São João del Rei Transparente

Melhores Práticas

Produtores aprendem a produzir tomate sem agrotóxicos . Minas Gerais

Descrição

O cultivo do tomate exige bastante uso de agrotóxicos. Para desmistificar essa ideia, a Emater, em parceira com a Embrapa Hortaliças, implantou esse ano unidades demonstrativas de plantação de tomate orgânico em sete municípios mineiros - Juiz de Fora, Leopoldina, Três Marias, Janaúba, Capim Branco, Prudente de Morais e Ressaquinha. No dia 1º de setembro, haverá um dia de campo de tomate orgânico, na unidade de Leopoldina, na Zona da Mata.
 
O evento acontece a partir das 13 horas, no Sítio Panorama, localizado na Comunidade das Palmeiras.
 
Durante o dia de campo, haverá estações sobre manejo cultural e sistema e custo de produção do tomate orgânico, além de uma palestra sobre agroecologia com o coordenador técnico da Emater Fernando Tinoco. De acordo com Tinoco, ainda não dá para avaliar o resultado da produção pois não chegou a hora da colheita, mas já existem dados positivos. “Nesse primeiro momento, já sabemos que o custo de produção do tomate é menor. A produção vale a pena principalmente em propriedades com atividade pecuária pois o esterco e a urina dos animais podem ser utilizados na plantação”, explica o coordenador.
 
As unidades demonstrativas estão sendo acompanhadas ainda pelo pesquisador Francisco Resende, da Embrapa Hortaliças (Brasília/DF). A empresa de pesquisa cedeu ainda sementes, fertilizantes e inseticida orgânico para implantar as unidades, montadas há cerca de três meses. Tinoco explica que foram plantadas várias cultivares de tomate. “A partir dos resultados obtidos, vamos descobrir qual é a melhor variedades para plantar”, comenta.
 
Nas unidades de Ressaquinha e Prudente de Morais, também está sendo cultivado morango, outra plantação onde antigamente se usava mais agrotóxicos.
 
O coordenador da Emater explica que os dias de campo são importantes para repassar a tecnologia para os produtores. “Nesses eventos, os agricultores podem ver que num cultivo orgânico bem conduzido o tomate fica até mais bonito”, diz. O agronômico destaca ainda que outra vantagem, além das redução dos custos de produção, é que o agricultor pode agregar valor ao tomate que, por ser orgânico, alcança um preço melhor de venda.

Para mais informações/imagens sobre este tema, utilize o SISTEMA DE BUSCA de nosso portal 
Colabore com este Portal compartilhando suas fotos, documentos e ação/projeto cultural.
Registraremos esta colaboração e todos os créditos.  Envie por favor para o nosso contato.
Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.