São João del-Rei, Tiradentes e Ouro Preto Transparentes

a cidade com que sonhamos é a cidade que podemos construir

la ciudad que soñamos es la ciudad que podemos construir

the city we dream of is the one we can build ourselves

la cittá che sognamo é la cittá che possiamo costruire

la ville dont on rêve c’est celle que nous pouvons construire

ser nobre é ter identidade
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Melhores Práticas

Ibep Companhia Editora Nacional . Ações sócio-culturais . São João del-Rei . Estrada Real . Brasil

Descrição

Responsabilidade Sócio-Cultural em São João del-Rei . Minas Gerais . Ibep Companhia Editora Nacional
Categoria: Patrocínio e Apoio Cultural

Ano:

2007 . Imagens Projeto Ser nobre é ter identidade: Agendas e Cartazes Atitude Cultural

2007 . Exposições itinerantes Ser nobre é ter identidade

2007 . Semana Santa Cultural 2007 . São João del-Rei

2007 . Evento sócio-cultural: Fim de ano e Férias Cultural

2006 . Evento sócio-cultural: Fim de ano e Férias Cultural

Cartazes . Série André Bello

. Passado, um presente para o futuro
foto panorâmica de São João del-Rei em 1.900:
em 2.000, cem anos depois que a foto panorâmica foi realizada, exatamente no mesmo local, pesquisamos com lupa e binóculo quais os imóveis preservados e os destacamos colorindo-os na foto dos cartazes da 2ª e 3ª edição.

Cartazes . Série Rugendas
São João del-Rei . Tiradentes . Ouro Preto

Os Cartazes Série Rugendas São João del-Rei, Tiradentes e Ouro Preto registra as aquarelas do famoso artista do séc. XIX, Rugendas, que esteve no Brasil entre 1821 a 1829 desenhando nossas riquezas junto a grande Expedição Langsdorff, um dos mais importantes acontecimentos culturais e científicos do Brasil.
De acordo com os editores do livro “Expedição Langsdorff ao Brasil 1821-1829” , o roteiro original percorrido, vários estados de nosso país e a Estrada Real, e a abrangência de temas da Expedição, permitiram a coleta de notável material de fauna, flora e etnografia que se encontra, hoje, exposto ao público nos Museus da Academia de Ciências da União Soviética, em Leningrado.
Este material, cerca de 368 aquarelas ficou desaparecido e só foi encontrado um século depois, em 1930, descoberto nos porões do Museu do Jardim Botânico de Leningrado.
Compõem o mais belo retrato do Brasil no século XIX nos campos da arte e da ciência.

Cartaz São João del-Rei contemporânea
São João del-Rei . Capital Brasileira da Cultura 2007
Mosaico de fotos

Este cartaz registra o resultado de um longo trabalho de pesquisa e retrata a cidade, suas atividades culturais, manifestações artísticas, o cotidiano da cidade, projetos de preservação e memória. A preservação do nosso legado e a proteção de nossa identidade cultural cria condições de se compatibilizar progresso aliando transformação sócio-cultural com melhoria da qualidade de vida, geração de emprego e renda.
Mosaico de 90 fotosde São João del-Rei
55 fotos: Alzira Agostini Haddad
35 fotos dos fotógrafos convidados: João Ramalho, Kiko Neto, Élcio Paraíso, Marcinho Lima, Juninho Viegas, Popó, Paulo Filho, Kátia Lombardi, Cláudio Lopes, Almir Nascimento, Luciano Oliveira e Antônio Celso Toko.
Foto panorâmica de André Bello (in memorian)

Os cartazes e as exposições itinerantes nas praças e escolas são realizados pela Atitude Cultural, que desenvolve projetos sócio-culturais desde 1997 na histórica cidade de São João del-Rei, Minas Gerais, Brasil.
O mecanismo de distribuição destas peças gráficas é:
a maior cota das agendas e dos Cartazes Atitude Cultural é doada às principais entidades musicais para que os diatribuam por valor simbólico de 5 reais. 100% dos recursos arrecadados são utilizados na compra e manutenção dos intrumentos musicais destas entidades. Uma cota é distribuída pela Atitude Cultural na única loja cadastrada para distribuí-los, A Primavera Móveis, e o recurso se reverte para o próprio projeto. Estes produtos só podem ser distribuídos pelo valor simbólico determinado e pelas entidades abaixo descriminadas e já cadastradas, não podem em hipótese nenhuma serem comercializados pois trata-se de produto cultural sem fins lucrativos. A cota restante é doada para escolas, universidades, autoridades, artistas, formadores de opinião, entidades e instituições culturais, organizações internacionais etc.
Locais onde são distribuídos os Cartazes Atitude Cultural e seus respectivos telefones:

