São João del Rei Transparente

Melhores Práticas

Projeto "Trem é Turismo" revitalizará 24 roteiros turísticos

Descrição

O Projeto Trem é Turismo, uma parceria da Associação Brasileira dos Operadores de Trens Turísticos e Culturais (Abottc) com o Sebrae, conta com R$ 2,2 milhões de orçamento para revitalizar e recuperar linhas férreas em todas as regiões do país. No total, o Trem é Turismo englobará 24 linhas espalhadas por 11 estados, do Rio Grande do Norte ao Rio Grande do Sul.

O calendário de trabalho prevê uma série de atividades para os próximos dois anos. Oficinas de gestão, pesquisa diagnóstica dos empreendimentos e mensuração dos resultados estão entre as ações previstas para articular os diferentes atores incluídos no segmento.

Segundo Sávio Neves, presidente da Abottc, as perspectivas para 2011 são excelentes. "Neste momento de retomada, em que o Brasil sediará uma sequência de grandes eventos esportivos, o projeto vai propiciar um avanço sem precedentes do turismo ferroviário. Há ainda outro ponto favorável: por ser uma modalidade que complementa os produtos turísticos, a tendência é que o segmento alavanque os destinos turísticos em que está inserido", acredita Sávio Neves, presidente da Abottc.

Para Luiz Carlos Barboza, gestor do projeto pela Abottc, o Trem é Turismo impulsionará definitivamente o segmento, trazendo ainda outros benefícios para as comunidades inseridas nos roteiros. "Com o Trem é Turismo a ABOTTC deverá se consolidar e expandir o número de associados. Existem novos projetos de trens turísticos e culturais no país. As viagens de trens são muito atrativas e podem contribuir significativamente para o desenvolvimento do ambiente econômico das localidades envolvidas, estimulando pequenos negócios e gerando emprego", avalia.
 
Fonte: Mercado e Eventos

Publicado em 16 de Novembro de 2010
 
Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.