São João del Rei Transparente

Melhores Práticas

Projeto Empresas Apaixonadas por São João del-Rei: divulgação da cultura e da história são-joanense

Descrição

 

    Após o sucesso da Feira do Comércio, Indústria e Mostra Cultural de São João del-Rei (Fecic), a Associação Comercial e Industrial de São João del-Rei (ACI del-Rei), lança o projeto “Empresas Apaixonadas por São João del-Rei: divulgação da cultura e da história são-joanense. 
    O projeto foi idealizado pela diretora de Turismo da ACI del-Rei, Aparecida Olga da Silva, sendo mais uma ação significativa da instituição para a cidade, envolvendo a classe empresarial. Seu objetivo maior é contar a história do rico patrimônio material e imaterial de São João del-Rei, a moradores e visitantes, além de valorizar o merecido título de Capital Brasileira da Cultura 2007. 
    A primeira etapa do projeto contou com a adesão de mais de cem empresas que adotaram um monumento e pesquisaram sua história. 
    A partir de agora a arquitetura, a arte e a cultura da cidade serão estampadas em vários formatos dentro de algumas empresas e o consumidor terá acesso a valiosas informações sobre os mesmos, de forma clara e objetiva.

Lançamento do projeto

    O projeto foi apresentado em solenidade marcante no dia 14 de novembro. O evento aconteceu no antigo salão da ACI del-Rei com a presença de autoridades políticas e empresariais. 
    Uma exposição dos trabalhos, peças antigas e documentos de família, ficaram em exposição, atestando o excelente trabalho da diretora, que mexeu, de forma brilhante, com as origens da cidade. 
    O interesse pelo projeto foi tal que, já está previsto sua continuidade com a segunda etapa cujo tema será “Empresas Apaixonadas por São João del-Rei te leva até a história”. 
    Vale ressaltar o reconhecimento desse trabalho, uma vez que, em nome do Comitê Organizador da CBC 2007, a secretária de Turismo e Cultura, sra Lúcia Helena Bortolo de Resende e o vereador, Adenor Simões Coelho, entregaram à diretora Olga uma significativa homenagem, estampando a logomarca da Capital Brasileira da Cultura 2007. 
    A logomarca da CBC 2007 retrata a Ponte da Cadeia, patrimônio histórico de São João del-Rei, construída em 1789, ilustrada com as cores do Brasil. 
    O presidente da ACI del-Rei, João Afonso Farias e a diretora de Turismo, Olga Aparecida, falaram sobre o projeto

João Afonso

    O projeto Empresas Apaixonadas por São João del-Rei foi idealizado em sua gestão. De que forma a ACI del-Rei entende essa iniciativa? 
    O projeto aconteceu em decorrência do título que São João del-Rei conquistou como Capital Brasileira da Cultura 2007. A partir daí as idéias surgem no sentido de colaborar para que a cidade aproveite o seu potencial e faça jus a esse título. O Empresas Apaixonadas, como a própria Olga descreveu, chegou em um momento de inspiração, no que foi muito feliz pois oportunizou ao empresariado local participar divulgando o patrimônio histórico da cidade. 
    Qual o benefício direto que esse projeto traz para a cidade? 
    De imediato ele cria, junto aos empresários, uma nova postura dentro de seus estabelecimentos, uma postura cultural propiciando ao público o conhecimento real dos pontos relevantes da cidade. É prazeroso entrar em um estabelecimento e criar uma alternativa de atualização cultural. 
    O apoio às ações sociais e culturais, envolvendo o empresariado local tem sido um forte na sua gestão, fale a esse respeito. 
    Me preocupo muito com o problema social, não só de nossa cidade como de todo o país. No meu ponto de vista, o empresário não deve ficar de fora do contexto social, principalmente diante das dificuldades em que vive nosso país, em todos os segmentos. Estamos inseridos em uma sociedade na qual devemos nos manter atentos aos problemas sociais para que nos adaptemos em tempo. O empresário tem o poder maior de ajudar ao semelhante, percebendo de que forma pode participar e contribuir para que exista melhor qualidade de vida.

