São João del Rei Transparente

Melhores Práticas

. Jornada Mineira do Patrimônio Cultural ganha Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade

Descrição

Iniciativa mineira pelo patrimônio ganha prêmio nacional

A 1ª edição da Jornada Mineira do Patrimônio Cultural, de iniciativa do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha/MG), foi a vencedora do 23º Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade – Categoria Divulgação. A premiação é o reconhecimento do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e representa uma das mais importantes da área. A relação de vencedores foi divulgada na última sexta, 20/8.
A jornada, desenvolvida pelo Iepha/MG para promover o patrimônio mineiro, estreou em 2009 e foi realizada nas diversas regiões de Minas Gerais durante todo o mês de setembro daquele ano. O projeto ganhou grande repercussão estadual, nacional e até mesmo internacional, por ter recebido a chancela do Ano da França no Brasil.
Na primeira edição foram mais de 1.500 ações de preservação e valorização do patrimônio cultural mineiro, reunidas sob um grande trabalho de articulação e divulgação realizado pelo Iepha, englobando seminários, apresentação de grupos de cultura popular, festivais de arte e gastronomia, exposições, visitas guiadas, educação patrimonial, oficinas e gincanas culturais. Este ano o Iepha/MG se prepara para repetir o sucesso nos mesmos moldes.
A ação, promovida em conjunto com a Secretaria de Estado de Cultura (SEC), é pioneira no País e um de seus destaques é a proposta do Patrimônio de Portas Abertas, uma iniciativa que permite que as pessoas tenham acesso, ao menos por alguns dias, a uma série de bens culturais tombados. Muitos destes bens, de propriedade particular ou uso restrito, permanecem fechados à visitação pública durante o ano inteiro e são acessíveis apenas quando acontece a Jornada.

Premiação
Para conquistar o 23º Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, o projeto do Iepha/MG concorreu com outras 64 iniciativas. Uma pré-seleção foi realizada em julho pelas comissões estaduais presididas pelos superintendentes do Iphan em cada estado. Antes desta primeira peneira, o conjunto de inscrições apresentadas ao prêmio chegou a 174.
Esta é a segunda vez que o Iepha conquista o prêmio. Em 2002, o programa de Municipalização do Patrimônio Cultural de Minas Gerais, por meio do ICMS Patrimônio Cultural, também foi reconhecido.

Edição 2010
Com previsão de mais de mil ações culturais movimentando todo o mês de setembro deste ano, a 2ª Jornada Mineira do Patrimônio Cultural tem como tema Patrimônio Cultural e Cidadania. Mais uma vez, o objetivo é sensibilizar agentes públicos, escolas, associações e população em geral para a execução simultânea de ações de preservação do patrimônio em todo o Estado.

Fonte: Agência Minas

Para mais informações/imagens sobre este tema, utilize o SISTEMA DE BUSCA de nosso portal 
Colabore com este Portal compartilhando suas fotos, documentos e ação/projeto cultural.
Registraremos esta colaboração e todos os créditos.  Envie por favor para o nosso
contato
Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.