São João del Rei Transparente

Melhores Práticas

Matriz de Santo Antônio em Tiradentes celebra 300 anos

Descrição

A Matriz de Santo Antônio, em Tiradentes, completa amanhã 300 anos com uma boa notícia. Toda parte artística da igreja será restaurada a partir do final deste ano. Para os trabalhos foram liberados, pelo Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES), R$5,5 milhões.
Uma das mais belas igrejas do país, a matriz teve a sua construção iniciada em 1710 e possui altares com talhas douradas. O templo ainda possui pinturas e entalhes rococós por todos os lados. O projeto da fachada é atribuído ao grande mestre do barroco mineiro, Aleijadinho.
Um monumento tão grandioso irá receber dos moradores de Tiradentes uma homenagem à altura, como explicou o padre Ademir Sebastião Longatti, que há mais de 23 anos ocupa o cargo de pároco da matriz. “As celebrações começaram na última quinta-feira, 10, com a participação de diversas comunidades do município. Hoje, 12, teremos a presença dos moradores do Elvas e da Caixa d’Água da Esperança, que irão participar da missa a partir das 18h30, e logo após do tríduo, com a presença da Orquestra Ramalho”, explicou.
Amanhã, as celebrações começam às 6h, com a alvorada. Às 18h, haverá procissão luminosa e, logo após, missa com a participação novamente da Orquestra Ramalho. “Depois iremos distribuir pipoca, quentão e canjica, como já fazemos todos os anos. Mas em 2010, a data é especial, afinal estamos comemorando 300 anos da Matriz de Santo Antônio”, comentou padre Ademir.
O pároco destacou ainda a beleza da matriz e as obras presentes no templo. “A beleza da matriz é indescritível. Além da magnífica arquitetura, ela ainda possui um órgão datado de 1778. Isto tudo é um grande atrativo para os turistas e ainda desperta o orgulho nos tiradentinos, que se comportam como sentinelas para preservar este monumento”.
Padre Ademir explicou ainda que a última reforma na matriz aconteceu em 2000, quando toda a parte estrutural da igreja foi recuperada. A restauração da parte artística irá começar no final de 2010 e deverá terminar em quatro anos.

Fonte: Gazeta de São João del-Rei . 12/06/2010

Para mais informações/imagens sobre este tema, utilize o SISTEMA DE BUSCA de nosso portal 
Colabore com este Portal compartilhando suas fotos, documentos e ação/projeto cultural.
Registraremos esta colaboração e todos os créditos.  Envie por favor para o nosso
contato
Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.