São João del Rei Transparente

Melhores Práticas

Petrópolis: Inventário Turístico apresenta números positivos

Descrição

Matéria

Os amantes de Petrópolis têm muito que comemorar: o Inventário Turístico da cidade foi concluído e todas as informações coletadas estarão acessíveis em breve no portal Destino Petrópolis. Na tarde de ontem, o Instituto IDEIAS, responsável pela realização das pesquisas, realizou duas apresentações na cidade. A partir de agora o Grupo Gestor e o Conselho Municipal de Turismo têm em suas mãos uma nova ferramenta para alavancar o setor e atrair novos visitantes à serra fluminense.

Foram 180 dias percorrendo as ruas e locais de interesse turístico da cidade e tudo foi catalogado. Com um total de 1953 empreendimentos cadastrados, Petrópolis se destaca como um local propício à visitação não apenas nacional, mas também de visitantes estrangeiros. Com 98 meios de hospedagem levantados, a cidade oferece opções tanto para casais à procura de um fim de semana romântico no agradável clima da serra, como para famílias que desejam conhecer um pouco mais sobre a História do Brasil. Numerosas também são as opções gastronômicas: foram pesquisados 390 locais entre restaurantes, bares e lanchonetes, e muitos oferecem ao turista a possibilidade de conhecer diferentes nacionalidades, degustando pratos e sobremesas inspirados em países como a Alemanha e Portugal.

Todas as informações e fotografias coletadas pelo Inventário Turístico estarão disponíveis gratuitamente em um portal específico. Na página, além de poder pesquisar tudo o que quiser saber sobre a região, o turista poderá ainda montar seu roteiro de viagem e programar sua visita. Estarão disponíveis dados sobre a história da cidade, curiosidades sobre pontos já famosos como o Palácio de Cristal e o Museu Imperial, além de roteiros que incluem locais de interesse turístico. O portal é uma também uma ferramenta para os empresários e governantes locais, que sabendo tudo o que a cidade oferece podem planejar as ações a serem desenvolvidas para o turismo.  

De maneira inovadora, o Inventário Turístico de Petrópolis se manterá sempre atualizado, já que cada empresário e empreendimento terá a uma senha para acessar à página no portal, e atualizar informações, inserir e substituir fotografias, vídeos ou arquivos de áudio. O trabalho de pesquisa foi realizado a partir de demanda do Ministério do Turismo, com o apoio da Fundação de Cultura e Turismo de Petrópolis, do SEBRAE-RJ, do Fórum de Secretários de Turismo do Estado do Rio de Janeiro e do CEFET/Petrópolis.

Paula Giolito . Assessora de Imprensa
Instituto IDEIAS

Publicado em 18 de Novembro de 2010 - 11:47
Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.