São João del Rei Transparente

Melhores Práticas

Crianças conhecem o Centro Histórico de São Luís em visita turística

Descrição

Objetivo do projeto é despertar o sentimento de valorização e interesse dos estudantes do ensino fundamental da rede pública pelo patrimônio histórico, arquitetônico e natural da cidade

Divulgação

Crianças de uma escola pública de São Luís visitaram pela primeira vez o Centro Histórico da capital ontem. O passeio fez parte da programação do projeto “Conhecendo o patrimônio com outros olhos”, da Empresa Júnior de Turismo (Labotur), da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), em comemoração ao Dia das Crianças.

Durante toda a manhã, 33 alunos da 1ª a 4ª série do Complexo Educacional de Ensino Fundamental e Médio Antônio Ribeiro da Silva, do Sá Viana, visitaram alguns dos principais pontos turísticos de São Luís, além de aprender mais sobre a história da cidade. “Escolhemos essa escola porque ela faz parte da comunidade e acreditamos que a universidade deve contribuir com o desenvolvimento social e intelectual do seu entorno”, explicou o presidente da Labotur, Juan Ribeiro.

O objetivo do projeto é despertar o sentimento de valorização e interesse dos estudantes do ensino fundamental da rede pública pelo patrimônio histórico, arquitetônico e natural da cidade por meio de atividades de lazer. O passeio iniciou-se na Praia Grande, com visita aos museus, Casa de Nhozinho e Casa da FÉsta, contando com o auxílio de guias turísticos para a condução do passeio no Centro Histórico. Em seguida, foram visitadas as áreas naturais e ambientais, como a Lagoa da Jansen e Avenida Litorânea.

“Queremos que as crianças reflitam sobre a importância de preservar nosso patrimônio. Uma cidade só é boa para os turistas se for boa para seus moradores, e elas são os futuros cidadãos de São Luís. Temos de prepará-las desde então”, disse Juan Ribeiro. Essa é a primeira edição do projeto.

Encantada - A estudante Edilene Fonseca, de 9 anos, disse que nunca havia ido ao Centro Histórico antes e que havia ficado encantada com a arquitetura da Igreja da Sé. “É tudo muito bonito. As pinturas no teto são as mais lindas. Vou querer voltar outras vezes aqui e conhecer melhor cada um dos lugares”, disse.

O guia turístico Samarony Martins comentou que o maior saldo do projeto é o repasse de informação sobre a história da cidade. “Em diversas outras cidades do país, os habitantes sabem explicar aos turistas sobre o nome de suas ruas, como se deu sua fundação, mas em São Luís é comum que os visitantes reclamem que os moradores quase nunca saibam dar qualquer informação. Essas crianças podem mudar essa realidade no futuro”, afirmou.

Além do passeio pelos pontos turísticos da cidade, os alunos receberam kits com guias informativos sobre a história e arquitetura, material de divulgação da cidade, peças de artesanato e doces.

Fonte: Iteia
Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.