São João del Rei Transparente

Melhores Práticas

Iphan firma acordo para o mapeamento da cultura tradicional paulista

Descrição

Iphan, Organização Social Abaçaí e Comissão Paulista de Folclore são as instituições que aderiram ao protocolo de intenções assinado durante o encerramento do XIV Revelando São Paulo
Foi firmado no último domingo (19), em São Paulo, um protocolo de intenções que servirá como base para a elaboração de um Termo de Cooperação interinstitucional voltado ao desenvolvimento de ações de fomento, difusão, articulação, realização de inventários, educação patrimonial, pesquisa e valorização do patrimônio da cultura tradicional paulista. O acordo deverá favorecer o intercâmbio cultural e profissional nas áreas de interesse comum, impulsionando a implantação de programas e projetos.
As instituições signatárias do protocolo são o Instituto de Patrimônio Histórico Artístico Nacional -- Iphan, a Organização Social Abaçaí Cultura e Arte e a Comissão Paulista de Folclore. A assinatura do documento aconteceu no palco do XIV Revelando São Paulo – Festival da Cultura Paulista Tradicional, com a presença do presidente do Iphan, Luiz Fernando de Almeida, da vice-presidente da Comissão Paulista de Folclore, Neide Rodrigues, e de dois representantes da Abaçaí, o diretor artístico e cultural, Toninho Macedo, e o diretor executivo, Sílvio Marcondes.
Durante a manhã do domingo, Luiz Fernando caminhou pelos pavilhões do XIV Revelando São Paulo e pôde conferir a culinária e artesanato tradicionais dos 180 municípios do interior paulista, que participaram do evento. O presidente do IPHAN assistiu ainda aos grupos de congadas e moçambiques, que se apresentaram no Palco do festival, e participou da habitual cerimônia de escolha do rei e da rainha conga de 2010. O par escolhido por sorteio faz parte da Congada de Sainha dos Irmãos Paiva, da cidade de Santo Antônio da Alegria.
Durante a semana de programação do Revelando São Paulo, o Iphan promoveu a oficina Residência Criativa. Os objetivos da atividade foram apresentar aos participantes algumas ferramentas de produção audiovisual e oritentar a produção de um videodocumentário sobre o patrimônio cultural paulista. O grupo reunido para a oficina abrangeu perfis heterogêneos, com pessoas de diferentes faixas etárias, dos 14 aos 72 anos.
A Residência Criativa foi dividida em três trabalhos: um que explorou a musicalidade das atrações do festival, outro que abordou a oralidade e o último que fez a captação de imagens. Os vídeos realizados poderão ser vistos em breve no site do Iphan.
 

 


Mais Informação:
Diego Dionísio: imprensa@abacai.org.br
Fonte: Assessoria de Imprensa da Abaçaí e IPHAN
Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.