Orquestra Ribeiro Bastos . 032 3372 2674
Banda Teodoro de Faria . 032 3371 3570
Banda Meninos de Dom Bosco . 032 3371 7700
Conservatório de Música Pd José Maria Xavier . 032 3371 7672
Sociedade de Consertos Sinfônicos . 032 3371 1567
Orquestra Lira Sanjoanense . 032 3372 1018
A Primavera . 032 3371 2577

Agradecimento especial: Jorge Yunis

Dicas para quem quer construir, reformar, restaurar ou pintar o seu imóvel

Histórico

Ibep Companhia Editora Nacional . Investir em educação é investir no Brasil

Fundada em 1965 por Jorge Antônio Miguel Yunes e Paulo Cornado Marte, na rua Senador Feijó, centro de São Paulo, o IBEP - Instituto Brasileiro de Edições Pedagógicas - é uma das mais avançadas editoras do mercado de livros didáticos com capital genuinamente brasileiro. Seus fundadores apostavam no potencial dos livros didáticos que, vivia, nos anos 60, em crescente expansão ocupando uma faixa em torno de 30% dos livros publicados com a Companhia Editora Nacional na liderança do mercado.
O IBEP participou de todos os programas educacionais do governo para o fornecimento de livros didáticos desde a sua fundação.
Fundada em 1925 pelo escritor Monteiro Lobato e seu sócio Octalles Marcondes Ferreira, a Companhia Editora Nacional representou uma revolução no mercado editorial da época, em um país pouco alfabetizado.
Monteiro Lobato trazia na cabeça lindas histórias infantis e um grande sonho: incentivar a prática da leitura e tornar os livros acessíveis à maioria da população brasileira.
A Companhia Editora Nacional foi uma das pioneiras a investir em projetos gráficos e acabamentos e de alto nível das obras e na divulgação e distribuição das novidades do catálogo.
Obras didáticas ligadas ao movimento de renovação de ensino primário, cartilhas de alfabetização e de higiene, além de obras voltadas para o técnico-comercial começaram a chegar às escolas de todo o país com preços populares. 

Projeto Ser nobre é ter identidade: Agendas,  Cartazes Atitude Cultural e Exposições itinerantes

O projeto Ser nobre é ter identidade registra o resultado de um longo trabalho de pesquisa e retrata a cidade, suas atividades culturais, manifestações artísticas, o cotidiano da cidade, projetos de preservação e memória.
Os Cartazes Atitude Cultural são realizados pela Campanha de Revitalização de São João del-Rei, adote uma atitude, hoje Atitude Cultural, que desenvolve projetos sócio-culturais desde 1995 na histórica cidade de São João del-Rei, Minas Gerais, Brasil.  Este projeto promove parcerias entre diversos atores sociais governamentais, não-governamentais e comunidade.
A preservação do nosso legado e a proteção de nossa identidade cultural cria condições de se compatibilizar progresso aliando transformação sócio-cultural com melhoria da qualidade de vida, geração de emprego e renda.
O mecanismo de distribuição destas peças gráficas é:
a maior cota das agendas e dos Cartazes Atitude Cultural é doada às principais entidades musicais para que os diatribuam por valor simbólico, 100% dos recursos arrecadados são utilizados na compra e manutenção dos intrumentos musicais destas entidades. Uma cota é distribuída pela Atitude Cultural e o recurso se reverte para o próprio projeto. Estes produtos só podem ser distribuídos pelo valor simbólico determinado e pelas entidades abaixo descriminadas e já cadastradas, não podem em hipótese nenhuma serem comercializados pois trata-se de produto cultural sem fins lucrativos. A cota restante é doada para escolas, Universidades, autoridades, artistas, formadores de opinião, entidades e instituições culturais, organizações internacionais etc.

Produção

Atitude Cultural Projetos e Responsabilidade Social

Coordenação

Alzira Agostini Haddad

Patrocínio

Ibep Companhia Editora Nacional
Cemig . Governo do Estado de Minas Gerais
Ministério da Cultura

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