São João del Rei Transparente

Melhores Práticas

Cerâmica Saramenha de Ouro Branco é reconhecida pelo Ministério da Cultura

Descrição

O ceramista Leonardo Ricart dos Santos, considerado o único Mestre vivo em Ouro Branco que mantém o ofício da Cerâmica Saramenha tradicional, foi premiado pelo Governo Federal através do Prêmio Culturas Populares 2009 – Edição Mestra Dona Izabel, promovido pela Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura (MinC).

O Prêmio Culturas Populares 2009 tem como objetivo fortalecer as expressões da cultura popular brasileira, bem como identificar o trabalho de Mestres, Grupos e Comunidades. Visa valorizar e dar visibilidade a essas pessoas, estimulando a participação nas ações culturais relacionadas à sua atividade, e ainda promover um intercambio entre esses praticantes de expressões das culturas populares brasileiras.

O projeto encaminhado, que contempla o trabalho de Leonardo Ricart, foi elaborado pela Prefeitura Municipal de Ouro Branco, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte, sendo escolhido entre os mais de 2.800 inscritos em todo o País. Ao todo, 297 Mestres e iniciativas/comunidades foram contemplados, com um investimento de mais de 2 milhões de reais. Os premiados foram escolhidos pela Comissão de Seleção, formada por artistas, pesquisadores, técnicos e dirigentes do MinC. Todas as propostas foram avaliadas individualmente e pontuadas. A classificação ficou por conta dos pontos obtidos por cada candidato. Entre os mestres e grupos premiados, Minas Gerais ficou em primeiro lugar em número de iniciativas contempladas, representando 13% do total.

Mestre Leo, como foi inscrito, receberá R$ 10 mil em forma de reconhecimento por sua atuação e contribuição para o fortalecimento da cultura popular brasileira. O título de reconhecimento como Mestre da Cerâmica Saramenha traz o estímulo necessário para a continuidade desta expressão artística, e reforça a importante presença de Ouro Branco no circuito cultural nacional.

Fonte: Associação das Cidades Históricas de Minas . 032 3731 6833


Compartilhe fotos, documentos e ação/projeto cultural, registraremos a colaboração e todos os créditos. 
O conteúdo desse portal pode ser reproduzido, desde que citadas as fontes e os créditos.
Mais informações/imagens, utilize o SISTEMA DE BUSCA de nosso portal
Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.