Melhores Práticas
Ibep Companhia Editora Nacional . Ações sócio-culturais . São João del-Rei . Estrada Real . Brasil
Descrição
Categoria: Patrocínio e Apoio Cultural
Ano:
2007 . Imagens Projeto Ser nobre é ter identidade: Agendas e Cartazes Atitude Cultural
2007 . Exposições itinerantes Ser nobre é ter identidade
2007 . Semana Santa Cultural 2007 . São João del-Rei2007 . Evento sócio-cultural: Fim de ano e Férias Cultural
2006 . Evento sócio-cultural: Fim de ano e Férias Cultural
Cartazes . Série André Bello. Passado, um presente para o futuro
foto panorâmica de São João del-Rei em 1.900:
em 2.000, cem anos depois que a foto panorâmica foi realizada, exatamente no mesmo local, pesquisamos com lupa e binóculo quais os imóveis preservados e os destacamos colorindo-os na foto dos cartazes da 2ª e 3ª edição.
Cartazes . Série Rugendas
São João del-Rei . Tiradentes . Ouro Preto
Os Cartazes Série Rugendas São João del-Rei, Tiradentes e Ouro Preto registra as aquarelas do famoso artista do séc. XIX, Rugendas, que esteve no Brasil entre 1821 a 1829 desenhando nossas riquezas junto a grande Expedição Langsdorff, um dos mais importantes acontecimentos culturais e científicos do Brasil.
De acordo com os editores do livro “Expedição Langsdorff ao Brasil 1821-1829” , o roteiro original percorrido, vários estados de nosso país e a Estrada Real, e a abrangência de temas da Expedição, permitiram a coleta de notável material de fauna, flora e etnografia que se encontra, hoje, exposto ao público nos Museus da Academia de Ciências da União Soviética, em Leningrado.
Este material, cerca de 368 aquarelas ficou desaparecido e só foi encontrado um século depois, em 1930, descoberto nos porões do Museu do Jardim Botânico de Leningrado.
Compõem o mais belo retrato do Brasil no século XIX nos campos da arte e da ciência.
Cartaz São João del-Rei contemporânea
São João del-Rei . Capital Brasileira da Cultura 2007
Mosaico de fotos
Este cartaz registra o resultado de um longo trabalho de pesquisa e retrata a cidade, suas atividades culturais, manifestações artísticas, o cotidiano da cidade, projetos de preservação e memória. A preservação do nosso legado e a proteção de nossa identidade cultural cria condições de se compatibilizar progresso aliando transformação sócio-cultural com melhoria da qualidade de vida, geração de emprego e renda.
Mosaico de 90 fotosde São João del-Rei
55 fotos: Alzira Agostini Haddad
35 fotos dos fotógrafos convidados: João Ramalho, Kiko Neto, Élcio Paraíso, Marcinho Lima, Juninho Viegas, Popó, Paulo Filho, Kátia Lombardi, Cláudio Lopes, Almir Nascimento, Luciano Oliveira e Antônio Celso Toko.
Foto panorâmica de André Bello (in memorian)
Os cartazes e as exposições itinerantes nas praças e escolas são realizados pela Atitude Cultural, que desenvolve projetos sócio-culturais desde 1997 na histórica cidade de São João del-Rei, Minas Gerais, Brasil.
O mecanismo de distribuição destas peças gráficas é:
a maior cota das agendas e dos Cartazes Atitude Cultural é doada às principais entidades musicais para que os diatribuam por valor simbólico de 5 reais. 100% dos recursos arrecadados são utilizados na compra e manutenção dos intrumentos musicais destas entidades. Uma cota é distribuída pela Atitude Cultural na única loja cadastrada para distribuí-los, A Primavera Móveis, e o recurso se reverte para o próprio projeto. Estes produtos só podem ser distribuídos pelo valor simbólico determinado e pelas entidades abaixo descriminadas e já cadastradas, não podem em hipótese nenhuma serem comercializados pois trata-se de produto cultural sem fins lucrativos. A cota restante é doada para escolas, universidades, autoridades, artistas, formadores de opinião, entidades e instituições culturais, organizações internacionais etc.
Locais onde são distribuídos os Cartazes Atitude Cultural e seus respectivos telefones:
Orquestra Ribeiro Bastos . 032 3372 2674
Banda Teodoro de Faria . 032 3371 3570
Banda Meninos de Dom Bosco . 032 3371 7700
Conservatório de Música Pd José Maria Xavier . 032 3371 7672
Sociedade de Consertos Sinfônicos . 032 3371 1567
Orquestra Lira Sanjoanense . 032 3372 1018
A Primavera . 032 3371 2577
Agradecimento especial: Jorge Yunis
Dicas para quem quer construir, reformar, restaurar ou pintar o seu imóvel
Histórico
Ibep Companhia Editora Nacional . Investir em educação é investir no Brasil
O IBEP participou de todos os programas educacionais do governo para o fornecimento de livros didáticos desde a sua fundação.
Fundada em 1925 pelo escritor Monteiro Lobato e seu sócio Octalles Marcondes Ferreira, a Companhia Editora Nacional representou uma revolução no mercado editorial da época, em um país pouco alfabetizado.
Monteiro Lobato trazia na cabeça lindas histórias infantis e um grande sonho: incentivar a prática da leitura e tornar os livros acessíveis à maioria da população brasileira.
A Companhia Editora Nacional foi uma das pioneiras a investir em projetos gráficos e acabamentos e de alto nível das obras e na divulgação e distribuição das novidades do catálogo.
Obras didáticas ligadas ao movimento de renovação de ensino primário, cartilhas de alfabetização e de higiene, além de obras voltadas para o técnico-comercial começaram a chegar às escolas de todo o país com preços populares.
Projeto Ser nobre é ter identidade: Agendas, Cartazes Atitude Cultural e Exposições itinerantes
O projeto Ser nobre é ter identidade registra o resultado de um longo trabalho de pesquisa e retrata a cidade, suas atividades culturais, manifestações artísticas, o cotidiano da cidade, projetos de preservação e memória.Os Cartazes Atitude Cultural são realizados pela Campanha de Revitalização de São João del-Rei, adote uma atitude, hoje Atitude Cultural, que desenvolve projetos sócio-culturais desde 1995 na histórica cidade de São João del-Rei, Minas Gerais, Brasil. Este projeto promove parcerias entre diversos atores sociais governamentais, não-governamentais e comunidade.
A preservação do nosso legado e a proteção de nossa identidade cultural cria condições de se compatibilizar progresso aliando transformação sócio-cultural com melhoria da qualidade de vida, geração de emprego e renda.
O mecanismo de distribuição destas peças gráficas é:
a maior cota das agendas e dos Cartazes Atitude Cultural é doada às principais entidades musicais para que os diatribuam por valor simbólico, 100% dos recursos arrecadados são utilizados na compra e manutenção dos intrumentos musicais destas entidades. Uma cota é distribuída pela Atitude Cultural e o recurso se reverte para o próprio projeto. Estes produtos só podem ser distribuídos pelo valor simbólico determinado e pelas entidades abaixo descriminadas e já cadastradas, não podem em hipótese nenhuma serem comercializados pois trata-se de produto cultural sem fins lucrativos. A cota restante é doada para escolas, Universidades, autoridades, artistas, formadores de opinião, entidades e instituições culturais, organizações internacionais etc.
Produção
Coordenação
Patrocínio
Cemig . Governo do Estado de Minas Gerais
Ministério da Cultura
Colabore com este Portal compartilhando suas fotos, documentos e ação/projeto cultural.
Registraremos esta colaboração e todos os créditos. Envie por favor para o nosso contato.