São João del Rei Transparente

Melhores Práticas

População de BH terá local para destinar resíduos elétricos e eletrônicos

Descrição

O Projeto 3RsPCs - Resíduos Eletroeletrônicos, do Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR), realiza uma campanha para receber resíduos de equipamentos elétricos e eletrônicos de pessoas físicas. A coleta tem o objetivo de estimular a destinação adequada desses resíduos e faz parte das atividades da Semana Mineira de Redução de Resíduos que será realizada entre os dias 20 e 28 de novembro de 2010.
Os equipamentos recebidos serão testados e aqueles que tiverem condições de conserto, no caso de computadores, serão recondicionados e doados a instituições sem recursos financeiros para aquisição de equipamentos novos. Já os equipamentos que não tiverem condições de uso ou conserto serão encaminhados à Romic, empresa parceira, que realiza, a reciclagem de resíduos eletroeletrônicos, com foco na recuperação de materiais como cobre e alumínio e o tratamento dos resíduos perigosos, sem a disposição em aterros.
 
“Os equipamentos também possuem substâncias perigosas, como os metais pesados cádmio e chumbo, que devem receber tratamento adequado para não contaminar o ambiente, preservando a saúde das pessoas”, afirma a gestora do Projeto 3RsPCs, Susane Meyer.
 
Redução de Resíduos
A Semana Mineira de Redução de Resíduos é uma iniciativa que integra as atividades desenvolvidas na Semana Europeia de Redução de Resíduos, promovida pelos Estados membros da Comunidade Europeia e que tem o apoio do Programa LIFE+ da Comissão Europeia.
 
Em toda a América do Sul e Brasil, apenas Minas Gerais, representada pela Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), foi convidada para participar dos eventos da Semana na condição de organizadora das atividades locais. A semana ocorre de forma concomitante em vários países, visando promover o engajamento de diversos atores (setor público, empresas, ONGs, instituições de ensino e cidadãos) em ações práticas que estimulem a conscientização e a adoção de atitudes e comportamentos quanto à importância da redução dos resíduos gerados. A abertura da Semana será simultânea em todos os países participantes e acontece no dia 20 de novembro às 11h.
 
Outras informações sobre os eventos da Semana estão disponíveis, em cinco idiomas, no site www.ewwr.eu e também no site da Semana Mineira de Redução de Resíduos no endereço www.minasmenosresiduos.com.br.
Serviço:
Local de entrega dos resíduos: CMRR, rua Belém, nº 40, bairro Esplanada, Belo Horizonte
Dias e horários para entrega dos resíduos: de 22 a 26 de novembro, das 9h às 17h
Mais informações: (31) 3465-1200

Fonte: Agência Minas
Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.