
O Arte por Toda Parte realiza aulas de teatro para crianças, jovens e adultos. A partir dessas aulas, os alunos criam um espetáculo teatral, em cujo processo pesquisam  histórias das comunidades onde vivem. Esse espetáculo é apresentado para os estudantes nas escolas públicas, para os moradores das comunidades envolvidas no  projeto e em uma mostra especial.
Neste ano o evento está em sua sétima edição e acontece em outubro, de 24 a 30, no Teatro Municipal de São João del-Rei, "É um momento de partilha com os pais. Muitos, inclusive, conheceram o Teatro por causa disso", finalizou o coordenador.

Espaço cultural
Em São João está localizado o Espaço Cultural ManiCômicos, um ponto de cultura que oferece várias atrações gratuitas ou a preços populares para a população. No Espaço também são oferecidas aulas de artes plásticas, teatro e musicalização para crianças de 4 a 12 anos. Além de curso de teatro para jovens e adultos e um Curso de Preparação Para Atores com duração de dois anos e meio em parceria com o Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Estado de Minas Gerais (Sated - MG). A Cia ManiCômicos, além  da Mostra Arte Por Toda Parte, ainda realiza o Encontro de Grupos de Teatro que traz grupos e artistas profissionais de todo Brasil para se apresentarem e ministrar oficinas na cidade.

Para outras informações sobre os projetos desenvolvidos pela companhia, bata acessar o site www.manicomicos.blosgpot.com ou ligar para (032) 3373 5892.

Fonte: Gazeta de SJDR, 30 de Jlho de 2011

Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.