Olga

    O projeto alcançou todas as expectativas? 
    O projeto alcançou os seus objetivos. A cidade ficou encantada ao ver empresas contando a história do patrimônio material e imaterial, testemunhando o sucesso do projeto. Através do “Empresas Apaixonadas” a população tem a oportunidade de conhecer um pouco da história de São João del-Rei além de contribuir para a geração de emprego e de renda. Enfim, o projeto cumpre com a missão maior que é valorizar a auto-estima do cidadão sanjoanense. 
    O formato da segunda etapa será diferente? 
    A segunda etapa do projeto será: Empresas Apaixonadas te leva à História. Nesse formato, cada empresa, além de divulgar a história do patrimônio adotado, desenvolverá alguma ação em benefício do ponto escolhido. A primeira empresa a dar início à segunda etapa é a Tercobel Tejo Rey que escolheu o Monumento dos Expedicionários. No dia 4 de dezembro, a Tercobel, em parceria com o 11° Batalhão de Infantaria e Montanha Regimento Tiradentes e o historiador, Jairo Braga Machado prestarão homenagem aos ex- expedicionários, durante formatura do Batalhão. 
    Várias idéias já foram apresentadas para a segunda etapa como a inclusão da história de pontos relevantes da cidade estampados em embalagens, sacolas, carnês, além da iniciativa de preservação do patrimônio escolhido. O projeto alcançou uma dimensão fabulosa, por essa razão gostaria de agradecer o apoio dos diretores da ACI del-Rei, aos funcionários que colaboraram com o apoio técnico, às empresas participantes, aos historiadores que contribuíram com as pesquisas, aos que cederam seus acervos particulares e à todos os que, direta ou indiretamente cooperaram com o projeto. Agradeço ainda à Tercobel Tejo Rey pelo entusiasmo como abraçou a segunda etapa e em especial ao meu amigo e historiador, Jairo Braga Machado, que fez a apresentação do projeto.

“Empresas Apaixonadas” e “Aqui a educação guia o turismo”

    Criar possibilidades de trabalho e de renda para a cidade; valorizar, preservar e explorar economicamente o patrimônio natural e cultural do município; promover ações voltadas para a educação patrimonial da população; fortalecer os sentimentos de identidade e memória dos cidadãos são-joanenses; divulgar o potencial turístico da cidade, são objetivos comuns que levaram a ACI del-Rei e a empresa Ciatur Turismo a firmarem naturalmente parceria. 
    A Ciatur Turismo é responsável pelo projeto “Aqui a educação guia o turismo”, sob a coordenação de Maria Tereza Resende Raposo, e conta com o apoio técnico do Programa Monumenta/Unesco 2006. 
    Um de seus desafios é sensibilizar e capacitar a população para receber o viajante, traduzir e esclarecer informações relacionadas com a história do lugar e com diferentes significados do patrimônio. 
    A partir de agora a empresa de coletivos municipal Presidente circulará com informações sobre a história do patrimônio sanjoanense, criando oportunidades de enriquecimento da bagagem cultural de moradores e visitantes.

ACI del-Rei apóia documentário criado para as escolas públicas 
    Outro projeto apoiado pela ACI del-Rei são os documentários sobre a história da cidade, sua formação sócio-cultural, incluindo traços da cultura branca-européia, traços da cultura negra africana e a participação de São João del-Rei na 2ª Guerra Mundial. 
    A iniciativa partiu da 34ª Superintendência Regional de Ensino de São João del-Rei em parceria com o Stúdio JPV e Câmara Municipal, que contemplaram escolas públicas da rede municipal e estadual com kits audiovisual da Capital Brasileira da Cultura. 
    São mais de 200 discos gravados em formato VCD, compatível com aparelhos de DVD e que também poderão ser assistidos em qualquer computador com leitor de CD. 
    O projeto recebeu ainda, apoio das seguintes empresas: New kids, Sport Center Fernando Magno, Disk Cartuchos, Conecta, Emoção Motos e Postos Vianini.

Empresas Participantes
Restaurante Chafariz
Restaurante Pelourinho
Ótica Visão (Centro)
Ótica Visão (Matosinhos)
Ótica Colonial
A7 Estanhos
Greenville Móveis
Micro Show
Villa do Surf
Água de Cheiro
Delfor
Supermercado Agostinho
Pneumaster
Supermercado Monterey
Pibula
Hotel Cabana do Rei
Tercobel Tejo rey
Vídeo Locadora Glória
Restaurante Rex
Casa do Pãp
Casa Chic
Miga Sport
Hotel Chafariz
Escritório de Contabilidade Camarano
Sacolão center
CAZZ
Posto Ipiranga (Centro)
Agência de Jornais
Decoratum
Vitoreli
Realce
Escola Revisão
Salão de beleza Dorinha
Drops Arte&Café
A Íntima
Complemento
Casarão da Construção
Restaurante Quinto do Ouro
Restaurante Villeiros
Churrascaria Ramon
Cacel
Sapataria Carazza
Ciclovia
Lanchonete Ponto Real
CROs – centro de Radiologia Odontológica Sanjoanense
Cliníca de Reabilitação Funcional dos Maxilares
Ferrotaco
Imagem
Eletrolar
Casa das Meias
Paulistão
A Colegial
Tiradentes Viagens e Turismo
Lojão Topa Tudo
Hotel Colonial
Hotel Ponte Real
Red Point
CCM
Clínica de Implantes Dentários José Ozanam de Oliveira
Lazer e Aventura Turismo Ltda
Rally Auto Peças
Gráfica TGB
Cherokee Seguros
Sorveteria Monte Bianco
Ótica Del Rei
Venezza Modas
Angra Modas
Colégio Instituto Auxiliadora
Farmácia Santa Terezinha
A Primavera
O Mundo dos Retalhos
Tecidos Malu
A Nacional
Supermercado Kitzan
Laboratório Oswaldo Cruz
WIT Molduras
Juca Ourives (centro)
Juca Ourives (Matosinhos)
Galpão Arte e Decoração
Sandimkolor
A Fonte dos Calçados
Banco Real
Caixa Econômica Federal
Luck’s
Elme Jeans
Supermercado Fredezan
Veigas&Souza Advocacia
Clínica Naieff George Tayer
Jean Modas
A Gurilândia
Cultura Inglesa
Rede de Farmácia São João
Rede de Farmácia Americana
Escola Psicomotora
Distribuidora Pipocão
Padaria Senhor do Bonfim
Flora Segredo
Eletro Braga
Aplic
Carazza esportes
Carazza Infantil
Clínica Dr. Antônio Maurício
Opção
Unimodas Uniformes
Laboratório Carlos Chagas
Ortodontia e Ortopedia Facial Dr. Herbert Resende Vale
Aloha
Pontal Del Rose 

Presidente da ACI Del-Rei é convidado a secretariar palestra proferida pelo ministro de Estado do Turismo
    Durante a realização do IX Congresso das Associações Comerciais de Minas Gerais, o Ministro de Estado do Turismo, Dr. Walfrido Mares Guia, proferirá palestra magna cujo tema será “Turismo: Mola Indutora do Desenvolvimento Nacional e Regional – A Importância da Estrada Real para o Turismo Brasileiro”. O presidente da ACI del-Rei, João Afonso Farias, foi especialmente convidado pelo presidente da federação das Asociações Comerciais, Industriais, Agropecuárias e de Serviços (Federaminas), Dr. Arthur Lopes Filho, a atuar como Secretário da sessão. 
    O evento acontecerá na cidade de Ouro Preto no dia 1° de dezembro e tem como objetivo debater temas econômicos, sociais e políticos essenciais para o futuro da sociedade mineira e brasileira e de solidificar os laços de união e cooperação entre as suas mais de 400 Entidades Federadas e o empresariado que representam. 
    A sessão solene de abertura do evento terá como convidado o Governador do Estado, Aécio Neves, que abordará as principais realizações do seu Governo, bem como dará sua visão sobre o desenvolvimento e os desafios para o Brasil no próximo quatriênio.

Fonte: Site da ACI

Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.